Pelé e Barbosa travaram duelo particular na final do Rio-São Paulo de 1959
Craques de Vasco da Gama e Santos, Pelé e Barbosa tiveram atuações de gala na decisão do Torneio Rio-São Paulo de 1959.
No fim da década de 60, quando o Brasil havia acabado de ser campeão do mundo na Suécia, Santos e Vasco da Gama, duas das equipes mais fortes do cenário nacional, fizeram uma final eletrizante do Torneio Rio-São Paulo de 1969. Entre os craques em campo, ninguém menos que o ainda jovem Pelé, e Barbosa, maior goleiro da história Cruzmaltina.
Ambos protagonizaram um duelo particular naquele 17 de maio, no Pacaembu, conforme relembrado pelo Estude Vasco. O Gigante da Colina precisava de um empate para ficar com a taça, no duelo válido pela última rodada da competição, que contava com dez equipes.
No fim, o Santos venceu o confronto por 3×0, com um gol do Rei e dois de Coutinho. Mesmo com a derrota, o arqueiro do Gigante da Colina, vice da Copa do Mundo em 1950, teve uma grande atuação, reconhecida até por Pelé, segundo relatos dos jornais da época.
Os registros mostram que Barbosa operou milagres e foi aplaudido pelo público que compareceu ao estádio. Em determinados momentos da partida o goleiro do Time da Cruz de Malta era cumprimentado por Pelé, que reconhecia a atuação descomunal do arqueiro, que terminou o campeonato como o menos vazado.