Pedrinho completa 1 ano na presidência do Vasco; relembre alguns fatos marcantes

O ex-jogador Pedrinho completou um ano como presidente do Vasco da Gama e passou por altos e baixos no Clube.

Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa
Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa (Foto: Marcelo Wance/ Vasco)

Pedrinho completou oficialmente um ano como presidente Vasco. Durante esse período, Cruz-Maltino passou por altos e baixos e sofreu transformações. Confira os principais acontecimentos que marcaram a gestão de Pedrinho.

Tentativa de aproximação com a SAF

Assim que tomou posse como presidente do Vasco, Pedrinho buscou estreitar os laços com a SAF e a 777 Partners. O presidente do Vasco chegou a indicar jogadores, mas não foi ouvido pelos dirigentes na época. Apesar da tentativa para manter uma boa relação, havia um notório distanciamento entre as partes.

Saída da 777

Em maio de 2024, a associação retirou a 777 Partners do controle sob a SAF do Vasco. O clube entrou com uma liminar na 4ª Vara Empresarial solicitando que os efeitos do contrato com os norte-americanos fossem suspensos, sob a alegação de descumprimentos de algumas cláusulas previstas no acordo de acionistas. O juiz Paulo Assed Estefan deferiu a liminar proposta pelo Vasco e a decisão vigora até hoje, com a diretoria de Pedrinho tocando o dia a dia do futebol.

Potencial construtivo de São Januário

O Vasco conseguiu a aprovação do potencial construtivo de São Januário, que permitirá que o clube levante recursos para viabilizar a tão aguardada reforma do estádio. A lei está regulamentada. Agora, o Cruz-Maltino precisa criar a Sociedade de Propósito Específico (SPE) para receber receber os valores pelos certificados.

Janela do meio do ano

A janela de transferências no meio do ano passado foi a primeira sob o comando da gestão de Pedrinho. Na ocasião, o Vasco contratou os atacantes Jean David e Alex Teixeira, o volante Souza e os meias Philippe Coutinho e Maxime Dominguez.

O colombiano Emerson Rodríguez também chegou nesta janela, mas foi uma contratação conduzida ainda na gestão da 777 Partners. Na época, Pedro Martins, atual homem forte do futebol do Santos, era o diretor do Vasco.

Apesar de ter contratado seis jogadores, o Vasco não conseguiu atacar a principal carência: a zaga. Nomes como Luan Peres, Pepe e André Ramalho foram tentados. Mais ao final da janela, o Cruz-Maltino esteve em vias de acertar a chegada do argentino Ian Glavinovich. No entanto, as negociações não tiveram um desfecho positivo.

Philippe Coutinho

Apesar de não preencher a principal lacuna no elenco, foi na mesma janela que o Vasco repatriou um ídolo: Philippe Coutinho. As negociações não foram fáceis e se arrastaram durante meses. No entanto, o Vasco conseguiu a liberação junto ao Aston Villa e acertou um empréstimo pelo craque até o meio de 2025.

Até então, Coutinho atuou em 18 partidas, marcou três gols e deu uma assistência. A direção já manifestou o desejo de renovar o empréstimo do jogador, que tem contrato com o Aston Villa até julho de 2026.

Dívidas, acordos e Recuperação Judicial

Em paralelo ao litígio envolvendo a SAF, o Vasco resolveu seguir o caminho da reestruturação financeira enquanto não acerta com um novo investidor. Visando atacar as dívidas, a gestão de Pedrinho apresentou um plano de Recuperação Judicial, que os dirigentes entendem como fundamental para proteger a instituição de penhoras e punições desportivas. A proposta já foi aprovada pelo Conselho e o clube segue em contato com os credores e com a justiça para homologar o acordo o quanto antes.

Reforma do CT

O Vasco trabalha para iniciar as obras do CT Moacyr Barbosa entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. A direção reservou uma parte dos recursos do departamento de futebol para atacar a questão estrutural envolvendo o CT, que carece de maiores investimentos em determinados áreas. O Cruz-Maltino não utiliza todo o terreno cedido pela Prefeitura e pretende, com a finalização das obras, construir novos campos, integrar a base com o profissional e construir uma área molhada.

A reforma do CT está orçada entre R$ 25 e 30 milhões. O Vasco já possui R$ 15 milhões para iniciar o projeto e pretende captar o restante do dinheiro através de leis de incentivo, venda de ativos ou até mesmo contraindo um empréstimo.

Busca por investidores

O Vasco tem NDA’s (acordos de não divulgação) assinados com interessados, entre eles o magnata grego Evangelos Marinakis, dono do Olympiacos, da Grécia, e do Nottingham Forest, da Inglaterra. O italiano Andrea Radrizzani também é um também é um dos que está de olho na SAF vascaína.

Fábio Carille

Durante o primeiro ano da gestão de Pedrinho, o futebol do Vasco contou com quatro técnicos: Álvaro Pacheco, Rafael Paiva, Felipe, de maneira interina, e Fábio Carille, que é o atual. Conhecido por montar sólidos defensivos, o ex-treinador de Corinthians e Santos terá a missão de estancar a sangria defensiva do Cruz-Maltino, que teve uma das piores defesas do Campeonato Brasileiro na temporada passada.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Pedrinho
Comente

Veja também
Juan Sforza pode deixar o Vasco

O volante Sforza está está fora dos planos do Vasco da Gama e pode ser negociado pelo Clube muito em breve.

Vascaínos viajam 28h de barco para assistir ao jogo Vasco em Manaus

Grupo de 40 vascaínos saíram de barco de Parintins para acompanhar jogo entre Vasco da Gama e Madureira, em Manaus.

Carlos Germano aposta em Léo Jardim na Seleção e projeta 2025 do Vasco

Ídolo do Vasco da Gama, Carlos Germano elogia Léo Jardim, fala sobre goleiro na Seleção Brasileira e projeta temporada 2025 do Clube.

Empresa que organiza Vasco x Madureira esclarece polêmica envolvendo delegações

Após conflito entre Vasco da Gama x Madureira, empresa organizadora do confronto, Metrópoles, emite nota sobre polêmica; confira.

Vasco relaciona 4 reforços para o jogo contra o Madureira; Lemos é preservado

Elenco principal do Vasco da Gama fará sua estreia no Campeonato Carioca e o técnico Fábio Carille no comando do Clube.

Sair da versão mobile