Pedrinho banca e Diniz busca longevidade inédita no Vasco

Com oito meses à frente do Vasco da Gama, Fernando Diniz tem apoio de Pedrinho e pode ser o técnico mais longevo da era SAF.

Diniz durante jogo na Arena MRV
Diniz durante jogo na Arena MRV (Foto: Fernando Moreno/AGIF)

Fernando Diniz será o treinador do Vasco em 2026. O técnico tem total respaldo da direção de Pedrinho para seguir o trabalho. Contratado em maio para livrar a equipe do rebaixamento e brigar por algum título nas copas, o trabalho segue bem avaliado, após a campanha do 14º lugar no Brasileirão, o vice na Copa do Brasil e a eliminação precoce na Sul-Americana.

A demissão de Diniz não foi debatida em nenhum momento da temporada de 2025. Houve cobrança por parte da direção na reta final do Brasileirão, mas a principal bronca do comando do futebol era com os jogadores na sequência de derrotas nas rodadas finais. A avaliação do trabalho do técnico é positiva, no sentido de que o clube chegou até a final da Copa do Brasil depois de 14 anos e tem margem de evolução no Brasileirão em 2026.

O principal objetivo do Vasco é fazer um Brasileirão mais equilibrado no ano que vem. Em 2025, depois de chegar aos 42 pontos na 30ª rodada e sonhar com uma vaga na Libertadores, o time despencou na tabela e terminou a competição em 14ª com apenas 45 pontos.

No ano que vem, o Brasileirão começará no fim de janeiro, o que também foi um fator analisado para não ter nenhuma chance de troca no comando técnico para 2026.

Diniz é parte fundamental do projeto do Vasco para o ano que vem. O treinador foi determinante no último mercado de transferências vascaíno, no qual ele atuou na avaliação de reforços e também no convencimento de alguns atletas, como Robert Renan, Thiago Mendes e Andrés Gómez.

Missão de longevidade

Nos últimos 15 anos, poucos técnicos conseguiram resistir ao fim de uma temporada no Vasco. O clube precisou, na maior parte deste período, ir atrás de um treinador no fim do ano, como em 2024, em que Rafael Paiva foi demitido nas rodadas finais do Brasileirão, e a direção passou um mês na busca por um comandante. Fábio Carille foi o escolhido, mas não resistiu até o fim de abril e foi demitido.

Ramón Díaz, de 2023 para 2024, Alberto Valentim, de 2017 para 2018, Zé Ricardo, de 2016 para 2017, Jorginho, de 2015 para 2016, e Cristóvão Borges, de 2011 para 2012, foram os técnicos mantidos de um ano para o outro no período.

O último técnico que foi mantido no Vasco após o fim de um Brasileirão e começou a outra edição da competição no mesmo cargo foi Ramón Díaz, depois da permanência em 2023 na Série A. O argentino, no entanto, saiu do clube em uma despedida polêmica após a goleada sofrida para o Criciúma no início da competição. Ele durou 10 meses no cargo e foi o último técnico que teve certa longevidade.

Diniz chegará a oito meses de trabalho no clube em janeiro, mês em que já terá compromissos pelo Carioca e pelo Brasileirão. Ele tem a missão de iniciar uma temporada completa em São Januário e ter mais longevidade que seus antecessores.

Treinadores do Vasco na Era SAF

  • Fernando Diniz (oito meses): chegou em maio de 2025;
  • Fábio Carille (quatro meses): chegou em dezembro de 2024 e demitido no fim de abril de 2025;
  • Rafael Paiva (cinco meses): chegou em junho de 2024 e demitido em novembro de 2024
  • Álvaro Pacheco (um mês): chegou em maio de 2024 e demitido em junho de 2024
  • Ramón Díaz (10 meses): chegou em julho de 2023 e saiu em abril de 2024
  • Maurício Barbieri (sete meses): chegou em dezembro de 2022 e demitido em junho de 2023

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
CBF atualiza o Ranking Nacional de Clubes; veja a colocação do Vasco

Com o vice da Copa do Brasil 2025, o Vasco da Gama subiu posições no ranking nacional da CBF; veja a nova colocação.

Saiba quanto o Vasco pode receber de premiação do Carioca 2026

Com novo patrocinador, o Campeonato Carioca 2026 terá premiação alta; veja quanto o Vasco da Gama pode arrecadar.

Al Ittihad facilita saída de Fabinho, cogitado no Vasco

Cogitado no Vasco da Gama, o volante Fabinho, de 33 anos, vai ter o caminho facilitado para deixar a Arábia Saudita.

Breno Lopes volta ao radar do Vasco

O Vasco da Gama fez sondagens pelo atacante Bruno Lopes nos últimos dias para entender condições de negócio.

Vasco tenta antecipar compra de Carlos Cuesta; veja valor

A ditetoria do Vasco mantém conversa com o Galatasaray e tenta exercer a compra do zagueiro Carlos Cuesta antecipadamente.

Lucas Freitas pode deixar o Vasco rumo ao futebol turco

Zagueiro do Vasco da Gama, Lucas Freitas entrou no radar de clubes da Turquia e deve estar de saída do Cruzmaltino.

Presente de Natal: torcida do Vasco pede reforços e elege setor mais carente

Vascaínos responderam uma pesquisa onde escolheram qual posição mais precisa de atenção da diretoria Cruzmaltina para a próxima temporada.

Vasco é derrotado pelo Cruzeiro e segue na lanterna do NBB

Em duelo equilibrado, Vasco da Gama acabou sendo superado pelo Cruzeiro e permanece na última colocação do NBB.

Ex-volante do Vasco se aproxima de acordo com Clube da Série A

Adversário do Vasco da Gama na estreia do Campeonato Brasileiro tem acerto praticamente certo com o ex-meia do Cruzmaltino.

Vasco fatura mais da metade da bilheteria do Brasileiro na final da Copa do Brasil

Vasco da Gama embolsou R$ 8,3 milhões com a renda da final da Copa do Brasil, no último domingo (21), contra o Corinthians.