Pec não é unanimidade entre a torcida, mas vira reforço fundamental no Vasco
O atacante do Vasco a Gama ganha nova oportunidade de mostrar seu bom futebol para a torcida e ser decisivo contra o Cruzeiro.
Há quatro anos como profissional, o atacante Gabriel Pec é um dos nomes com mais tempo no atual elenco do Vasco, mesmo com apenas 22 anos. Entre temporadas mais leves e outras mais complicadas, convive com a forte pressão da torcida cruz-maltina, que ainda não o vê como unanimidade mesmo com os ótimos números neste ano. Nesta quarta-feira, quando o Vasco visita o Cruzeiro no Mineirão (com portões fechados), a partir das 19h, em confronto direto na luta contra o rebaixamento, o atacante virou “reforço” fundamental, em mais uma oportunidade de mostrar por que é um jogador tão importante para o time de Ramón Díaz.
Isso porque Pec voltou em meio à data Fifa de um período de treinamentos com a seleção sub-23, após acordo do Vasco com a CBF. Um reconhecimento ao bom desempenho na temporada. São sete gols e quatro assistências em 32 jogos (24 como titular) neste Brasileirão. Incluindo momentos importantes: três gols e duas assistências vieram no terrível primeiro turno da equipe, incluindo jogos difíceis como a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG na primeira rodada, o empate em 2 a 2 com o Palmeiras na segunda e o triunfo sobre o Grêmio por 1 a 0 na 18ª — alguns dos poucos resultados positivos no período.
No segundo turno, brilhou no clássico contra o Fluminense, com dois gols, e pouco a pouco reassumiu a titularidade com a nova comissão técnica.
Mas os bons momentos alternam com jogos em que fica nítida a dificuldade do atacante na tomada de decisão. Lances como o gol perdido contra o América-MG, na última rodada, quando cabeceou por cima da trave uma bola que teve frente ao gol, ajudam a tornar a opinião sobre o atleta entre os torcedores dividida. Internamente, Ramón Diáz e sua comissão confiam totalmente no jogador.
Além dos gols e das assistências, Pec faz papel tático importante de recomposição. A principal arma do jogador, a velocidade, também é fundamental na proposta de jogo da equipe, que confia muito na dinâmica de posicionamento entre seus pontas e laterais.
Para se ter uma ideia, entre os jogadores com papel predominantemente ofensivo, Pec domina em ações com a bola: são 31,4 por jogo, uma média significativa dada ao alto número de partidas do atleta nesta temporada. Só Payet tem um pouco mais, com 31,7. Pec também é um dos jogadores com mais gols e assistências esperadas (xG e xA) do Vasco no campeonato, métrica que mede o potencial pelo andamento das partidas.
O atacante foi alvo de propostas do futebol da França e dos Estados Unidos neste ano. A primeira ultrapassava os R$ 30 milhões. O Vasco vê o atleta como um grande ativo e não deu prosseguimento às conversas.
Na terça-feira, o cruz-maltino teve uma ótima notícia. O atacante Vegetti, fundamental no time de Ramón, foi absolvido por unanimidade no Superior Tribunal de Justiça (STJD) por expulsão contra o Goiás e está liberado para a partida decisiva desta noite.
Fonte: Extra
Impressionante como um jogador essencial para o atual momento do clube não seja unanimidade, mas um cabeça de bagre como Medel que ganha mais de 1 milhão e nos fez perder pontos importantes é babado pelos abobados. Não é à toa que temos um gênio do comando técnico no banco da Seleção Brasileira, destruindo todos os tabus… Prós, é claro! O cara convoca jogadores que atuam no Brasil para passearem?!