PC Gusmão analisa temporada
Conseguimos livrar do rebaixamento faltando quatro ou cinco rodadas para o campeonato acabar.
PC Gusmão despontou neste Campeonato Brasileiro com um inicio de competição fulminante no comando do Ceará. Após as sete primeiras rodadas, antes da Copa do Mundo da África do Sul, o treinador liderava o campeonato com o modesto time nordestino. Olhando o mapa do Brasil um pouco mais abaixo, o Vasco também ocupava a parte de baixo da tabela. Nos primeiros sete jogos, o time era o penúltimo colocado.
Sem saber se fica em 2011, PC Gusmão diz que saldo da temporada 2010 foi positivo |
Mas, com fortes laços em São Januário, PC Gusmão abriu mão de seu trabalho no Ceará e aceitou o desafio de tirar a equipe cruzmaltina da zona do rebaixamento. O objetivo foi atingido até com certa facilidade, o que causou uma expectativa na torcida em certo momento do Brasileirão. E é sobre esses altos e baixos da equipe que o treinador falou nesta sexta-feira.
“O site Gazetaesportiva.net fez um levantamento e colocou os aproveitamentos (times e treinadores que trabalharam em mais de um clube). O meu aproveitamento nos dois clubes (Ceará e Vasco) foi bom, mas não adianta falar do meu aproveitamento se meu clube não está bem. Eu me coloco na situação do meu time. Se colocasse de onde nós estávamos para onde nós estamos… Conseguimos livrar do rebaixamento faltando quatro ou cinco rodadas para o campeonato acabar. Nós chegamos na sétima rodada e o time estava em 19º. Por essa situação, temos que agradecer, mas pela sequência que nós tivemos após a Copa do Mundo, onde a equipe teve uma evolução grande, nós temos que lamentar.”
PC lamenta os vacilos cometidos em jogos em que a vitória estava praticamente garantida, mas entende que faz parte de um amadurecimento de uma das equipes com o plantel mais jovem da competição.
“Foram muitos empates, muitos pontos perdidos quando éramos superior, mas não soubemos administrar. Enfim, vamos ter de levar isso como experiência, parte do aprendizado, faz parte dessa sequência. De ponto positivo, ficou que mostramos para eles que São Januário é a nossa casa, que sempre fez a diferença. Desde a nossa chegada, pós Copa, não perdemos nenhum jogo em casa. Isso mostra a força da nossa casa e da nossa torcida. E o comparecimento dela não foi aquele que a gente sabe que é quando estamos numa sequência de vitórias.”
super esportes