Paulo Henrique é Bola de Prata e devolve Vasco à seleção após 14 anos

Destaque do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro, Paulo Henrique vence Bola de Prata e Clube volta a ter representante após 14 anos.

Paulo Henrique em Vasco x Santos
Paulo Henrique em Vasco x Santos (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

Titular inquestionável do Vasco, Paulo Henrique coroou a temporada de 2025 como melhor lateral-direito do Brasileirão no Prêmio ESPN Bola de Prata.

Com o prêmio, PH voltou a colocar o Vasco na seleção do Bola de Prata, algo que não acontecia desde 2011, ano da conquista da Copa do Brasil, quando o goleiro Fernando Prass e o zagueiro Dedé foram “escalados” entre os melhores na Série A daquele ano.

Depois disso, o Cruz-maltino emplacou apenas mais um nome na premiação: o meia Martín Benítez, que em 2020 ganhou a honraria de Gol Mais Bonito, mas não entrou na seleção do campeonato.

Paulo Henrique ainda quebrou uma longa escrita. Isso porque desde 1989, com Mazinho, o Vasco não tinha um lateral na seleção do Bola de Prata.

Líder de assistências do Cruz-maltino na Série A, com oito passes para gol, o camisa 96 foi mais uma vez indispensável no lado direito do clube carioca e foi coroado com duas convocações seguidas para a seleção brasileira de Carlo Ancelotti.

E PH foi titular da Amarelinha em amistoso contra o Japão, aonde fez um dos gols do Brasil, apesar da derrota por 3 a 2, de virada, em Tóquio.

Mas o bom momento do lateral não é recente. Desde o segundo semestre de 2023, Paulo Henrique é peça indispensável do Vasco, dando assistência para o gol de Serginho, que manteve os cariocas na elite do Brasileirão sob o comando de Ramón Díaz.

Meses antes, Paulo Henrique teve uma saída para o Vitória praticamente sacramentada, mas permaneceu no Rio de Janeiro e fez a escolha certa, já que depois disso passou a ter sequência entre os titulares.

Nascido em Sete Barras, São Paulo, PH foi revelado no futebol do Paraná, pelo Londrina, e passou praticamente toda a carreira no sul do país. Até que em 2023 foi para o Atlético-MG, onde não teve sequência, e depois foi parar no Vasco.

Fonte: ESPN

Comente

Veja também
CBF divulga análise sobre lance da expulsão de Hugo Moura

Árbitro de vídeo indica força excessiva de Hugo Moura no lance de expulsão entre Atlético-MG x Vasco da Gama; veja a análise da CBF.

Vegetti e Rayan ocupam a 4ª posição na artilharia do Brasileiro

Artilheiros do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, Vegetti e Rayan encerra a competição com o mesmo número de gols.

Gols e jogadas de Johan Rojas, meia cogitado no Vasco

Johan Rojas, de 23 anos, que pertence ao Monterrey, é um dos meias que está na mira do Vasco da Gama para 2026; veja os lances.

Veja qual o aproveitamento de Diniz pelo Vasco no Brasileiro 2025

Com 15 derrotas pelo Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro, Fernando Diniz oscila ao longo da temporada; veja os números.

Vasco fecha Brasileiro com ataque forte e defesa entre as piores

Com 60 gols sofridos, Vasco da Gama tem pior marca defensiva desde 2013 e setor ofensivo é o melhor desde 2011; veja os números.

Vasco estaria interessado em Johan Rojas, do Monterrey

Em busca de reforços no mercado da bola, Vasco da Gama demonstra interesse no meia Joha Rojas, do Monterrey.

Casimiro Miguel faz forte desabafo após goleada sofrida pelo Vasco

Casimiro Miguel analisa derrota do Vasco da Gama diante do Atlético-MG e cita humilhação dos torcedores após a goleada.

5 jogadores do Vasco que podem decidir contra o Fluminense na Copa do Brasil

Cinco jogadores que podem ser determinantes para o Vasco da Gama na semifinal da Copa do Brasil diante do Fluminense.

Saiba quanto o Vasco deve faturar com a 14ª colocação no Brasileiro

Vasco da Gama vai receber uma premiação milionária da CBF pela sua participação no Campeonato Brasileiro 2025.

Ex-seleção dos EUA, Cobi Jones relembra tempos de Vasco e diz que é vascaíno

Famoso nos Estados Unidos, o atacante Cobi Jones jogou no Vasco da Gama em 1995, depois de passagem pelo futebol da Inglaterra.