Paulinho, ex-Vasco, recebe medalha Pedro Ernesto na Câmara do Rio e se emociona

Paulinho- ex-Vasco, se emocionou ao receber a medalha Pedro Ernesto e citou sua luta contra o preconceito às religiões afro-brasileiras.

Paulinho recebe a medalha Pedro Ernesto
Paulinho recebe a medalha Pedro Ernesto (Foto: Assessoria)

Atacante do Bayer Leverkusen, Paulinho recebeu, nesta quinta-feira, a medalha Pedro Ernesto em cerimônia realizada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A mais alta honraria da casa é oferecida ao jogador pela sua luta contra o preconceito às religiões afro-brasileiras.

Campeão olímpico em Tóquio 2020, Paulinho comemorou um gol marcado na estreia da Seleção fazendo uma reverência ao orixá Oxóssi, com o gesto de arco e flecha. Durante a solenidade, o jogador se emocionou ao receber a medalha Pedro Ernesto e comentou sobre ser porta-voz da luta contra o preconceito religioso.

– Desde pequeno, eu sempre escutei que a religião afro-brasileira era direcionada para o mal, mas eu tinha exemplos dentro de casa e não era bem assim. Eu segui firme, aprendendo, buscando informação, conhecimento sobre essas religiões as quais eu me sinto muito honrado e muito feliz de cultuar. Hoje, eu fico muito feliz de estar fazendo parte desse momento e espero que a gente continue nessa luta contra o preconceito e contra o racismo religioso – declarou Paulinho.

“Teve uma repercussão muito positiva. Muitas pessoas que não tinham a coragem de manifestar a sua religião me mandaram mensagens dizendo estarem representadas por mim. Foi uma das coisas que me emocionaram bastante porque todos nós, povo do axé, sabemos a luta que é contra o preconceito” – Paulinho.

Clube que revelou Paulinho, Vasco da Gama participou da homenagem ao jogador mandando uma mensagem. No texto lido na solenidade, o Cruz-Maltino reafirmou seu pioneirismo em lutas de causas sociais e o orgulho de ter o nome de Paulinho na história do Vasco. “Pai Santana certamente estaria orgulhoso de você, Paulinho”, encerrou o recado assinado pelo presidente do Vasco, Jorge Salgado.

A cerimônia no salão nobre da Câmara, organizada pelo vereador Átila Nunes (DEM), também concedeu a medalha Pedro Ernesto para outras personalidades que combatem à intolerância religiosa.

Foram homenageados os carnavalescos da Grande Rio, campeã do carnaval carioca, Augusto Bora e Gabriel Haddad, pelo enredo sobre Exu, que buscou desconstruir a imagem estereotipada do orixá. O ator Demerson D’Álvaro, que interpretou Exu na avenida, também receberá a honraria. Assim como os carnavalescos Fábio Ricardo Rangel, da Mocidade, e o casal Renato e Márcia Lage, da Portela.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Souza completa 2 meses sem jogar pelo Vasco

O volante Souza completou dois meses sem ser utilizado pelo técnico Fábio Carille no jogos do Vasco da Gama.

Benja critica time do Vasco contra o Corinthians e projeta futuro do Clube

Benjamin Back projetou o futuro do Vasco da Gama no Brasileiro após atuação contra o Corinthians, no último sábado.

Felipe Melo questiona posição e vê jogador está sendo sacrificado no Vasco

Felipe Melo questionou a forma com que o técnico Fábio Carille tem escalado Tchê Tchê no time do Vasco da Gama.

Atuação em derrota não condiz com justificativas de Carille; veja análise

O técnico Fábio Carrile mudou a escalação do Vasco, tirou peças importantes e acabou derrotado pelo Corinthians.

Defesa do Vasco acumula erros e falhas individuais, e sofre 7 gols em 3 jogos

O sistema defensivo do Vasco da Gama vira dor de cabeça para o técnico Carille, que terá pouco para ajustar o setor.

Estratégia de Carille falha e escancara problemas do time do Vasco

Derrota diante do Corinthians escancarou problemas de desentrosamento e falta de organização no sistema defensivo do Vasco.

Vanderlei Luxemburgo critica postura de Vegetti após derrota do Vasco

Para o ex-treinador do Vasco da Gama, Vegetti tem voz ativa no elenco e não deveria expor os colegas após o resultado negativo.

Carille não comenta declaração de Pedrinho e diz que não precisa de reforços

Após derrota, o treinador Fábio Carille garantiu que não necessita de mais reforços para o elenco do Vasco da Gama.

Ficou na bronca! Torcida do Vasco pede retorno de Rafael Paiva

Revoltada com Fabio Carille, torcida do Vasco da Gama pede o retorno de Rafael Paiva através das redes sociais.

Carille cita falta de confiança contra o Corinthians e explica escalação

Durante entrevista coletiva, Carille explica motivo de entrar em campo com time misto e cita falta de confiança e erros do Vasco da Gama.