Parlamentares do Rio e moradores da Barreira saem em defesa do Vasco por SJ

Vasco da Gama ganhou importante apoio na batalha que tem travado na Justiça pela liberação de público em São Januário.

Faixa de protesto posicionada nos arredores de São Januário
Faixa de protesto posicionada nos arredores de São Januário (Foto: Daniel Ramalho)

O Vasco da Gama ganhou o apoio oficial de parlamentares do Rio de Janeiro e também da Associação de Moradores da Barreira do Vasco na tentativa de liberar a volta ao público em São Januário.

O que aconteceu

  • A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou uma moção de repúdio contra a medida da Justiça Estadual de interditar o estádio de São Januário para o público.
  • A proposta foi feita pelo Vereador Pedro Duarte (Novo-RJ) e teve a assinatura de 26 parlamentares.
  • O deputado federal, Tarcísio Motta, e a deputada estadual, Dani Monteiro – ambos do PSOL – também se manifestaram e criaram um abaixo-assinado eletrônico com o nome de “Libera São Januário”.
  • Já a Associação de Moradores da Barreira do Vasco – comunidade vizinha a São Januário — encaminhou uma carta ao presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, José Perdiz, solicitando que o Cruzmaltino não seja punido novamente.
  • O STJD julgará hoje (24), a partir das 12h, o recurso da Procuradoria que sugere que a pena ao Vasco seja ampliada.
  • O Cruzmaltino cumpriu quatro jogos com portões fechados por conta de incidentes ocorridos na partida contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro.
  • Torcedores vascaínos convocaram um protesto na frente do STJD durante a sessão.
  • Já no próximo dia 30 o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro julgará o recurso do Vasco pedindo a liberação de público em São Januário, algo que está proibido, atualmente, pelo TJRJ.

Comunidade cita ‘insultos preconceituosos e elitistas’

Na carta enviada ao STJD, a Associação de Moradores da Barreira do Vasco classifica como “insultos preconceituosos e elitistas” um trecho do relatório do juiz Marcello Rubioli, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos.

“Diferentemente dos insultos preconceituosos e elitistas contra os moradores da Barreira do Vasco registrados no processo que corre contra o Vasco da Gama na Justiça Estadual, podemos garantir que nossa comunidade não é causadora de violência e nem gera qualquer risco aos torcedores que frequentam São Januário. Ao contrário, temos muito orgulho de celebrarmos o melhor e mais autêntico pré-jogo do futebol brasileiro, num ambiente democrático e inclusivo, onde a cultura popular encanta os frequentadores com sua alegria e vivacidade”, diz a carta.

No trecho polêmico, o juiz Marcelo Rubioli cita a Barreira do Vasco como uma das justificativas para a interdição: “Para contextualizar a total falta de condições de operação do local, partindo da área externa à interna, vê-se que todo o complexo é cercado pela Comunidade da Barreira do Vasco, de onde se ouve, comumente, estampidos de disparos de armas de fogo oriundos do tráfico de drogas lá instalado, o que gera clima de insegurança para chegar e sair do estádio. São ruas estreitas, sem área de escape, que sempre ficam lotadas de torcedores se embriagando antes de entrar no estádio”.

Moção cita perdas econômicas para as comunidades vizinhas
Na moção de repúdio da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, os parlamentares também citam que a justificativa “só pode estar balizada em elitismo e preconceito”. E frisa as perdas econômicas que as comunidades vizinhas sofrem sem jogos do Vasco em São Januário:

“Esperamos que o público possa voltar ao estádio o quanto antes, importantíssimo não só para a torcida do Vasco que frequenta São Januário, um dos estádios mais tradicionais do país, mas para todos da região de São Cristóvão, da Barreira do Vasco, do Morro do Tuiutí e da comunidade do Arará, que certamente perderam e seguem perdendo desportiva e economicamente com a ausência da torcida no estádio”.

Fonte: Uol

1 comentário
  • Responder

    O mesmo q está acontecendo na política brasileira está acontecendo com o Vasco: PERSEGUIÇÃO
    Além do STJD não deixar o time jogar em casa, em todos os jogos o time é prejudicado pela arbitragem, fato.

Comente

Veja também
Adson comenta retorno e promete briga por vaga no Vasco

O atacante Adson afirmou que o elenco do Vasco está forte com a chegada de reforços, mas prometeu brigar por espaço.

Djalminha rasga elogios a Payet após assistência a Vegetti

O comentarista Djalminha se disse surpreso com a decisão de Payet na cobrança de falta que rendeu a vitória do Vasco.

Vegetti se destaca em estreia no Brasileiro e dá aula aos vilões da rodada

O atacante Vegetti marcou um gol, uma assistência de cabeça e um lance que gerou grande defesa do goleiro do Santos.

Payet é decisivo em estreia do Vasco no Brasileiro

Com futuro incerto no Vasco, Payet deu assistência para o gol de Vegetti, que determinou a vitória diante do Santos.

Presidente do Santos vê derrota para o Vasco como inadmissível

Marcelo Teixeira desabafou após a derrota do Santos contra o Vasco de virada por 2×1, em São Januário, na estreia do Brasileiro.

Carille enaltece período de treinos no Vasco: ‘Foi 20% física e 80% bola’

Carille aproveitou o período sem jogos do Vasco para intensificar treinamentos com bola e recuperar jogadores lesionados.

Vegetti é decisivo e vitória diante do Santos deixa lições ao Vasco

O Vasco começou mal, mas melhorou no 2º tempo e atuação de Vegetti e força de São Januário são decisivos em virada.

Vasco x Santos deixa Record na vice-liderança da audiência

A Record transmitiu a vitória do Vasco da Gama diante do Santos neste domingo, na estreia do Campeonato Brasileiro.

Fábio Carille enaltece retornos de Tchê Tchê e Adson

Recuperados de lesões, Tchê Tchê e Adson entraram no segundo tempo da partida contra o Santos, em São Januário.

Record comete gafe durante transmissão de Vasco x Santos

Durante transmissão de Vasco da Gama x Santos, Record comete gafe no momento do gol de Vegetti ao trocar os escudos dos times.