Parabéns, Gigante! Vasco completa 124 anos neste domingo

O Club de Regatas Vasco da Gama foi fundado em 21 de agosto de 1898, no Rio de Janeiro, por um grupo de remadores.

Mascote observando a torcida do Vasco em São Januário
Mascote observando a torcida do Vasco em São Januário (Foto: Daniel Ramalho/ Vasco)

O Club de Regatas Vasco da Gama completa 124 anos neste domingo (21). Fundado no Rio de Janeiro em 21 de agosto de 1898 por um grupo de remadores, a inspiração para o nome vem das celebrações do 4º centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, ocorrida em 1498.

Com isso, eles nomearam a agremiação esportiva homenageando o navegador português responsável por tal feito.

Tendo como sedes o Estádio São Januário, o Calabouço e a Sede Náutica da Lagoa, o Gigante da Colina tem no futebol sua principal modalidade.

Os maiores títulos até hoje, entre diversos outros, são uma Libertadores (1998), um Sul-Americano de Campeões (1948), uma Mercosul (2000), quatro Campeonatos Brasileiros (1974, 1989, 1997 e 2000) e uma Copa do Brasil (2011).

Atualmente, o Cruzmaltino é presidido por Jorge Salgado e teve recentemente seu futebol transformado em SAF, com a venda de 70% à empresa norte-americana 777 Partners.

10 comentários
  • Responder

    ….E o gigante continua agonizando! Respirando por aparelhos! Infelizmente não existe nenhum motivo para comemorar esse aniversário!
    Parabéns aos responsáveis!!!!!

  • Responder

    Infelizmente , ja fomos o maior, mas essa quadrilha de vagabundos destruiram nosso clube.

  • Responder

    Em nome da nacao vascaina 777 tira o sr brazil tome a frente o desejo deles salgado e cia e que o vasco permaneca na serie b tomem a frente desses corruptos que so querem por no bolco e na real nao estao nem ai pra istituicao 777 fiquem de olho no sr salgado ele da no ate em pingo da gua

  • Responder

    Concordo plenamente com o comentário de Gjm acima! Acrescento apenas em ver jogador sem nenhuma condição técnica pra vestir a nossa camisa.

  • Responder

    FORA SAF JÁ!

  • Responder

    VASCO sempre será VASCO. Parabéns por mais um ano de existência. Vivi muitas dessas conquistas.
    Só lamento momento que o Vasco, futebol, passe a ser adminitrado por essa tal SAF. Serão 30 anos de sofrimentos, derrotas, e motivo de chacota de outros clubes, e tristeza.
    É só verem as SAFs, dos diversos clubes que optaram por essa administração. Todas n bagaço. Exemplo o tbm glorioso Botafogo. Será sempre meio de tabela pra baixo. Agora mesmo foi enviado um jogador para umbtome da Europa e devolveram. 😰

  • Responder

    VASCO sempre será VASCO. Parabéns por mais um ano de existência. Vivi muitas dessas conquistas.
    Só lamento momento que o Vasco

  • Responder

    Parabéns a quê???? Um clube falido e tocado por ratos de esgoto!!! Não temos o que comemorar! Só passamos humilhação!!!! Triste ser vascaíno!!!!

  • Responder

    Curti muItas dessas alegrias, mas hoje vivemos só de tristeza e decepções.
    O Clube hj está afundado financeiramente e Dirigentes maus intencionados.

    • Realmente péssimos dirigentes, fazem péssimas escolhas pelos jogadores, sempre escolhem. Os PIORES, jogadores que não vestem a camisa do time. Só escolhem jogadores machucados que chegam jogam poucas partidas e vão para o departamento médico e moram lá.

Comente

Veja também
Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Felipe não tem bom retrospecto como técnico

Comandante do Vasco da Gama para a reta final do Campeonato Brasileiro, Felipe Maestro não coleciona bons trabalhos na carreira.

Passagem de Rafael Paiva pelo Vasco é marcada por altos e baixos

Após quatro derrotas consecutivas, Rafael Paiva deixa o comando do Vasco da Gama com uma aproveitamento de 47%, entre altos e baixos.

Coutinho se manifesta após demissão de Rafael Paiva

Philippe Coutinho se manifesta após saída de Rafael Paiva e acredita em um novo começo para o Vasco da Gama.

Léo Jardim ultrapassa a marca de mil finalizações sofridas no Brasileiro

O Vasco da Gama tem uma das piores defesas do Brasileiro e Léo Jardim já ultrapassou a marca de mil finalizações sofridas em 2023 e 2024.

Sair da versão mobile