Paiva segue valorizado no Vasco, mas permanência em 2025 é incerta

Com Rafael Paiva no comando, Vasco da Gama saiu da zona de rebaixamento e hoje disputa uma vaga na Pré-Libertadores.

Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR (Foto: André Durão)

A derrota por 3 a 0 para o Botafogo foi a mais dura do período em que Rafael Paiva está no comando do Vasco. Apesar do resultado, o treinador segue bem avaliado em São Januário, e o clube se mantém no objetivo de conquistar uma vaga na Pré-Libertadores de 2025.

No entanto, conversas sobre a permanência de Rafael Paiva para a próxima temporada só serão realizadas após o fim do Campeonato Brasileiro, como parte do planejamento para o ano de 2025. Se o Vasco conquistar uma vaga na principal competição do continente, a tendência é que o treinador termine o ano ainda mais valorizado dentro do clube.

Entende-se que o trabalho de Paiva já é positivo no Vasco em 2024. O treinador pegou o clube na zona de rebaixamento e levou até o nono lugar do Brasileirão, neste momento, sem riscos de rebaixamento e mirando uma competição internacional em 2025. A campanha da Copa do Brasil também foi bastante valorizada, com a volta do time às semifinais depois de 13 anos.

Contra o Botafogo, o Vasco foi derrotado com Rafael Paiva pela primeira vez no Rio de Janeiro. O time até então não havia perdido nenhum clássico carioca, além de estar invicto em seus São Januário. A equipe sofreu apenas uma derrota jogando em seu estádio nesta temporada – para o Criciúma, ainda sob o comando de Ramón Díaz

A responsabilidade de Paiva aumentou e a pressão também subiu. O departamento de futebol do Vasco tem a expectativa de terminar o Brasileirão entre os oito primeiros da tabela. Recentemente, o período de cinco jogos sem vitórias no campeonato gerou incômodo no clube e na torcida, mas o time fez o dever de casa contra Cuiabá e Bahia e voltou à luta na parte de cima.

Paiva também teve de lidar com problemas dentro do elenco. As lesões diminuíram as opções do treinador, que precisou reformular a equipe com a temporada em andamento, principalmente após as perdas de David e Adson pelo restante do ano de 2024.

Durante as duas passagens, após a saída de Ramón Díaz, como interino, e depois da demissão de Álvaro Pacheco, em definitivo, Paiva teve que contornar problemas de relacionamento do elenco. Medel, por exemplo, gozava de pouco prestígio com alguns jogadores do Vasco, após o caso de agressão a Paixão e de discussões com João Victor e Sforza.

No empate em 0 a 0 contra o Fortaleza pela Copa do Brasil, o primeiro jogo de Rafael Paiva no profissional do Vasco, Medel se recusou a entrar em campo quando foi chamado pelo técnico no fim da partida. Depois disso, o chileno não entrou em nenhuma das três partidas seguintes com o treinador e deixou o clube na passagem de Álvaro Pacheco.

O ge ouviu de algumas pessoas ligadas ao elenco que um dos desafios de Paiva é lidar com grupos tão diferentes no vestiário, seja em termos de idade ou até de nacionalidade. No entanto, o treinador tem uma boa aprovação entre os jogadores.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Rafael Paiva
1 comentário
  • Responder

    SERIA CAPAZ DE APOSTAR TODAS AS FICHAS EM RAFAEL PAIVA , LOGO QUE ASSUMIU OS TITULARES DO VASCO. ELE CONHECIA PROFUNDAMENTE TODOS OS JOVENS INTEGRANTES DA BASE. ASSIM, DESTEMIDAMENTE, LANÇOU DE IMEDIATO NA EQUIPE PRINCIPAL ALGUNS DESSES VALORES , E O FEZ MUITO BEM, COM GRANDE SUCESSO. IMPRIMIU À EQUIPE RITMO MAIS VIBRANTE DE JOGO, EXIGIU EMPENHO E ENTREGA TOTAIS, E O TIME EVOLUIU. VEIO LOGO O RESPEITO DOS ADVERSÁRIOS, POIS O VASCO SE TORNOU INSINUANTE, CORAJOSO, PARTICIPANTE. SAIU RAPIDAMENTE DA ZONA DE DESCLASSIFICAÇÃO, E LOGO JÁ SE POSTAVA ENTRE OS 10 PRIMEIROS. EM CONSEQUÊNCIA, RAFAEL FOI CONFIRMADO COMO TÉCNICO EFETIVO., MAS, LAMENTAVELMENTE, A PARTIR DAÍ, LENTAMENTE SE PODE OBSERVAR MUDANÇAS EM SEU COMPORTAMENTO. PARA PIOR, INFELIZMENTE! PASSOU A NÃO MAIS SE UTILIZAR DAS JOIAS DA BASE, O TIME, SEM RAZÃO APARENTE, PASSOU A PERFORMAR SEM A MESMA FORÇA OU CORAGEM, E O MEDO DE ATACAR DE PEITO ABERTO PASSOU A CARACTERIZÁ-LO. ERROS DO TÉCNICO TAMBÉM PASSARAM A SE TORNAR ROTINA, E NÃO HÁ NECESSIDADE DE ENUMERÁ-LOS. FATO É QUE SURPRESAS EXTREMAMENTE DESAPONTADORAS PASSARAM TAMBÉM A SE TORNAR ROTINA, E A PRINCIPAL ACONTECEU JUSTAMENTE CONTRA O BOTAFOGO, NO ÚLTIMO SÁBADO, DEPOIS DE 3 ÚLTIMOS RESULTADOS FAVORÁVEIS CONTRA ELE. MIL DESCULPAS FORAM JÁ FEITAS PARA JUSTIFICAR A MUITO MAIS QUE RIDÍCULA PARTICIPAÇÃO DO VASCO CONTRA UM ADVERSÁRIO QUE COSTUMA CONSTANTEMENTE VENCER. E A PERGUNTA QUE FICA É : COMO, NOS 12 PRIMEIROS MINUTOS, O VASCO NÃO ENCONTROU FORÇAS PARA SAIR UM SÓ SEGUNDO DO BOMBARDEIO EMPREENDIDO COM AUTORIDADE TOTAL DO BOTAFOGO EM FRENTE AO SEU GOL, O QUE RESULTOU NO DESASTRE INICIAL DE 2 X 0? ONDE ESTAVA RAFAEL NESSE TENEBROSO PERÍODO? O QUE TERIA ELE DETERMINADO COMO TÁTICA AOS SEUS JOGADORES , DURANTE A SEMANA? SE POSTAREM COVARDEMENTE EM FRENTE AO PRÓPRIO GOL, ADMITINDO SUA IMENSA INFERIORIDADE TÉCNICA? TERIA O CRICIÚMA INSPIRADO O TREINADOR, JÁ QUE DIAS ANTES HAVIA FEITO ISSO E OBTEVE A “GLÓRIA” DE CONSEGUIR UM EMPATE? É ASSIM QUE RAFAEL VÊ ATUALMENTE O SEU TIME? O QUE AFINAL ELE PODERIA ESPERAR DE JEAN, JOGADOR DE 1 METRO E MEIO, DIANTE DO TIME MAIS ALTO E ROBUSTO DO CAMPEONATO? PARAR SEUS EXCEPCIONAIS ATACANTES? DESCULPE, TREINADOR, MAS VOCÊ PARECE NÃO CONHECER O VASCO E SUA TORCIDA. TUDO QUE VOCÊ TINHA A OBRIGAÇÃO DE FAZER ERA CONVENCÊ-LOS DE QUE PODIAM SIM ENCARAR O BICHO-PAPÃO, POIS ISSO LHES TRARIA A CONFIANÇA NECESSÁRIA PARA USAR A MESMA TÁTICA QUE UTILIZARAM, . DE PARTIR PRÁ CIMA DELES DESDE O PRIMEIRO INSTANTE . SUA DESASTRADA TÁTICA ROUBOU DE CADA JOGADOR O DESEJO E A AUDÁCIA DE VER LEO JARDIM A MAIS DE 10 METROS! TUDO VERGONHOSO DEMAIS! O VASCO E SUA TORCIDA NÃO MERECIAM TAMANHA HUMILHAÇÃO. SE FOR PRÁ CAIR, QUE CAIA DE PÉ, LUTANDO CORAJOSAMENTE. A HISTÓRIA NÃO FALA DOS COVARDES!

Comente

Veja também
Olho no rival! Escalação do Fortaleza contra o Vasco

Confira a escalação do Fortaleza para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, em São Januário, pelo Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Fortaleza

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo deste sábado, contra o Fortaleza, pela 9ª rodada do Brasileiro.

Relacionados do Vasco para o jogo contra o Fortaleza

Confira os jogadores do Vasco da Gama relacionados para a partida contra o Fortaleza neste sábado, pelo Brasileiro.

Souza desabafa após saída do Vasco e dispara contra Edmundo

Após deixar o Vasco da Gama, o volante Souza fez críticas ao ex-jogador Edmundo, chamando-o de terrível ser humano.

Vasco planeja abrir para a torcida o financiamento da obra de São Januário

O Vasco planeja criar um fundo de investimento que permitirá a participação da torcida na reforma de São Januário.

Souza lamenta por não trabalhar com Diniz e cita conversa com técnico

O volante Souza usou as redes sociais neste sábado para lamentar o fato de não trabalhar com Fernando Diniz no Vasco.

Diniz retorna a São Januário para apagar má impressão deixada 2021

O técnico Fernando Diniz teve duas derrotas seguidas com atuações ruins em São Januário, pela Série B, em 2021.

Fernando Diniz reencontra São Januário com o apoio da torcida do Vasco

Fernando Diniz reencontra São Januário como técnico do Vasco da Gama, quatro anos após sua primeira passagem.

Confira 3 motivos para acreditar na virada de chave do Vasco neste sábado

O Vasco da Gama precisa voltar a vencer na temporada para sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Grego interessado no Vasco pode tomar decisão difícil pela Champions

Marinakis terá que se afastar do comando de Nottingham Forest ou Olympiacos, caso time garanta vaga na Champions.