Padre do DF que viralizou rezando pelo Vasco revela seu amor pelo futebol
Marcus Alcântara, de 39 anos, conhecido como "Padre das Torcidas", ganhou fama depois de publicar um vídeo em que ora pelo Vasco da Gama.

Dados do último Censo, divulgado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o Brasil conta com aproximadamente 100 milhões de católicos. Somado a este número, uma pesquisa encomendada pela CBF ao Instituto Nexus aponta que 47% dos brasileiros afirmam assistir a jogos de futebol pelo menos uma vez por semana. Neste contexto, o padre Marcus Alcântara, de 39 anos, se encaixa em ambas as realidades. Ele viralizou nas redes sociais depois de publicar um vídeo em que reza pelo Vasco. As publicações fizeram sucesso e, graças à repercussão, ele ficou conhecido como “Padre das Torcidas”.
Padre Marcus conta que cresceu em uma família sem formação religiosa. O primeiro contato com o catolicismo, segundo ele, ocorreu durante um passeio de carro em Sobradinho, região administrativa do DF localizada a cerca de 20km do centro de Brasília. Naquele momento, ele diz ter recebido um chamado, precedido de um sentimento de profunda felicidade.
No futebol, as lembranças também são vivas. Antes de seguir a vida religiosa, padre Marcus se aventurou no futebol. Começou como centroavante, mas se tornou meio-campo. Passou por times do DF, como o CFZ, mas não conseguiu seguir carreira profissional. O time de coração é o São Paulo. História que começou no início dos anos 1990, com o time comandado por Telê Santana.
— Meu pai era botafoguense e me disse que eu ia ver um time de verdade em campo. Era um jogo contra o São Paulo, que goleou. Ali eu decidi torcer pelo time. Naquele clamor de virar profissional, pedi para Deus me fazer jogador, mas acho que ele entendeu pastor, e aconteceu de eu parar onde eu vim parar — diverte-se.
A relação entre futebol e religião ganhou novos contornos neste ano, durante a celebração de uma missa em Ceilândia, cerca de 30km distante do centro de Brasília. Um fiel usou um bilhete para pedir orações para o Vasco que, à época, lutava contra o rebaixamento no Brasileirão. O momento curioso rendeu piadas mas acabou por se tornar um hábito nas celebrações do padre Marcus.
O hábito extrapolou o ambiente religioso e ganhou as redes sociais. Hoje, o perfil do padre Marcus conta com pouco mais de 15 mil seguidores e é um espaço onde o religioso fala não só sobre futebol, mas também sobre outros esportes, outra grande paixão do pároco.
Por causa dos vídeos, em que também satiriza os coroinhas vascaínos da Paróquia Santíssima Trindade, em Ceilândia, o padre Marcus ficou conhecido como o Padre das Torcidas, e chegou a celebrar uma missa para todas as torcidas, onde os fiéis tinham de ir vestidos com a camisa da equipe de coração
Paixão dá origem a campeonato de coroinhas
A relação do padre Marcus com o futebol é tanta que ele, que coordena a Pastoral do Esporte na Arquidiocese de Brasília, sugeriu a criação de um campeonato apenas para coroinhas de oito a dez anos do DF. Coroinhas são crianças e adolescentes que auxiliam o padre durante a celebração das missas.
Baseado na ideia do padre Marcus, começa neste sábado, a Copa São Tarcísio, ou Copa dos Coroinhas, que vai reunir oito equipes, de oito paróquias diferentes, todas da região sul do DF. A intenção é fazer outras edições para, no fim, reunir todas as campeãs em uma espécie de Copa dos Campeões dos coroinhas do DF.
— O esporte é um meio eficaz de evitar que as crianças se envolvam com a droga, com o excesso do ócio. Mas o esporte também serve para gerar vitalidade nelas e elas entenderem que o ambiente da fé também é um ambiente descontraído, e que elas podem entender que por meio do esporte elas podem adquirir a disciplina — explica o padre Marcus.
As oito equipes serão representadas por santos da igreja católica. São Paulo, por exemplo, será um deles, por influência direta do padre Marcus. O uniforme da equipe, aliás, é inspirado no usado pelo Tricolor em partidas oficiais.
Outro santo representado será São Carlo Acutis, primeiro santo millenial da história do catolicismo. A ideia é usar ícones conhecidos da igreja para aproximar os coroinhas do evangelho e trazer ensinamentos por meio do futebol.
A Copa dos Coroinhas será disputada a partir deste sábado, com os jogos da primeira fase da competição. Já no próximo sábado, dia 15 de novembro, serão realizadas a semifinal e a grande final do torneio. Todas as partidas serão realizadas no CAIC Bernardo Sayão, com entrada gratuita.
Fonte: Globo Esporte