Paciência: a receita do Vasco para furar a retranco do Libertad

Os jogadores do Vasco vão ter muitas dificuldades para chegar ao gol do Libertad, na partida que fará em casa.

Ao Paraguai, o Vasco viajou certo de que encontraria hostilidade. Foi exatamente o que aconteceu. Proibição de treino no campo adversário, faltas violentas e omissão da arbitragem. Em São Januário, os jogadores também já sabem o que esperar na noite desta quarta-feira: retranca forte. Logo, muitas dificuldades para chegar ao gol do Libertad na última partida que fará em casa, na fase de grupos da Libertadores.

Escolha tática típica dos rivais sul-americanos em campos brasileiros e de quem reconhece a superioridade do adversário em seus domínios. Para o Libertad, esta opção é ainda mais conveniente. Líder do Grupo 5 com sete pontos, o empate mantém o time paraguaio na ponta da tabela e bem perto da classificação às oitavas de final.

— Esperamos um jogo muito mais difícil do que lá, onde tivemos mais espaço para jogar. Poderíamos ter vencido lá, o jogo estava sob controle até a expulsão do Diego Souza. Vai ser um jogo de paciência porque para eles o empate não é mau resultado — disse o meia Felipe, que, como outros jogadores, ganhou folga no clássico contra o Botafogo para enfrentar o Libertad em plenas condições físicas.

Saída pelas laterais

Em sintonia com os jogadores, o técnico Cristóvão Borges buscou alternativas para furar o esperado bloqueio paraguaio. Nesta segunda-feira, ele trabalhou a parte tática com os prováveis titulares — à exceção de Fágner, Rômulo e Éder Luís, que jogaram o clássico e fizeram apenas musculação. As jogadas laterais e as rápidas enfiadas de bola podem ser a solução com jogadores de ve$como Éder Luís e William Barbio. Em parte do clássico com o Botafogo, o treinador já testou essa possibilidade, mas em circunstâncias diferentes.

Seja qual for o esquema montado por Cristóvão, o time está consciente de que não poderá faltar tranquilidade em momento algum. Perder a cabeça de novo pode custar caro à equipe, que precisa da vitória para não complicar sua classificação à próxima fase. O Vasco está em segundo com quatro pontos e com vitória por quatro gols de diferença assume a liderança.

— Temos que responder na bola. Durante os noventa minutos temos que jogar futebol, independentemente de qualquer coisa. Eles sabem que somos superiores e talvez por isso podem tentar mexer com a nossa cabeça. Se eles quiserem confusão, a gente pode partir para confusão. Mas só depois do jogo — admitiu Felipe, que voltou a reclamar dos critérios utilizados no jogo em Assunção. — O quarto árbitro é paraguaio e, na dúvida, fez vista grossa para o time paraguaio. Aqui, o quarto árbitro quer arrebentar a equipe brasileira. Parece que fica feliz em ajudar os estrangeiros.

Ainda há ingressos

Espera-se, no entanto, uma arbitragem mais equilibrada. O trio colombiano será liderado por Wilmar Roldan. E o quarto árbitro será o brasileiro Ricardo Marques.

— Aqui em São Januário, onde não há carga grande em cima do árbitro, espero que ele possa apitar tranquilamente. Sem pender para um dos lados e sem influenciar no andamento do jogo — disse o goleiro Fernando Prass.

Os ingressos para a partida continuam à venda até quarta-feira nos postos credenciados, das 10h às 17h (exceto no Engenhão). Em São Januário, haverá venda até o início do jogo.

blog jogo extra

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Paulinho em treino do Vasco
Paulinho volta aos treinos no Vasco e fica perto de ser relacionado

Meia do Vasco da Gama, Paulinho finalizou o trabalho de fisioterapia para retornar os trabalhos com bola junto com o elenco.

Pedrinho e Josh Wander
A-CAP e 777 sofrem derrota na Justiça americana; veja como o Vasco pode ser afetado

Juiz de Nova York concedeu liminar a favor de fundo inglês contra grupo dos Estados Unidos para limitar os réus de se desfazerem dos ativos.

Tiago Leifert com a camisa do Vasco com o nome da filha Lua, presente de Vegetti
Tiago Leifert ganha de Vegetti camisa do Vasco com nome da filha

Uniforme do Vasco da Gama recebido pelo apresentador Tiago Leifert faz parte da campanha “De Olho nos Olhinhos”.

Cinco atletas assinam contrato com o Vasco
Vasco assina contrato com 5 atletas do Sub-17 e Sub-20

O Vasco da Gama assinou nesta segunda-feira contrato Fernando, Henrique e Walace do Sub-20, e Elielson e Luan Roberto do Sub-17.

André Ricardo, atacante do Sub-20 do Vasco
Vasco renova com atacante de 19 anos; multa milionária chama atenção

Destaque da base, o atacante André Ricardo, de 19 anos, teve seu contrato renovado pelo Vasco da Gama até dezembro de 2026.