Osmar Santos diz que Vasco será campeão

Perguntado sobre quem será o campeão brasileiro deste ano, Osmar Santos não titubeou e cravou: – Vasco!

Grandes craques já brilharam no clássico entre Corinthians e Palmeiras. Um deles, no entanto, notabilizou-se por emocionar alviverdes e alvinegros. Não com dribles, mas com palavras.

E foi em um Dérbi que o narrador Osmar Santos, sem saber, despediu-se dos microfones. No dia 18 de dezembro de 1994, ele comandou a transmissão da segunda final do Brasileirão pela Rádio Globo, das cabines do estádio do Pacaembu.

Como o Verdão havia vencido o primeiro jogo por 3 a 1, o empate na volta (1 a 1) foi suficiente para a conquista da taça. Depois de Marques colocar o Timão em vantagem no placar, o gol de Rivaldo, o do título palmeirense, foi descrito assim:

– Bola para Antônio Carlos. Recebeu, dominou, desceu pela meia, meteu na grande área (…) Saiu Edmundo, saiu o goleiro, bola pra Rivaldo, impedido…Goool! Do Palmeiras! Rivaldo! Rivaldo! – vibrou.

Quatro dias depois, a tragédia. No trajeto de Marília para Lins, no interior de São Paulo, seu carro foi atingido por um caminhão cujo motorista estava embriagado.

O acidente lhe causou sequelas e a fala ficou comprometida. Se bordões como “Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha” fizeram sucesso nas ondas do rádio, atualmente o seu vocabulário tem de 150 a 200 palavras e ele se locomove com o auxílio de uma cadeira motorizada.

Apesar dos obstáculos, ele não ficou parado no tempo. Desenvolveu a habilidade da pintura e até hoje, aos 62 anos, assiste aos jogos.

Perguntado sobre quem será o campeão brasileiro deste ano, Osmar Santos não titubeou e cravou:

– Vasco! – afirmou ele, que dá nome ao troféu concedido pelo Diário LANCE! ao melhor do time do primeiro turno.

Para ser campeão, o clube da Colina precisa vencer o Flamengo, neste domingo, no Engenhão, e torcer por uma vitória do Palmeiras no Pacaembu. Dependendo só de si, o Corinthians é penta com um empate em casa.

E aí, garotinho?

Com a palavra, Oscar Ulisses, narrador da Rádio Globo e irmão de Osmar Santos, em entrevista ao LANCENET!:

“O clássico ainda mexe bastante com Osmar. Ele viveu boa parte da vida transmitindo jogos de futebol e ainda participa das transmissões de uma certa maneira. Ele acompanha de perto o trabalho da equipe da Rádio Globo. Com certeza ele vai ouvir o clássico. Às vezes ele assiste pela televisão e, vira e mexe, ele está nos estádios, mas acredito que ele não irá ao Pacaembu neste domingo.E as brincadeiras são constantes depois dos jogos. Ele me liga e solta sempre uma palavra ou outra em relação ao jogo que aconteceu. Sempre são palavras bem-humoradas, o que é próprio do Osmar.”

Campanha: Gorduchinha na Copa de 2014

Depois do sucesso da Jabulani na Copa da África do Sul, em 2010, foi criada uma campanha para que a bola do Mundial de 2014 se chame Gorduchinha, em homenagem a Osmar Santos e seus criativos e reconhecidos bordões.

– A ideia surgiu no ano passado. Conversei com Osmar, ele se animou com a sugestão e fizemos o lançamento da campanha em julho, no aniversário dele – explica Delen Bueno, Executivo da Rádio Globo que conhece o Pai da Matéria há mais de 20 anos.

Palmeiras, São Paulo e Portuguesa já demonstraram apoio à Gorduchinha. Além dos clubes, emissoras de rádio e outras personalidades do esporte também aderiram ao projeto.

No primeiro trimestre de 2012, a Adidas, fabricante da bola do torneio, deve direcionar a definição, segundo a Revista Veja.

Fonte: lancenet

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vasco fecha parceria para retorno das categorias de base do futebol feminino

Com colaboração do CF4, o Vasco da Gama anunciou o retorno das categorias de base do futebol feminino, após um ano e meio parado.

João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Personagens ligados ao Vasco não tiveram sucesso nas urnas

Torcedores do Vasco, Roberto Monteiro e Zé Colmeia não conseguiram eleger nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile