Opinião: Vasco e Luxemburgo sobrevivem ou se afundam de braços dados

O técnico Vanderlei Luxemburgo retornar ao Vasco da Gama para livrar o Gigante da Colina do rebaixamento do Brasileiro.

Récem-recuperado da Covid-19, Vanderlei Luxemburgo está de volta ao Vasco, menos de um ano depois de ter deixado o clube. Não entra pela porta da frente, mas, digamos, por um corredor lateral. Afinal, sua contratação só se confirmou após a recusa de Zé Ricardo, o preferido da atual, e aparentemente da futura diretoria, em assumir o cargo.

A volta de Luxemburgo deixa um recado bem claro: entra presidente, sai presidente e o Vasco não avança, continua a andar em círculos correndo atrás do próprio rabo.

Por que Zé Ricardo, que surgiu como uma das promessas da nova geração de “professores” do futebol brasileiro e acabou engolido pela máquina de moer técnicos da sempre amadora e imediatista cartolagem tupiniquim, recusou-se a aceitar o Vasco?

Por ter sondagens do Japão, dos países árabes? Pode ser. Mas, principalmente por outra razão: a incerteza de assumir um time faltando 12 rodadas para o fim do Brasileirão versus a possibilidade de começar um trabalho do zero, ainda que em outro país de menor expressão.

E está coberto de razão. Se o Vasco não conseguisse se reerguer, sair da zona da degola, o fracassado seria ele. Que, certamente, seria entregue às feras e não seria o escolhido para recomeçar o trabalho na próxima temporada, com a nova diretoria, ainda que esse fosse um compromisso. Mas é pior: mesmo que se salvasse, nada garantiria o seu emprego em 2021. Resultados por aqui valem menos hoje em dia do que as idiossincrasias e os gostos e vontades pessoais dos cartolas.

Mas como, então, Luxemburgo aceitou o convite vascaíno, tão facilmente, ainda que não tenha sido sequer a primeira opção? No seu discurso, por se tratar de uma convocação. Obviamente, é apenas uma frase de efeito. Luxa não tem nada a perder. Um apostador nato, mais uma vez joga suas fichas na busca de um trabalho que dê certo e aumente outra vez o seu cacife.

Depois de passagens insossas ao longo da última década, Luxemburgo conseguiu bons resultados no próprio Vasco, em 2019, e no Palmeiras, no início da temporada 2020, conquistando o Campeonato Paulista. Mas nem assim convenceu e acabou detonado no Palestra apesar do aproveitamento acima da média de treinadores palmeirenses que o antecederam.

Esta é a dura realidade. O Vasco e Luxemburgo estão no mesmo barco. Sobrevivem ao naufrágio ou afundam de braços dados.

Fonte: Lancenet

Comente

Veja também
Vasco não quer priorizar competições, mas sequência de jogos preocupa

A sequência de jogos do Vasco começa a desgastar os jogadores, mas Carille diz que usará o que tiver de melhor contra o Lanús

Vasco aciona o América-MG na Justiça por venda de atleta

O Vasco da Gama quer o pagamento de R$ 1,3 milhão, valor referente a uma multa prevista em contrato, no tocante à negociação.

Fabrício Bruno desfalca o Cruzeiro contra o Vasco

O zagueiro Fabrício Bruno recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do jogo contra o Vasco da Gama, no próximo domingo.

Loide Augusto perde espaço no Vasco após más atuações

Atacante não convenceu na oportunidades recebidas e vê outras opções serem testadas por Fábio Carille no Vasco da Gama.

Ingressos para Vasco x Lanús pela Sul-Americana

Confira todos os detalhes da venda de ingressos para a partida entre Vasco da Gama e Lanús, nesta terça-feira, pela Sul-Americana.

Hugo Moura exalta união do elenco do Vasco e elogia Léo Jardim

O volante Hugo Moura diz que grupo do Vasco é unido e afirmou que Léo Jardim merece uma vaga na Seleção Brasileira.

Vasco parabeniza Hugo Calderano por título da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

O Vasco da Gama parabenizou o Hugo Calderano, que é torcedor do Clube, em suas redes sociais pelo título histórico.

Vasco vence o Taubaté na esteia do Brasileiro Feminino A2

As meninas do Vasco da Gama estrearam no Campeonato Brasileiro A2 cm vitória diante do Taubaté por 1×0, neste domingo.

Hugo Moura analisa atuação do Vasco no clássico e cita pontos positivos

O volante Hugo Moura afirmou que o elenco vem treinando bastante para melhorar o setor defensivo do Vasco da Gama.

Defesa do Vasco não é vazada pela 1ª vez no Brasileiro

Carille elogiou a defesa do Vasco após empate, mas cobrou que os zagueiros melhorem os números defensivos.

Sair da versão mobile