Opinião: a culpa é do 3-5-2 ou o esquema certo caiu em mãos erradas?

Adotado por Ricardo Sá Pinto, o 3-5-2 tem sido alvo de críticas da torcida, até por conta dos resultados, mas a culpa é mesmo do esquema?

Ricardo Sá Pinto contra o Defensa y Justicia
Ricardo Sá Pinto contra o Defensa y Justicia (Foto: Bruna Prado/AFP)

É inegável que o desempenho de Ricardo Sá Pinto no comando do Vasco da Gama é muito abaixo do esperado. Em 12 jogos à frente do Gigante da Colina, são cinco derrotas, cinco empates e apenas duas vitórias.

A eliminação da Copa Sul-Americana na última quinta-feira (03), para o Defensa y Justicia-ARG, bem como as duas goleadas sofridas recentemente no Campeonato Brasileiro (4×1 contra o Ceará, em São Januário, e 4×0 para o Grêmio, na Arena), deixaram o treinador em péssimos lençóis, sendo até difícil de entender como o mesmo conseguiu se manter no cargo.

E uma das principais queixas sobre o trabalho do técnico português, certamente, é a respeito do esquema tático escolhido. O 3-5-2 adotado pelo comandante cruzmaltino não caiu nas graças da torcida, que o considera defensivo. Mas será que esse é realmente o problema?

Voltando um pouco mais no tempo, a vontade dos torcedores sempre foi ver a dupla de zaga do Vasco sendo formada por Ricardo Graça e Leandro Castan (mesmo sendo dois jogadores canhotos). E o desejo foi atendido assim que Ramon Menezes assumiu a equipe, ainda no Campeonato Carioca, com os ambos se firmando.

Acontece que, pouco tempo depois, o promissor Miranda recebeu oportunidades e, com boas atuações, acabou gerando aquele tipo de dúvida que todo treinador gosta de ter. Sendo assim, isto é, três zagueiros de qualidade, por que não testá-los juntos?!

E foi isso que Sá Pinto priorizou assim que assumiu a equipe, com Miranda pela direita, Castan na sobra e Graça pela esquerda, alterações que a torcida pedia nas alas e dupla de volantes que ambos sabem marcar e jogar. A ideia, no entanto, vistosa na teoria, não vem funcionando bem na prática. Mas seria isso culpa do esquema em si, do mau momento do time como um todo ou da falta de qualidade do treinador? Para este que vos escreve, trata-se de uma mescla da segunda com a terceira opções.

Embora o 3-5-2 não seja um sistema de jogo tão utilizando atualmente, não dá para deixar de lembrar que a Seleção venceu a Copa do Mundo de 2002 com este esquema e apresentando um eficiente repertório ofensivo, bem como o São Paulo foi soberano no futebol sul-americano entre 2005 e 2008 atuando muitas vezes dessa forma, sendo campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, além de tricampeão brasileiro nesse período.

A questão é que, diferentemente dessas equipes supracitadas, o Vasco, tirando o ótimo Germán Cano e o sempre regular Martín Benítez, não dispõe de peças ofensivas capazes de desequilibrar as partidas, fazendo pesar os problemas defensivos, que não conseguem ser sanados por Ricardo Sá Pinto.

A ideia de atuar com três zagueiros, com Miranda e Ricardo Graça iniciando as jogadas, é interessante. O problema é o péssimo momento vivido pelo Vasco como um todo, inclusive fora de campo. Além disso, embora tenha sido o entusiasta do sistema, Sá Pinto vai se mostrando, ao menos até aqui, um treinador muito mais motivador do que especialista tático. É provável que o esquema certo tenha caído em mãos erradas…

9 comentários
  • O esquema pode até não ser o ideal. Mas vamos e convenhamos, que culpa tem Sá Pinto pela falta de competencia dos fracos jogadores. Técnico não perde gol feito como o que aconteceu com o fraquíssimo Ribamar e outros perebas do elenco. Ainda bem que tem Cano, esse sabe fazer gol, Martin Benitez é outro que joga porque sabe o que fazer com a bola, é craque, pena que essa diretoria de B…. vai perder o cara, É uma lástima ver o vasco jogar hoje, Os velhos tempos não voltam mais com Roberto Dinamite, Ramon Menezes, Romário, Edmundo, Juninho Pernambuco, Juninho Paulista, Mauro Galvão, Luizão e muitos e muitos craques que jogavam de verdade, sabiam o que fazer com a bola. Saudades do zagueiro zagueiro Odvan um grande xerife. Triste é ver esse cenário e não ver ninguém que assuma o Vasco e devolva a alegria de ser vascaíno. Marden Góes

  • Responder

    O time do Vasco é limitado demais , tem que jogar no 4-4-2 pra precionar o adversário e ter volume ofensivo , e recuar as linhas trazendo os ataques ao meio campo quando necessitar . Não adiantar jogar com 5 atrás e não ter volume ofensivo , o time em 2hrs só consegue dá uns 3 a 4 chutes no gol do adversário é ridículo . Esse FDP do Sá Pinto que inventa moda num time limitado !!!!

  • Responder

    Esquema errado não dar certo como não esta dando certo
    O esquema tático de hoje é marcação na saída de bola do adversário com dois atacantes não tem como que

  • Responder

    Com os jogadores jogando com garra, esse esquema tático dará certo. SV ?

  • Responder

    Como 2 atacantes? quais desses 2 zagueiros? Eu insistiria em Marcelo Alves e Jadson. Agora, 2 atacantes com esse Vasco pobre de jogadores fica difícil

  • Responder

    Pra que comentar todos os torcedores sócios da as suas opiniões não adianta nada…nada muda continua a mesma coisa oásis sócios torcedores e que mantém o clube si nos não quisermos mais colaborar com o clube o qui o presidente vai fazer vai ficar em apuros porque insistir com jogadores que não tem a mínima condição de vestir a camisa do vasco os torcedores estão a um pouquinho mais pra chutarem o balde e mandar este time de medíocres cata comunhões lá nas arabias

  • Responder

    Tanto Ricardo Graça quanto Miranda são fraquíssimos, jogam nada.

    • Uma equipe que só perde e, principalmente, na situação do Vasco, tem que jogar o mais simples; GOLEIRO, 2 LATERAIS, 2 ZAGUEIROS, 2 VOLANTES (de marcação) UM MEIA e 2 ATACANTES !! Se, no contrôle do jogo, AVANÇA as linhas, quando ATACADO recua !! Elementar isso !!!

    • Quem joga é o Bostán né, cara botinudo, sem velocidade, impulsão e truculento, fora que NÃO consegue dar um passe a mais de 3m, preste atenção qdo ele tem que fazer um oasse dele, nem posicionar o corpo perfeitamnete consegue, fraquíssimo, sempre foi. FORA CÁSTAN e sua turma de desenho animado.

Comente

Veja também
Olho no rival! Escalação do Puerto Cabello-VEN contra o Vasco

Confira a escalação do Puerto Cabello-VEN para o jogo desta terça-feira, contra o Vasco da Gama, pela Sul-Americana.

Renato Maurício Prado discorda de Pedrinho e crítica elenco do Vasco

Renato Maurício Prado criticou a estratégia do Vasco no início da temporada e alertou sobre possível rebaixamento no Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Puerto Cabello-VEN

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Puerto Cabello-VEN, nesta terça-feira, pela Sul-Americana.

Relacionados do Vasco contra o Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana 2025

Confira a lista dos jogadores relacionados pelo Vasco da Gama para o jogo contra o Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Veja os bastidores da situação de Carille no Vasco

Fábio Carille terá sua permanência no Vasco da Gama reavaliada após confrontos contra Puerto Cabello e Sport.

Flu e Fla rebatem informação e esclarecem acordo com Vasco por Maracanã

Fluminense e Flamengo desmentem informação de que o Vasco da Gama integraria o consórcio do Maracanã e esclarecem acordo.

Vasco encaminha rescisão de contrato com De Lucca

Fora dos planos da comissão técnica para 2025, o volante De Lucca encaminha rescisão de contrato com o Vasco da Gama.

Vasco confia na força de São Januário em reencontro com copa internacional

Vasco da Gama volta a disputar um jogo internacional em SJ após quase 5 anos e confia na força do estádio para buscar a vitória.

Adson está fora do jogo contra o Puerto Cabello-VEN

Adson voltou a sentir dores na perna direita, mesmo local em que passou por cirurgia por causa da fratura na tíbia.

Maxime Dominguez se manifesta sobre saída do Vasco: ‘Não estava feliz’

O suíço Maxime Dominguez disputou 14 jogos com a camisa do Vasco da Gama, fez um gol e deu uma assistência.

Sair da versão mobile