Obras para ampliação e modernização do CT da base estão próximas da finalização

Três novos campos estão sendo finalizados e a expectativa é de que a mudança definitiva aconteça ainda no começo de 2022.

Bandeira do Vasco no CT de Caixas
Bandeira do Vasco no CT de Caixas (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

As obras de ampliação e modernização do centro de treinamento das divisões de base do Vasco, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ), deram passos importantes e se encaminham para sua finalização. Os três novos campos já estão em estágio avançado e agora aguardam apenas o primeiro corte de grama para serem liberados ao uso. A expectativa é a de que a mudança completa do departamento de base cruz-maltino aconteça no início de 2022.

Ontem (22), em uma cerimônia formal, houve o hasteamento da maior bandeira oficial do clube. Erguida em um mastro de 45 metros, de frente para a rodovia Washington Luís, o novo pavilhão tem 6,75 m de altura e 9,60 m de largura. O material usado para confeccioná-lo foi um tecido de nylon de paraquedas reforçado. O clube recebeu essa bandeira através da doação de um grupo de vascaínos que também será responsável pela manutenção da mesma.

Inicialmente, o CT terá um total de quatro campos para abrigar tanto a base quanto o futebol feminino. O projeto completo, no entanto, ainda prevê a possibilidade de mais dois ou três. O local ainda contará com estrutura de vestiário, academia, departamento médico e demais dependências necessárias para o departamento de futebol.

A ampliação e modernização do terreno teve início no ano passado, ainda na gestão de Alexandre Campello, que aproveitou parte dos recursos arrecadados no financiamento coletivo criado para o CT dos profissionais, que já está pronto e em uso na Cidade de Deus (zona oeste do Rio de Janeiro).

De olho na reeleição, Campello chegou a fazer uma “inauguração” precoce do CT da base a poucos dias da eleição. O ex-mandatário, porém, acabou ficando em terceiro lugar nas urnas vascaínas e passou o cargo para Jorge Salgado após um pleito para lá de bagunçado.

A mudança completa do departamento de base e do futebol feminino para o CT de Caxias representará uma importante economia para os cofres vascaínos. Atualmente, o clube gasta cerca de R$ 100 mil por mês em toda a logística e deslocamento para o CT do Artsul, em Nova Iguaçu (RJ), espaço alugado em que o Vasco costuma utilizar para a maioria dos treinos e jogos destas categorias.

Terreno foi obtido após permuta

O terreno onde se encontra o centro de treinamento da base, em Duque de Caxias, foi uma permuta feita com a prefeitura do Rio de Janeiro há mais de 20 anos por um espaço que pertencia ao clube na região da Uruguaiana, no centro da capital carioca. Ao longo do tempo, porém, o Vasco foi perdendo metros quadrados no local, que só tinha um campo e não possuía energia elétrica.

Antes da construção dos três novos campos, foi necessário ser feito um trabalho de aterramento em função do local ser uma região com mangues.

Fonte: UOL Esporte

Mais sobre:CT de Caxias
Comente

Veja também
Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Vasco procura novo técnico; veja opções livres no mercado

Rafael Paiva não seguirá no comando do Vasco e a diretoria já está em busca de um novo técnico para a temporada de 2025.

Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Sair da versão mobile