“O Vasco é o time da virada”: relembre o histórico jogo contra o Palmeiras, na final da Mercosul de 2000

Por esse motivo, os torcedores vascaínos não costumam se dar por vencidos e sempre acreditam na recuperação do time.

A histórica virada do Século
A histórica virada do Século

Após uma virada fundamental contra o Operário-PR, o lema “O Vasco é o time da virada” voltou mais forte do que nunca. Ao longo de sua história, o Cruz-Maltino eternizou partidas em que precisou reverter placares adversos. Por esse motivo, os vascaínos não costumam se dar por vencidos e sempre acreditam na recuperação do time. Se você também aposta no sucesso do Vasco, aproveite o bet365 app para dar seus palpites e desfrutar do universo do entretenimento esportivo.

Umas das viradas mais espetaculares do futebol foi protagonizada justamente pelo Vasco. No dia 20 de dezembro de 2000, o Cruz-Maltino realizou o terceiro e último jogo da final da Copa Mercosul, contra o Palmeiras. Nos dois anteriores, uma vitória para cada lado.

A decisão, então, ficara para o antigo Parque Antártica. O Vasco, à época, tinha uma verdadeira seleção, com jogadores como Romário, Pedrinho, Juninho Paulista, Juninho Pernambucano, Helton e Viola. O Palmeiras, por outro lado, havia encerrado a parceria com a Parmalat, mas ainda conservava peças importantes e uma mentalidade vitoriosa.

O embate, portanto, havia de ser duríssimo – e foi. O Palmeiras saiu na frente aos 36 minutos do primeiro tempo com um gol de pênalti de Arce. Júnior Baiano colocara a mão na bola, dentro da área, após cobrança de escanteio. O juiz marcou a penalidade, e o paraguaio chutou forte, quase no meio do gol, para pôr o Verdão à frente no marcador.

Se começar perdendo, na casa do adversário, parecia ruim, o cenário ficou muito pior. Logo após o Vasco ter dado a saída, o Palmeiras roubou a bola e partiu em contra-ataque. Helton defendeu um chute de Tuta, mas no rebote Magrão ampliou o placar, de cabeça. Tudo isso aconteceu ainda aos 36 minutos.

No fim da primeira etapa, aos 45 minutos, Tuta recebeu a bola na entrada da grande área e anotou mais um para o Verdão: 3 a 0. Com isso, o título parecia definido. Mas o lema “O Vasco é o time da virada” não foi criado à toa.

Veio o segundo tempo e com ele uma das reações mais impressionantes da história do futebol. Aos 14 minutos, Juninho Paulista sofreu pênalti, que foi convertido por Romário. Era o início da recuperação.

Pouco tempo depois, novamente Juninho Paulista, em grande jogada, foi derrubado dentro da área. Romário ajeitou a bola e bateu no canto direito de Sérgio, que pulou para o outro lado: 3 a 2, e a confiança do Vasco só crescia.

No entanto, o Cruz-Maltino recebeu um balde de água fria aos 32 minutos, quando Júnior Baiano foi expulso após uma entrada dura em Flávio. O lance parecia que frearia o ímpeto vascaíno. Acontece que o Vasco é o time da virada e não iria desistir na metade do caminho.

Aos 40 minutos, após um chute de Romário desviar na zaga palmeirense, a bola sobrou para Juninho Paulista, que, de esquerda, empatou o placar. Sete minutos depois, aconteceu exatamente o contrário. Um chute de Juninho desviou em um jogador do Verdão, e a bola caiu nos pés de Romário, que não perdoou. O quarto gol selava uma virada inesquecível e garantia ao Vasco seu primeiro título da Copa Mercosul.

Comente

Veja também
Fernando Diniz e Tchê Tchê voltam a trabalhar juntos após atrito

Fernando Diniz e Tchê Tchê voltam trabalhar juntos quatro anos após bronca pública, quando estavam no São Paulo.

Confira os 3 desafios que Fernando Diniz terá no retorno ao Vasco

O técnico Fernando Diniz retorna ao Vasco da Gama com a missão de melhorar o desempenho da equipe em campo.

Salário de Coutinho equivale à folha inteira do elenco do Puerto Cabello

Na última quarta-feira (7), Vasco da Gama foi goleado pelo modesto Puerto Cabello, da Venezuela, pela Copa Sul-Americana.

Vasco aposta em trabalho longevo e traça metas para Diniz

Prestes a ser anunciado como novo técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz vai assinar com o Cruzmaltino até dezembro de 2026.

Cicinho vê falta de vontade dos jogadores e crava rebaixamento do Vasco

Comentarista da Band, o ex-jogador Cicinho detonou a postura dos atletas do Vasco da Gama após a derrota para o Puerto Cabello.

À espera de Diniz, Vasco soma 7 partidas sem vitória

Vasco da Gama tentará quebrar escrita negativa neste sábado (10), contra o Vitória, fora de casa, pelo Brasileiro.

‘Vasco da Rússia’ viraliza na web com direito a ‘Payet’ e ‘Vegetti’

Campeão de torneio amador na Rússia, time gringo com a estética do Vasco da Gama faz sucesso entre torcedores.

PVC pede paciência ao comentar chegada de Diniz ao Vasco

Comentarista do portal Uol, PVC analisou o tão esperado retorno do técnico Fernando Diniz ao comando do Vasco da Gama.

Fernando Diniz chega ao Vasco com tabu para quebrar na Sul-Americana

Retornando ao Vasco da Gama, Fernando Diniz já terá um grande desafio pela frente contra o Lanús, pela Copa Sul-Americana.

Relembre frases marcantes de Pedrinho sobre Fernando Diniz

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho nunca escondeu sua admiração por Fernando Diniz, novo treinador do Cruzmaltino.

Sair da versão mobile