O que o Vasco pode esperar de Matheus Barbosa? Jornalistas opinam
Bom preparo físico e versatilidade são os principais atributos do novo reforço do Vasco da Gama, que deve brigar pela titularidade.
O elenco do Vasco está ganhando corpo. Após a reapresentação no dia 3 de janeiro, caras novas chegaram ao clube, as lacunas começaram a ser preenchidas, e Zé Ricardo ganhou mais opções para a pré-temporada. A última contratação a ser anunciada foi a de Matheus Barbosa, 11º reforço da equipe para 2022. Como o volante pode ser útil para o técnico? O ge responde.
O jogador de 27 anos assinou contrato até o fim de 2023, e o clube vai ficar com 70% dos seus direitos econômicos. Revelado pelo Grêmio, Matheus Barbosa se destacou no Cuiabá em 2020. Em seguida, foi contratado pelo Cruzeiro, onde chegou a marcar dois gols contra o Vasco, na vitória dos mineiros por 2 a 1 no Mineirão, pela Série B do ano passado. Logo depois ele acertou com Atlético-GO.
Quando deixou o Cruzeiro no ano passado, Matheus era o artilheiro do time na temporada, com sete gols em 27 jogos. No Atlético-GO acabou não tendo o espaço que desejava e atuou em 11 partidas, com um gol marcado.
Com características diferentes de Yuri Lara, outro volante contratado pelo Vasco na temporada, Matheus Barbosa chega com atributos mais ofensivos, como bom passe e boa finalização de média/longa distância. Além da força física, é alto (1,83m) e marcou alguns gols de bola aérea em 2021.
O mais importante para o clube cruzmaltino é a experiência de Matheus na Série B. O volante tem dois acessos no currículo – Avaí em 2018 e Cuiabá em 2020 -, além de ter disputado a competição pelo Cruzeiro na temporada passada. Veja abaixo comentários de jornalistas que acompanharam o atleta no último ano:
Guiherme Gonçalves – repórter do ge em Goiás
”Matheus Barbosa chegou ao Atlético-GO no fim de julho de 2021, já no decorrer do Brasileirão. Contratado junto ao Cruzeiro, ele tinha a missão a preencher a vaga de Marlon Freitas, que ficou fora quase três meses por conta de lesão no pé.
Porém, Matheus demorou a ter oportunidade. Só no fim de setembro e início de outubro ele conseguiu ter uma boa sequência na equipe. Apesar disso, fez apenas 11 jogos e um gol com a camisa do Dragão.
Matheus é um meio-campista que pode jogar tanto de segundo volante como de terceiro homem no meio. Não é exatamente um grande homem de marcação, mas tem bom passe e boa técnica, o que o ajuda a chegar na frente quando preciso”.
Henrique Fernandes – comentarista da Globo
”Matheus chegou ao Cruzeiro mais como primeiro volante, tinha jogado assim no Cuiabá. Mas no Cruzeiro ele foi muito mais um segundo, terceiro homem de meio. Muita chegada à frente, sendo um dos artilheiros do time na temporada. É um volante com boa resistência física. É o que mais sobressai nele, a capacidade de correr o campo inteiro, todo o jogo, e as boas leituras para pisar na área e concluir. No Cuiabá chegou a jogar como zagueiro, salvo engano. E no Cruzeiro quebrou o galho em um ou dois jogos na lateral-direita”.
Laura Rezende – setorista do Cruzeiro pelo ge
”O Matheus teve uma passagem relativamente boa pelo Cruzeiro, inclusive com gols importantes. Alguns torcedores questionavam a escalação dele, principalmente no início, mas ele acabou conquistando a confiança, sobretudo pelos gols. Uma das características do jogador é ser um elemento surpresa dentro da área. No Cruzeiro, marcou alguns gols dessa maneira. Além disso, tem um bom chute de fora da área. Um ponto negativo é que em determinados jogos pelo clube mineiro foi lento na recomposição do meio de campo e marcação/desarme”.
Contratações do Vasco para 2022:
- Goleiro: Thiago Rodrigues
- Laterais: Edimar e Weverton
- Zagueiros: Anderson Conceição e Luís Cangá
- Meio-campistas: Yuri Lara, Vitinho, Isaque, Bruno Nazário e Matheus Barbosa
- Atacante: Raniel
Fonte: Globo Esporte