Números indicam Ituano favorito, mas Vasco tem mais chances do acesso; entenda

O Vasco da Gama mais chances de conseguir o acesso à Série A, do que o Ituano, que é o favorito para vencer o jogo.

Andrey Santos durante jogo contra o Ituano
Andrey Santos durante jogo contra o Ituano pela Série B 2022 (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

O fim da Série B para o Vasco, que tinha tudo para ser tranquilo, será dramático. O time carioca enfrenta o Ituano na última rodada, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, e não pode perder para conquistar o acesso sem depender dos outros resultados. Os números, no entanto, indicam que o clube paulista é favorito para vencer a partida.

De acordo com os cálculos do departamento matemático da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Ituano tem 49,61% de chances de ganhar o jogo, contra 18,68% do Vasco. A probabilidade do confronto terminar empatado é de 31,71%.

A sequência de partidas, o fato de jogar em casa e ser líder do returno são alguns dos motivos que fazem o Ituano ter mais chances de vencer a partida do próximo domingo. Nos últimos 10 jogos, o time paulista venceu seis, empatou dois e perdeu dois, enquanto o Vasco possui quatro revés, dois empates e quatro vitórias.

Em caso de derrota por um placar simples, o time cruzmaltino ainda teria outra chance de conseguir o acesso — precisaria torcer para que o Sport não goleie o Vila Nova, em Goiânia, com uma diferença de cinco gols e por uma derrota do Bahia para o CRB, em Maceió, por pelo menos três gols de vantagem.

Contudo, o Vasco é o time com mais chances de subir para a primeira divisão nacional, com 52,8% contra 49,6% do Ituano. O motivo desse número é simples, uma vez que o time carioca joga por um empate ou uma vitória e essas porcentagens somadas são maiores do que a probabilidade de vitória do Galo de Itu.

Mesmo que a equipe comandada por Jorginho seja levemente favorita, o professor do Departamento de Matemática da UFMG, Gilcione Nonato acredita que as chances de acesso à Série A são praticamente as mesmas.

— As probabilidades de acesso do Ituano e Vasco são praticamente 50-50, que equivale a uma partida de cara ou coroa — comenta Gilcione Nonato, matemático da UFMG.

Bahia e Sport também estão na briga pelas duas vagas restantes. O clube baiano, que está em terceiro, possui 97,6% de chances de subir, enquanto o pernambucano, em 6°, tem apenas 0,046%, possibilidades praticamente irrisórias.

Vasco e Ituano fazem o confronto direto no próximo domingo, dia 6 de novembro, pela 38ª e última rodada da Série B. A bola rola às 18h30 (de Brasília) no Estádio Novelli Júnior, em Itu.

Fonte: Extra

Mais sobre:Ituano
Comente

Veja também
Payet foi destaque do Vasco contra o Internacional; veja números

Recuperado de um problema físico, Payet foi titular no confronto diante do Internacional e se destacou; confira os números.

Jogadores do Vasco estariam insatisfeitos com trabalho de Rafael Paiva

Contestado por parte da torcida do Vasco da Gama, Rafael Paiva segue no comando da equipe, mas conta com insatisfação do elenco.

Torcida do Vasco defende Coutinho após derrota em São Januário

Após terceira derrota consecutiva do Vasco da Gama, torcida não culpa Philippe Coutinho e defende meia nas redes sociais.

Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Sair da versão mobile