Números detalham por que o Vasco sofre no Brasileiro desde 2006
Números explicam o motivo do Vasco da Gama ficar entre os quatro primeiros colocados do Brasileiro apenas uma vez desde 2006; veja.

O Vasco teve mais uma edição de Campeonato Brasileiro muito longe do que a torcida espera. O clube fechou sua 15ª participação no atual formato do Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes e terminou a competição em 14º lugar, com apenas 45 pontos – somente com dois a mais em relação à zona de rebaixamento.
As campanhas ruins tornaram-se costumeiras ao tetracampeão brasileiro. Desde 2006, quando o Brasileirão adotou o atual formato com 20 equipes, o time esteve na primeira página da tabela – ou seja, entre os dez primeiros colocados – em apenas seis oportunidades. Com dados do Gato Mestre, o ge separou alguns números sobre o retrospecto ruim do Vasco nos pontos corridos.
Uma única vez no G-4
A melhor campanha do Vasco aconteceu em 2011, quando terminou com o vice-campeonato. Aquela, porém, foi a única vez que o time fechou sua participação dentro do G-4 do Brasileirão. À época, o time comandado por Diego Souza, Juninho Pernambucano, Dedé e companhia somou 69 pontos, a dois de distância do campeão Corinthians. Foi o ponto fora da curva no retrospecto geral.
Além de 2011, o Vasco só terminou entre os dez primeiros colocados em outras cinco edições: 2006, 2007, 2012, 2017 e 2024. A posição média do Vasco durante as 15 temporadas na Série A foi de 12º lugar, com 49,5 pontos somados em média.
A equipe só conseguiu classificação para a Libertadores em duas oportunidades no período: 2011 e 2017. No primeiro ano, a equipe já havia sido campeã da Copa do Brasil durante a temporada, mas também garantiria a vaga pela posição no Campeonato Brasileiro. Em 2017, já com o número de vagas ampliado para os times brasileiros, o Vasco classificou-se à Pré-Libertadores e, posteriormente, conseguiria chegar à fase de grupos da competição continental.
Posição média
São 18 times com pelo menos dez participações na Série A no atual formato do Brasileirão. Dentre eles, o Vasco tem apenas a 13ª melhor posição média, considerando a rodada final de cada edição das campanhas de 2006 até 2025. Fica atrás de todo o G-12, além do Athletico-PR.
O time ficou na segunda página da tabela de classificação em nove oportunidades, a última em 2025, quando chegou a flertar com o discurso de briga pela Pré-Libertadores, mas amargou uma derrocada na reta final, com sete derrotas nos últimos oito jogos.
Soma de pontos
O Vasco também aparece na 13ª posição no número de pontos somados no compilado de todas as edições. O Flamengo lidera o ranking com uma distância de mais de 300 pontos em relação ao rival.
Apesar da goleada acachapante por 5 a 0 para o Atlético-MG, o Vasco conseguiu a classificação para disputar uma competição internacional em 2026. A equipe terminou a competição apenas na 14ª posição e espera a reta final da Copa do Brasil para saber se disputará a Copa Libertadores ou a Copa Sul-Americana.
Se for campeão do torneio, o clube irá disputar a Copa Libertadores. Caso seja eliminado na semifinal ou perca a final, o Vasco irá disputar a Copa Sul-Americana. Isso porque um clube entre Corinthians, Cruzeiro ou Fluminense conquistaria a competição e abriria mais uma vaga na Sul-Americana via Brasileirão.
Depois de poupar todos os jogadores na derrota em Belo Horizonte, o Vasco aposta suas fichas na Copa do Brasil para salvar o ano da frustração. O primeiro jogo da semifinal contra o Fluminense acontece nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Maracanã.
Fonte: Globo Esporte