Novos comandantes e novas perspectivas marcam o Vasco x Fluminense de hoje

Enquanto o Vasco da Gama luta para não beirar a zona de rebaixamento, o Fluminense de Mano Menezes trabalha para deixá-la.

Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO
Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO (Foto: Heber Gomes/AGIF)

O que são quatro meses? Para algumas pessoas pode não ser muito tempo, mas no futebol, é tempo suficiente para um time entrar e sair de uma crise, passar por momentos de turbulência, trocas de comando e ver novos nomes surgirem como protagonistas. 112 dias depois, Vasco e Fluminense voltam a se encontrar pelo Campeonato Brasileiro, na noite de hoje, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, pela 22ª rodada do Brasileirão, em uma partida que pode ser determinante para o futuro das equipes, principalmente em perspectiva de tudo que passou desde o dia 20 de abril.

No jogo do primeiro turno, ainda sob o comando de Fernando Diniz, o Fluminense venceu o Vasco, então de Ramón Diáz, por 2 a 1, no Maracanã. A vitória naquela tarde de sábado foi a única conquistada pelo tricolor até a 18ª rodada, período em que houve a demissão de Diniz, a contratação de Mano Menezes e a estreia de Thiago Silva. O Fluminense chega para o duelo da noite de hoje com quatro vitórias consecutivas e pode, enfim, deixar a zona de rebaixamento após 16 rodadas.

Já no lado vascaíno, o período desde o último clássico contra o Fluminense também foi movimentado dentro e fora de campo. Ramón Diáz, que era o treinador da equipe naquela partida, deixou o cargo na rodada seguinte. O Vasco contratou o técnico português Álvaro Pacheco, que teve uma passagem relâmpago e deixou o clube no Z4 antes de ser demitido, até que Rafael Paiva, enfim, assumisse o comando da equipe. Foi sob as ordens de Paiva que o Vasco encontrou o caminho dos bons resultados, enfileirou vitórias consecutivas e deu um respiro para a equipe na competição. No entanto, o cruz-maltino não vence há três rodadas e pode voltar para a briga contra o rebaixamento.

O clássico da noite de hoje, no Nilton Santos, pode dar um caminho diferente para as equipes, que apesar de terem passados por momentos distintos nos últimos meses, podem terminar a rodada com apenas um ponto de distância. Para o Vasco, o triunfo pode dar um ar de tranquilidade para o trabalho de Rafael Paiva. Apesar de ter sido responsável por conduzir a campanha de recuperação vascaína após as saídas de Ramón Diáz e Álvaro Pacheco, o treinador vive a primeira instabilidade após a sequência de jogos ruins. A classificação na Copa do Brasil pode ter dado um alívio momentâneo para o técnico, mas certamente um resultado positivo em um clássico importante pode acalmar os ânimos da equipe. Paiva, no entanto, terá que lidar com duas baixas para a montar a equipe, já que Philippe Coutinho e Lucas Piton, lesionados, não devem ser relacionados.

Já no Fluminense, o primeiro clássico de Mano Menezes pode servir, não somente para tirar o time da zona de rebaixamento após 16 rodadas, como também para corroborar o momento de viés de alta na temporada – apesar da eliminação na Copa do Brasil na última quarta. Treinador e equipe declaram em uníssono que o principal objetivo do Fluminense neste momento é a permanência na primeira divisão, e uma vitória diante de um rival pode ser o combustível a mais no motor de um time que engatou a quinta marcha nas últimas rodadas para deixar o Z4. Mano terá que lidar com o desfalque do atacante Kevin Serna, que será preservado para o jogo contra o Grêmio, pela Libertadores, na próxima semana. Facundo Bernal, reforço mais caro do tricolor nesta janela, está regularizado e pode estrear.

Em um clássico que promete ser disputado desde o primeiro segundo, Vasco e Fluminense duelam por um momento de respiro e de alívio em meio ao turbilhão de tensões na temporada.

Fonte: Extra

Mais sobre:Fluminense
Comente

Veja também
Confira os fatores que explicam a crise de gols do Vasco

Além da seca do atacante Vegetti, o Vasco da Gama não conseguiu um gol nos últimos três jogos disputados pelo Brasileiro.

Souza é punido pelo STJD com 2 jogos e Pedrinho é advertido

Em julgamento no STJD, Souza foi suspenso por 2 jogos e o Pedrinho advertido por infrações contra o Juventude.

Corinthians x Vasco terá reencontro de técnico, crias e briga pela Libertadores

Vasco da Gama e Corinthians se enfrentam neste domingo, às 16h, em jogo pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Roger Flores faz cobrança a Coutinho e destaca líderes do Vasco

O comentarista Roger Flores afirmou que Coutinho precisa chamar a responsabilidade dentro e fora de campo no Vasco.

Denilson reprova vaias da torcida em derrota do Vasco

Denilson afirmou que as vaias da torcida só vai prejudicar o Vasco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile