Novo técnico? Relembre as passagens de Renato Gaúcho pelo Vasco

Em busca de um novo treinador, Vasco da Gama mira a contratação de Renato Gaúcho, que recentemente deixou o Grêmio.

Renato Gaúcho comandando treino do Vasco em 2008
Renato Gaúcho comandando treino do Vasco em 2008 (Foto: Reprodução/Internet)

Favorito a assumir o comando técnico do Vasco em 2025, Renato Gaúcho já teve duas passagens pelo Cruzmaltino. O treinador passou pelo clube em duas oportunidades durante a década de 2000: a primeira entre 2005 e 2007 e a segunda em 2008. No todo, seus números são considerados positivos, embora ele não tenha conquistado títulos com a equipe. Para a próxima temporada, seu nome ganhou força nesta quinta-feira (12), após uma procura direta do presidente Pedrinho.

A primeira passagem de Renato Gaúcho como técnico do Vasco começou em 2005. Na altura, ele ficou por mais de dois anos à frente da equipe, com a qual faturou o vice-campeonato da Copa do Brasil de 2006 e levou o Vasco à quinta colocação no Brasileirão do mesmo ano. Na Copa Sul-Americana do ano seguinte, chegou até as semifinais, nas quais acabou derrotado pelo América do México. Neste período, comandou o time em 102 jogos, com 41 vitórias, 32 empates e 29 derrotas.

A segunda passagem, entretanto, foi mais dramática. Renato chegou na reta final do Campeonato Brasileiro de 2008, com a equipe já seriamente ameaçada de rebaixamento. O treinador foi a última cartada do então presidente Roberto Dinamite para salvar o Vasco da Série B. Mesmo assim, não obteve sucesso e, apesar de uma corrida contra o tempo para escapar da degola, o clube acabou rebaixado. A segunda passagem de Renato pelo Vasco teve 17 jogos, com cinco vitórias, quatro empates e oito derrotas.

Portanto, no geral, Renato Gaúcho tem pelo Vasco 119 partidas como treinador, somando 46 vitórias, 36 empates e 37 derrotas. Seu aproveitamento pelo clube de São Januário é de 48,7%. O último trabalho do técnico no Rio foi à frente do Flamengo, com o qual foi vice-campeão do Brasileirão e da Libertadores da América em 2021.

Após o Vasco, técnico despontou

Se não impressionou muito com seus números no Vasco, Renato Gaúcho cresceu muito como técnico após sair de São Januário. Ele conquistou a Copa do Brasil e o vice da Libertadores da América pelo Fluminense, já entre suas passagens pelo Gigante da Colina. Posteriormente, pelo Grêmio, ganhou uma Libertadores, uma Copa do Brasil e seis Campeonatos Gaúchos. Chegou a ser cotado para assumir a Seleção Brasileira, mas isto nunca ocorreu.

Curiosamente, uma de suas primeiras oportunidades como treinador, em 2001, foi justamente tendo o Cruzmaltino como adversário. Na estreia pelo Madureira, primeiro clube que assumiu em definitivo, terminou com vitória do Tricolor Suburbano, por 2 a 1, em pelo São Januário. Entretanto, Renato já tivera uma experiência como técnico e jogador pelo Fluminense, em 1996. Na ocasião, o Tricolor também acabou rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, mas uma virada de mesa permitiu a permanência do clube para a primeira divisão do ano seguinte.

Fonte: Rádio Tupi

Mais sobre:Renato Gaúcho
Comente

Veja também
Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Fortaleza

No confronto entre Vasco da Gama x Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro, o Clube Carioca tem lucro de mais de R$ 200 mil.

Romario comemora 18 anos do seu milésimo gol: ‘Deixei meu nome na história’

Nesta terça-feira (20), Romário comemora 18 anos do seu milésimo gol, que aconteceu com a camisa do Vasco da Gama contra o Sport.

Thiago Maciel relembra participação no milésimo de Romário pelo Vasco

O ex-lateral-direito Thiago Maciel foi o autor do cruzamento que deu origem ao pênalti cobrado por Romário a favor do Vasco.

Daniel Amorim é a aposta do Operário-PR para o jogo contra o Vasco

O atacante Daniel Amorim reencontra o Vasco da Gama e São Januário, sendo a principal arma do Operário-PR no duelo.

Vegetti é a principal esperança do Vasco para avançar na Copa do Brasil

Artilheiro do Vasco na temporada, Vegetti é a principal esperança da torcida para balançar a rede contra o Operário-PR.

Veja fatores que motivam o Vasco para o mata-mata contra o Operário-PR

O Vasco recebe o Operário-PR nesta terça-feira em São Januário para disputar uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Vegetti lidera estatísticas do Brasileiro desde sua estreia pelo Vasco

As estatísticas de Vegetti no Campeonato Brasileiro são superiores em comparação a outros atletas da mesma posição.

Tranquilidade ou pressão? O que esperar do jogo Vasco x Operário em São Januário?

Após empate na ida, Vasco x Operário-PR disputam uma vaga nas oitavas da Copa do Brasil, em São Januário; veja o que esperar do jogo.

Vasco reencontra Operário-PR com mudanças dentro e fora de campo

Com mudanças, o Vasco da Gama busca a vitória diante do Operário-PR para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil.

Olho no rival! Escalação do Operário-PR contra o Vasco

Confira a escalação do Operário-PR para o jogo contra o Vasco da Gama, nesta terça-feira, pela Copa do Brasil.

Sair da versão mobile