Novo técnico? Relembre as passagens de Renato Gaúcho pelo Vasco

Em busca de um novo treinador, Vasco da Gama mira a contratação de Renato Gaúcho, que recentemente deixou o Grêmio.

Renato Gaúcho comandando treino do Vasco em 2008
Renato Gaúcho comandando treino do Vasco em 2008 (Foto: Reprodução/Internet)

Favorito a assumir o comando técnico do Vasco em 2025, Renato Gaúcho já teve duas passagens pelo Cruzmaltino. O treinador passou pelo clube em duas oportunidades durante a década de 2000: a primeira entre 2005 e 2007 e a segunda em 2008. No todo, seus números são considerados positivos, embora ele não tenha conquistado títulos com a equipe. Para a próxima temporada, seu nome ganhou força nesta quinta-feira (12), após uma procura direta do presidente Pedrinho.

A primeira passagem de Renato Gaúcho como técnico do Vasco começou em 2005. Na altura, ele ficou por mais de dois anos à frente da equipe, com a qual faturou o vice-campeonato da Copa do Brasil de 2006 e levou o Vasco à quinta colocação no Brasileirão do mesmo ano. Na Copa Sul-Americana do ano seguinte, chegou até as semifinais, nas quais acabou derrotado pelo América do México. Neste período, comandou o time em 102 jogos, com 41 vitórias, 32 empates e 29 derrotas.

A segunda passagem, entretanto, foi mais dramática. Renato chegou na reta final do Campeonato Brasileiro de 2008, com a equipe já seriamente ameaçada de rebaixamento. O treinador foi a última cartada do então presidente Roberto Dinamite para salvar o Vasco da Série B. Mesmo assim, não obteve sucesso e, apesar de uma corrida contra o tempo para escapar da degola, o clube acabou rebaixado. A segunda passagem de Renato pelo Vasco teve 17 jogos, com cinco vitórias, quatro empates e oito derrotas.

Portanto, no geral, Renato Gaúcho tem pelo Vasco 119 partidas como treinador, somando 46 vitórias, 36 empates e 37 derrotas. Seu aproveitamento pelo clube de São Januário é de 48,7%. O último trabalho do técnico no Rio foi à frente do Flamengo, com o qual foi vice-campeão do Brasileirão e da Libertadores da América em 2021.

Após o Vasco, técnico despontou

Se não impressionou muito com seus números no Vasco, Renato Gaúcho cresceu muito como técnico após sair de São Januário. Ele conquistou a Copa do Brasil e o vice da Libertadores da América pelo Fluminense, já entre suas passagens pelo Gigante da Colina. Posteriormente, pelo Grêmio, ganhou uma Libertadores, uma Copa do Brasil e seis Campeonatos Gaúchos. Chegou a ser cotado para assumir a Seleção Brasileira, mas isto nunca ocorreu.

Curiosamente, uma de suas primeiras oportunidades como treinador, em 2001, foi justamente tendo o Cruzmaltino como adversário. Na estreia pelo Madureira, primeiro clube que assumiu em definitivo, terminou com vitória do Tricolor Suburbano, por 2 a 1, em pelo São Januário. Entretanto, Renato já tivera uma experiência como técnico e jogador pelo Fluminense, em 1996. Na ocasião, o Tricolor também acabou rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, mas uma virada de mesa permitiu a permanência do clube para a primeira divisão do ano seguinte.

Fonte: Rádio Tupi

Mais sobre:Renato Gaúcho
Comente

Veja também
Denilson exalta atuação de Coutinho em estreia do Vasco na Sul-Americana

Com golaço e uma bela assistência contra o Melgar, Coutinho se destaca pelo Vasco da Gama e Denilson elogia.

Nuno Moreira paga dívida após cobrança de Vegetti

Vegetti cobra Nuno Moreira após assistência contra o Santos e português retribui favor em duelo com o Melgar, pela Sul-Americana.

Empresário de grandes jogadores visita CT do Vasco e estreita laços

Empresário de jogadores sul-americanos visita o CT Moacyr Barbosa e encontra com Felipe Maestro, do Vasco da Gama.

Chegada de Nuno Moreira faz Coutinho crescer no Vasco

Coutinho melhora desempenho após chegada de Nuno Moreira e tem 4 participações em gols nos 4 jogos que atuou ao lado do português.

Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar atuação do atacante

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Sair da versão mobile