Novo estádio de São Januário pode ter gramado sintético

O Vasco da Gama tem analisado arenas brasileiras e a tendência é que São Januário tenha um gramado sintético ou híbrido.

Parte interna do projeto de São Januário
Parte interna do projeto de São Januário (Foto: Divulgação/Vasco da Gama)

A reforma de São Januário ainda não começou, mas o Vasco tem debatido ideias para a obra da nova arena. Uma delas diz respeito ao tipo de gramado que o clube usará. Atualmente, a grama do estádio é 100% natural. Isso deve mudar.

A tendência, hoje, é que São Januário tenha um gramado sintético ou híbrido (natural e sintético), o que aumentaria o custo da reforma, mas a médio e longo prazo seria benéfico, avalia o Vasco. O clube tem analisado arenas brasileiras. Já foi apresentado, por exemplo, um relatório sobre o Estádio Nilton Santos, administrado pelo Botafogo.

O exemplo recente do Atlético-MG é levado em consideração. A condição ruim da grama natural da Arena MRV tem sido um problema para o clube mineiro desde a inauguração do estádio, há pouco mais de um ano. A diretoria atleticana buscou as aprovações necessárias para fazer a troca, e o gramado sintético deve começar a ser instalado depois do fim da temporada.

A transformação de São Januário em uma arena mais moderna vai requerer cuidados a mais com o gramado, já que a intenção é ter eventos além dos jogos, como shows, no local. A manutenção do gramado sintético ou híbrido, neste sentido, seria mais simples e mais barato.

Para a manutenção do gramado natural, além do tratamento com insumos, é necessário exposição ao sol e irrigação. Geralmente, no espaço com mais sombra é onde a condição da grama piora. Atualmente, São Januário é aberto, o que ajuda na qualidade do gramado. Com a reforma, isso não será mais possível. Por isso, o Vasco praticamente descarta ter grama 100% natural.

A programação do Vasco é fechar São Januário para a reforma após o fim do Campeonato Brasileiro e começar as obras no início do ano que vem. Para isso, o clube depende da venda do potencial construtivo – as negociações continuam acontecendo, mas ainda sem acordo fechado.

O presidente Pedrinho tem conversado com os arquitetos responsáveis pelo projeto sobre modificações. Quando tudo estiver pronto, o Vasco pretende agendar um evento para apresentar os detalhes a torcedores e imprensa.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:São Januário
Comente

Veja também
Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Copa do Brasil: Vasco desiste de acionar a Justiça e aguarda STJD

Vasco da Gama tinha a intenção de ir à Justiça comum para contra a mudança de datas das semifinais da Copa do Brasil.

Jogadores do Vasco em São Januário
Saiba quem são os 10 jogadores que podem aproveitar a Data Fifa no Vasco

Com uma semana livre para treinos antes do próximo compromisso, jogadores do Vasco da Gama aproveitam data Fifa para recuperar boa forma.

Casimiro em participação na Cazé TV
Casimiro doa R$ 10 mil para torcida do Vasco organizar festa contra o Atlético-MG

Para incentivar os jogadores, a Força Jovem planeja festa para antes do duelo de volta da Copa do Brasil e Casimiro doa montante.

Cauan Barros em treino do VascoCauan Barros em treino do Vasco
Cauan Barros se destaca no Amazonas e sonha com vaga na Série A

Emprestado pelo Vasco da Gama, Cauan Barros é destaque do Amazonas e mira acesso para a elite do Brasileiro.

Treino do Vasco da Gama no CT Moacyr Barbosa
Elenco do Vasco se reapresenta após folga; veja programação

Após folga, elenco do Vasco da Gama se reapresenta nesta quarta-feira (9) e inicia os treinos para os confrontos decisivos; veja programação.