Norte a Sul: entenda a aplicação dos recursos na base do Vasco
O Vasco da Gama está destinando 100% dos recursos oriundos do plano Norte a Sul para melhorias nas categorias de base.
Na última quarta-feira (19) a Vasco TV publicou mais um vídeo da Série ‘Por Dentro do Vasco’, que mostra a cada capítulo um detalhe referente ao Gigante, seja sobre o novo CT que está em construção, administração, futebol e outros assuntos.
O último vídeo publicado teve como destaque o investimento realizado nas categorias de base através do programa Sócio Gigante. Como anunciado há alguns meses, 100% das receitas oriundas da categoria Norte a Sul, para torcedores de fora do Rio de Janeiro, estão sendo destinadas à base.
Quem apareceu no vídeo explicando o intuito da iniciativa foi o próprio presidente Alexandre Campello. O mandatário vascaíno ainda revelou que em breve surgirá uma nova maneira de arrecadar recursos para ajudar a garotada do Gigante.
– Desde sempre a base foi uma preocupação e o entendendimento dessa gestão é que a base é a grande solução para o Clube. É preciso investir mais na base, que ela tenha não só recursos estruturais, de infraestrutura, com centro de treinamento, alojamento, escola de boa qualidade, mas é preciso também um investimento financeiro para custear os profissionais de qualidade, e também ajuda de custo, o contrato dos nossos jogadores. Então, nesse sentido, eu resolvi pegar parte daquilo que o sócio-torcedor contribui e investir diretamente na base. A gente entende que o sócio quando investe no programa, ele está pensando em investir no futebol, e nada melhor do que investir na base porque é o futuro do Clube, é dali que surgem os jogadores com identificação com o Clube, então até que para valorizar esse torcedor de fora do Rio, que é apaixonado pelo Clube, que sequer tem a possibilidade de vir ao estádio assistir os jogos. Eu peguei esses recursos oriundos do sócio-torcedor de fora do Rio, que é o Norte a Sul, e trouxe para a base. Destinei esses recursos para a base. Nossa ideia é avançar nesse sentido criando outras receitas, fontes de receitas, em breve a gente vai lançar uma nova fonte de receita exclusivamente para aplicação na base do futebol.
Na sequência, o diretor do programa Sócio Gigante, Eduardo Sá, fez um comentário sobre a iniciativa. Ele reafirmou que toda a quantia do Norte a Sul está indo para a finalidade, e destacou que o Clube está investindo na base para fazer um futebol profissional mais forte no futuro.
– Com relação ao plano Norte a Sul, a notícia é ainda mais importante porque foi uma novidade desse ano. Então a gente tem 100% da receita dele destinada às categorias de base. É o Vasco pensando lá no futuro e investimento em sua base para ter no futebol profissional no futuro cada vez melhor também.
Não poderia faltar para falar sobre o tema a participação de Carlos Brazil, gerente das categorias de base do Vasco. O dirigente explicou a importância da verba oriunda do Norte a Sul para colocar os pagamentos em dia na base, além de fazer inestimentos futuramente, e ainda agradeceu aos torcedores por aderirem à categoria no Sócio Gigante.
– A promessa do presidente era que toda essa verba viesse para o futebol de base. Está sendo 100% cumprida. A gente já fez 2 repasses para os meninos, a gente está tirando todo o atraso da folha de contrato de formação e de base. É cada vez mais importante que o torcedor participe desse projeto para que a gente possa cada vez mais ter recursos para formar muitos Talles, Vinícius, Brunos, Pecs, e a gente tenha uma base cada vez mais forte no Clube. Em primeiro lugar, quero agradecer aos torcedores do Norte a Sul, que contribuíram e entram de sócio-torcedor, motivar as pessoas cada vez elas entrarem mais de sócios porque isso é importante para o Clube e a sua base, aonde esse dinheiro está sendo 100% destinado. Nesse momento é importante comunicar para todos que a gente está conseguindo colocar a folha de pagamento da formação e de bolsa em dia, areditamos que até o final do ano vamos conseguir colocar a coisa em ordem, ficou um tempo atrasado por todas as dificuldades que o Clube atravessou, mas a gente espera, com sinceridade, que isso tenha uma continuidade, que o torcedor entanda a importância disso porque quanto maior o investimento no futebol de base, mais o Clube tem condições de colocar jogadores prontos na equipe principal, para darem retorno não só financeiro, mas técnico também durante algum tempo. Essa é a realidade hoje do futebol brasileiro. Só para os torcedores entenderem, depois que tudo isso estiver equacionadao, a questão da bolsa deles, do contrato de formação, o que a gente espera que seja o mais rápido possível, a gente começa a fazer investimentos que são muito importantes para o futebol de base. Necessidades primordiais que nós temos hoje como transporte, suplementos para os atletas, GPS, enfim, são muitas necessidades que o futebol de base tem e que a gente sabe que com esse suporte o jogador se forma e se desenvolve melhor. Então a gente agradece e torce para que haja uma continuidade nos próximos meses e anos.
O pensamento acerca de passar os recursos do Norte a Sul para investir nas categorias de base é uma forma de contemplar os sócios-torcedores de fora do Rio de Janeiro, fazendo com que eles se sintam ‘padrinhos’ da garotada. Com esse dinheiro, o Clube buscará, além de manter pagamentos em dia, investir em mais estrutura, melhorar o processo e trazer jogadores mais qualificados.