No radar da Seleção, Coutinho pode ser convocado em novembro
Destaque do Vasco da Gama nesta temporada, Philippe Coutinho estaria no radar de Carlo Ancelotti e pode ser convocado em novembro.

A presença do diretor-executivo de seleções da CBF, Rodrigo Caetano, em São Januário durante o jogo entre Vasco e Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, não passou despercebida. Além de monitorar Paulo Henrique e Rayan, ele também voltou os olhos para Philippe Coutinho.
A Agência RTI Esporte apurou que Rodrigo Caetano e Juan Santos, coordenador de seleções da CBF, registraram o bom desempenho do meia, que vem tendo boas atuações desde a chegada de Fernando Diniz no Vasco.
Internamente, há quem defenda que, se Philippe Coutinho mantiver o nível atual, ele pode aparecer em uma das próximas listas do técnico italiano Carlo Ancelotti para os amistosos da Seleção Brasileira.
Aos 33 anos, o camisa 10 do Vasco vive uma fase de reabilitação. Desde que voltou ao país, tem mostrado intensidade, comprometimento e boa leitura de jogo. O próprio Carlo Ancelotti, segundo duas fontes da CBF, teria sido informado sobre a evolução do jogador.
Ainda segundo apurou a reportagem, a movimentação da comissão técnica nos jogos do Vasco reflete o interesse crescente em buscar um “fato novo” para a Seleção Brasileira durante o ciclo de preparação para a Copa do Mundo de 2026.
Além de Paulo Henrique, lateral-direito que enfrentou Coreia do Sul e Japão na última Data Fifa, e Rayan, atacante que vem se destacando no Campeonato Brasileiro, Philippe Coutinho se tornou um ponto de atenção pela experiência e liderança técnica em campo.
Veja desempenho de Philippe Coutinho em 2025
Antes de tudo, Philippe Coutinho vem sendo peça central do Vasco em 2025. Segundo números atualizados do SofaScore, ele disputou 44 partidas e totalizou 3.260 minutos em campo. Além disso, marcou 11 gols e contribuiu com 5 assistências na temporada.
Esses dados mostram um jogador com participação direta relevante no setor ofensivo. Isso porque a média de gols por jogo fica em 0,25 e a de assistências em 0,11. Isso, aliás, significa que Philippe Coutinho joga em média 74,1 minutos por partida.
Na Data Fifa de novembro, o Brasil enfrentará Senegal e Tunísia, dois adversários africanos que prometem testar o elenco de Carlo Ancelotti. O treinador busca consolidar uma base. Mas, considera dar oportunidade para outros jogadores que atuam no futebol brasileiro.
Nas próximas semanas, a CBF deve intensificar as análises antes da divulgação da lista oficial para os amistosos. Caso mantenham o ritmo, Paulo Henrique, Rayan e Philippe Coutinho têm chances reais de figurar entre os convocados, recolocando o Vasco no mapa da Seleção.
Fonte: RTI Esporte