Mudanças no meio funcionam e Vasco dá esperança ao torcedor para o futuro

Vasco da Gama venceu o Atlético-MG por 2x0, em São Januário, pela 37ª rodada do Brasileiro e confirmou vaga na Copa Sul-Americana.

Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG
Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Vitória alcançada sem dificuldades, festa da torcida mesmo debaixo de chuva e vaga na Copa Sul-Americana confirmada. Sem dúvidas, a despedida do Vasco de São Januário em 2024 foi melhor do que a do ano passado, quando o clube viveu o drama da luta contra o rebaixamento até o último momento. Ainda assim, o 2 a 0 sobre o Atlético-MG deixa uma inevitável sensação de que a temporada cruz-maltina poderia ter sido melhor.

O triunfo que acabou com a sequência de cinco jogos sem vitórias foi conquistado com uma boa atuação dos comandados de Felipe. É verdade que o Vasco encarou um Galo sem rumo e com muita dificuldade para ser competitivo — o técnico Gabriel Milito foi demitido após a derrota. Ainda assim, se os cruz-maltinos tivessem repetido o futebol das últimas partidas, o máximo que teriam conseguido era um empate sem gols.

– Era importante a gente fazer o último jogo em casa assim – afirmou Philippe Coutinho, que marcou o segundo gol da partida e voltou a balançar a rede em São Januário (o último havia sido em 2010, contra o Internacional): – Primeiro, pela classificação. E para deixarmos uma imagem boa para o ano que vem. Para a gente almejar coisas maiores, que é o que o clube quer, o que nós, jogadores, queremos e que vão ser os nossos objetivos.

Não foi apenas pelo gol que o meia foi decisivo para o Vasco. Foi dele o passe certeiro que achou Vegetti, livre, para abrir o placar. Os gols cruz-maltinos foram todos no segundo tempo.

No primeiro, a equipe teve o controle da partida. Mas não conseguiu transformar esse domínio em chances de perigo. O esquema com três volantes, e Coutinho e Alex Teixeira mais à frente, fez o Vasco ganhar o meio-campo. A forte pressão na saída do Atlético-MG também se mostrou certeira. Mas Vegetti ficou isolado na frente.

Felipe teve o mérito de enxergar esse problema, e o time voltou do intervalo com uma aproximação maior entre os jogadores. Mantendo a pressão da primeira etapa, tornou-se letal. No primeiro gol, aos 6, Hugo Moura desarmou Rubens e acionou Coutinho, que deu a assistência para Vegetti. No segundo, aos 18, foi a vez de Mateus Carvalho roubar e lançar para Lucas Piton cruzar com perfeição para o camisa 11.

Com 47 pontos, o Vasco é o 10º e vê a vaga na Libertadores muito de perto, mas sem mais poder alcançá-la. Domingo, visita o Cuiabá com a sensação de que, tivesse jogado mais vezes assim, poderia ter chegado um pouco mais longe. Que fique de lição para 2025.

Fonte: O Globo

1 comentário
  • Responder

    Não é repetitivo afirmar que já foi postado aqui , o problema do Vasco não si concentrava apenas em duvidosas qualidades técnicas e , sim , até psicológica pois sem um comando fora de campo com um treinador inexperiente e sem atitude refletia o descontrole da equipe em termos conjuntural .Um treinador não pode e nem deve ficar calado impassível a beira de campo como era a atitude do Paiva . O elenco Vascaíno era para estar entre o sexto ao quinto lugar .Perder pontos para o Bragantino , Atlético Paranaense ,Criciúma ,Juventude ,São Paulo e mesmo Corinthians em casa , são injustificáveis da maneira que foram ,foi demorado e muito a demissão do Paiva e o preço é este .

Comente

Veja também
Souza, volante do Vasco
Souza tem treinado há mais de 2 meses como zagueiro no Vasco

Volante de origem, Souza teve poucas chances no meio e se colocou à disposição para atuar como defensor no Vasco da Gama.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.