Mudanças de Rafael Paiva mudam cara do Vasco contra o Vitória

Técnico do Vasco da Gama. Rafael Paiva recalculou a rota do time na partida contra o Vitória e saiu de Salvador com três pontos fundamentais.

Rafael Paiva em entrevista coletiva após Criciúma x Vasco
Rafael Paiva em entrevista coletiva após Criciúma x Vasco (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Em duelo de tempos distintos, o Vasco conseguiu uma importante vitória, ontem. A equipe comandada por Rafael Paiva derrotou o Vitória por 1 a 0, em partida disputada no Barradão, e válida pelo Campeonato Brasileiro. O plano de jogo inicial traçado pelo treinador não deu certo, mas a mexida feita no intervalo mudou a postura do time, e foi essencial para a conquista dos três pontos. Com o resultado positivo, o cruz-maltino subiu um degrau na escalada por uma vaga na zona de classificação da Pré-Libertadores.

O Vasco iniciou o duelo com uma grande surpresa na escalação. Rafael Paiva optou por deixar Payet no banco e entrou com três jogadores de velocidade na frente, além do centroavante Vegetti — Rayan, David e Emerson Rodríguez. Ciente de que o adversário, embalado pela torcida, iria para cima, o treinador queria explorar os espaços deixados com transições rápidas. No entanto, o erro de estratégia ficou escancarado nos 45 minutos iniciais.

O primeiro tempo foi todo do Vitória, que explorava muito bem o buraco entre as duas primeiras linhas de marcação do cruz-maltino. O trio de meio de campo dos donos da casa tinham muita liberdade para acionar as duas pontas, com Osvaldo e Carlos Eduardo. A partir dali, as jogadas eram criadas sem muita resistência. O que faltava para equipe de Thiago Carpini sair na frente do marcador era a eficiência à frente do gol.

Os números ao final da etapa inicial demonstram bem o que foi o jogo, até aquele momento. O Vasco tinha a bola, mas sem um articulador, não sabia o que fazer com ela. Aproveitando a deficiência dos visitantes, o rubro-negro executava muito bem o seu plano, de aproveitar os contra-ataques. Não a toa, conseguiu 14 finalizações, obrigando Léo Jardim a fazer grandes defesas em, pelo menos, quatro oportunidades.

O comandante vascaíno percebeu que a estratégia, inicialmente traçada, não havia dado o resultado esperado. Por isso, na volta do intervalo ele colocou Payet no lugar de Emerson Rodríguez. Logo nos primeiros minutos do segundo tempo, a substituição já mostrou ter sido acertada. Com o camisa 10 em campo, o cruz-maltino colocou a bola no chão e trabalhou a posse com mais cadência.

Após o “susto inicial” com o ímpeto do cruz-maltino, criando três oportunidades em seguida, os donos da casa equilibraram a partida e também conseguiram criar algumas boas chances, todas em transições rápidas. Quando o duelo parecia ter esfriado, o Vasco conseguiu abrir o marcador em lance de escanteio. Payet fez a cobrança, João Victor subiu muito alto e cabeceou sem chances para Lucas Arcanjo. Apesar de controlar o jogo a partir dali, os visitantes quase viram tudo ir por água abaixo no último lance, quando tiveram sua trave acertada por chute de Gustavo Mosquito.

Com os três pontos conquistados, o Vasco viu o sonho de brigar por uma vaga no G-6 se aproximar de se tornar uma realidade. A sete pontos da zona de classificação para Pré-Libertadores, com uma partida a menos, a equipe de Rafael Paiva chegou ao oitavo jogo de invencibilidade, e demonstrou que tem forças para almejar coisas maiores na temporada. Mais que a importante vitória, o último duelo demonstra maturidade acima de um treinador ainda interino.

Vivendo seu melhor momento no ano, o cruz-maltino terá um importante período de descanso. Com a parada da Data Fifa, o calendário do futebol brasileiro vai passar por uma pausa de 10 dias. O período pode ser um divisor de águas para o Vasco, se tornado uma quebra no seu ímpeto, ou servindo para evoluir ainda mais no funcionamento do time. A cada partida, Rafael Paiva vai demonstrando o porque ser o nome certo para seguir buscando o crescimento do cruz-maltino, de começar a sonhar mais alto.

Fonte: O Globo

Comente

Veja também
Vasco tem 6 jogadores pendurados contra o Internacional

O Vasco da Gama enfrenta o Internacional nesta quinta-feira (21), pelo Campeonato Brasileiro, e tem seis jogadores pendurados para o jogo.

Torcida do Corinthians esgota ingressos para jogo contra o Vasco

Em confronto direto, Corinthians e Vasco da Gama se enfrentam pelo Brasileiro e torcida do Timão já esgotou a carga de ingressos.

Vasco tem 2º melhor desempenho dos últimos 10 anos em São Januário

Com apenas uma derrota em São Januário na temporada de 2024, o Vasco da Gama tem o segundo melhor desempenho no estádio nos últimos 10 anos.

Rayan entra na mira de clubes da Premier League

O atacante Rayan vem sendo observado por vários clubes do exterior e pode deixar o Vasco da Gama na próxima temporada.

Jogadas e gols de Danilo, cogitado no Vasco

O Vasco da Gama já iniciou o planejamento para a temporada de 2025 e rumores indicam possível interesse em Danilo; veja lances do lateral.

Sair da versão mobile