MP vê ilegalidades e pede ajustes em plano de recuperação judicial do Vasco

O Ministério Público apontou graves ilegalidades em plano de recuperação judicial do Vasco e pede correção antes de Assembleia.

Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho, presidente do Vasco ( Foto: Lucas Figueiredo/Getty Images)

O Ministério Público do Rio de Janeiro apontou “graves ilegalidades” no plano de recuperação judicial apresentado pelo Vasco e pela SAF, especialmente no tratamento de dívidas trabalhistas, e apontou a necessidade da correção dos pontos ilegais antes da Assembleia Geral dos Credores. No atual cenário, o MP indicou a impossibilidade de homologação pelo Juízo Recuperacional, mesmo que haja a aprovação dos credores.

Em parecer preliminar, o MP classificou cláusulas como abusivas, discriminatórias e que “afrontam o ordenamento jurídico”, e recomendou que o clube refaça trechos do documento antes da Assembleia Geral de Credores que decidirá o futuro do processo. A informação foi publicada primeiramente pelo Podcast Cruzmaltino.

Um dos pontos trazidos no documento é a possibilidade de pagamento integral dos créditos trabalhistas em até dez anos, quando, segundo o MP, a lei estabelece um limite de três anos.

Além disso, o texto cria duas categorias de credores: os chamados “colaboradores”, que participaram e aderiram a negociações propostas por ocasião das mediações conduzidas pela Fundação Getúlio Vargas e receberiam sem deságio, ou seja, integralmente; e os “não colaboradores”, que teriam direito a apenas 8% do valor nominal da dívida, limitado a 150 salários mínimos, com início dos pagamentos apenas um ano após a homologação. Para o MP, a divisão é abusiva e ilegal, por tratar de forma desigual trabalhadores de uma mesma classe. Confira um trecho do documento abaixo:

As ilegalidades, aqui, são gigantescas. Isso porque cria tratamento ainda mais gravoso aos credores que não aderiram às condições discutidas em mediação. Estes receberiam:

  • apenas 8% do valor nominal de seus créditos, o que equivale a um deságio de 92%;
  • pagamentos limitados a 150 salários-mínimos;
  • início dos pagamentos apenas em 12 meses após a homologação, sem definição quanto à conclusão.”

Há de se ter como ILEGAL qualquer tentativa de imposição de punição aos titulares de crédito trabalhistas que não quiseram aderir às ‘condições de pagamento discutidas na mediação’. Trata-se de uma previsão ABUSIVA, sem previsão legal, que viola o princípio pars conditio creditorum, sem olvidar o desrespeito ao já mencionado art. 54,da LFR.”

O parecer também critica a previsão de um “bônus de adimplência”, que perdoaria automaticamente saldos superiores a R$ 5 milhões por credor caso o Vasco cumprisse os pagamentos. A medida foi classificada como um “deságio disfarçado”, vedado pela lei. Outro ponto considerado irregular é a aplicação de penalidades para credores que não atualizarem seus dados bancários a tempo, o que implicaria um deságio adicional de 2%.

Ademais, conforme as cláusulas 4.2.1.5 e 4.2.1.5.1, caso as Recuperandas cumpram os pagamentos ao longo desses 10 anos, haverá um “bônus de adimplência”, consistente na extinção automática de qualquer saldo superior a R$ 5.000.000,00 por credor. Essa previsão, além de abusiva, configura verdadeiro deságio disfarçado, em afronta ao texto legal, que exige o pagamento integral.

Diante das constatações, o Ministério Público recomendou a republicação do edital para dar ciência plena aos credores sobre o plano atualizado, além da correção dos pontos ilegais antes da Assembleia Geral de Credores. Segundo o parecer, mesmo que os credores aprovem o documento, as cláusulas apontadas não poderão ser homologadas pela Justiça caso permaneçam em desconformidade com a lei.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Avançou! Nino diz ‘sim’ ao Vasco e espera liberação do Zenit

O Vasco da Gama acertou com Nino, que já comunicou ao Zenit seu desejo de jogar no Brasil. Negociação pode ser concluída a breve.

Robert Renan quebra o silêncio sobre negociação com o Vasco

Aos 21 anos, o zagueiro Robert Renan teve interesse de outros clubes, mas preferiu vestir a camisa do Vasco da Gama.

Veja como Diniz pode escalar o Vasco para enfrentar o Corinthians

O técnico Fernando Diniz terá os retornos de Jair e Paulo Henrique para o jogo contra o Corinthians, neste domingo.

Robert Renan chega ao Rio para exames e acerto com o Vasco

Já no Rio de Janeiro, o zagueiro Robert Renan realizará exames médicos neste sábado para assinar com o Vasco da Gama.

Admar Lopes segue na Europa para acelerar contratações de reforços

Com aumento do caixa nos últimos dias, Vasco da Gama intensifica busca por reforços e Admar Lopes conduz negociações direto da Europa.

Do último desejo do pai ao Vasco: conheça a história de Paulo Henrique no futebol

Destaque do Vasco da Gama e titular absoluto, Paulo Henrique de história de altos e baixos antes de entrar no radar da Seleção Brasileira.

Vasco encaminha empréstimo de Matheus França

Vasco da Gama chega em um acordo com o Crystal Palace e contrata Matheus França por empréstimo até junho 2026.

Vasco realiza estudo do solo para definir nova capacidade de São Januário

Vasco da Gama realiza estudo importante para definir nova capacidade de São Januário e dá mais um passo em relação a reforma.

Dois jogadores do Vasco estariam insatisfeitos com o trabalho de Fernando Diniz

Sem espaço com Fernando Diniz nos últimos jogos do Vasco da Gama, Alex Teixeira e Maurício Lemos estariam insatisfeitos com o técnico.

Vasco faz reformulação no elenco e mais 2 zagueiros podem sair do Clube

Em processo de reformulação do elenco, o Vasco da Gama coloca zagueiros na lista de transferências e busca novos nomes no mercado.