Morte de Wendel expôs os problemas na base e o Vasco será punido

A Promotora Clisanger Gonçalves afirmou que a morte de Wendel acabou favorecendo o processo contra o Vasco da Gama.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) aprovou a ação movida pela promotora Clisanger Gonçalves e vai indiciar o Vasco pela série de inadequações apresentadas pelo clube em suas categorias de base. A agremiação já vinha sendo investigada pela morte do adolescente Wendel Junior Venâncio da Silva, que faleceu após passar mal durante uma peneira no centro de treinamento de Itaguaí (RJ), no dia 9 de fevereiro. O local deve ser interditado até apresentar mudanças.

De acordo com Gonçalves, a juíza Ivone Ferreira Caetano, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, acatou o pedido do MP que apresenta uma série de exigências a serem cumpridas pelo Vasco, inclusive em seu centro de treinamento em Itaguaí, onde não havia ambulância para socorrer Wendel. Segundo a promotora, o clube não investiu em mudanças desde que passou a ser informado pelo órgão de que as condições oferecidas a jovens atletas estavam em desacordo com o Estatuto da Criança e Adolescente.

– O MP ingressou com a ação contra o Vasco da Gama em razão da não adequação. Após várias negociações, não foi possível. Inclusive, o trágico falecimento do Wendel ocorreu em um centro de treinamento em Itaguaí que sequer era do conhecimento do MP – disse a promotora ao “SporTV News”.

Gonçalves afirmou que o MP já vinha realizando tentativas de acordo com o Vasco para adequar suas categorias de base ao estatuto. A morte de Wendel, segundo apontou, acabou favorecendo o processo contra o clube.

– Esse falecimento é mencionado na ação e certamente influenciou na decisão da juíza ao acolher os pedidos do MP – disse.

A promotora ainda apontou a série de exigências que compõem o processo do MP contra o Vasco e afirmou que o clube deve servir de exemplo a todas as agremiações de futebol do país.

– Ao longo de 2011, foram estabelecidas uma série de reuniões também junto do Ministério Público do Trabalho a fim de fazer cessar essas violações de direitos (no Vasco). Seriam melhorias nos alojamentos, nos refeitórios, exames médicos nos adolescentes, a questão da educação, uma série de questões que são obrigação de todos os clubes de futebol do Brasil. Esta ação, neste momento, é contra o Vasco, mas o MP tem uma atuação em relação aos outros clubes de futebol. É importante que os clubes entendam que têm responsabilidades em relação a esses adolescentes-atletas. Estamos preocupados com novas violações de direitos e novos e trágicos incidentes contra esses adolescentes que sonham com a profissionalização e podem acaba como Wendel – afirmou.

globo esporte

Comente

Veja também
Lucas Eduardo projeta final do Carioca Sub-20 contra o Flamengo

O volante Lucas Eduardo destacou que o jogo será difícil, mesmo disputando em São Januário, mas mira vitória do Vasco.

Torcida do Vasco planeja festa inspirada nos anos 90 para jogo na Copa do Brasil

A torcida organizada do Vasco prepara grande festa para o jogo contra o Atlético-MG e a vaquinha já ultrapassou R$ 60 mil.

MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.

Sair da versão mobile