Luto no esporte: morre comentarista Luis Mendes

Morreu agora a pouco no Rio de Janeiro, Luiz Pineda Mendes: Luis Mendes o "homem da palavra fácil".

Luiz Pineda Mendes, conhecido como Luiz Mendes nasceu em Palmeira das Missões, em 9 de junho de 1924 e morreu aos 87 anos, hoje 27 de outubro de 2011, no Rio de Janeiro. Ele foi um dos maiores comentaristas esportivos do Brasil. Trabalhava na Rádio Globo desde 1950, mais recentemente como comentarista da Rádio Globo AM.

Do g1

O comentarista esportivo Luiz Mendes morreu na manhã desta quinta-feira (27). Ele estava internado no CTI do Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde o dia 17 de outubro. A assessoria do hospital ainda não informou sobre a causa da morte.

A Rádio Globo prestou uma homenagem ao radialista com uma seleção de áudios de Luiz Mendes, que pode ser ouvida na internet.

Lancenet

Mendes participou da cobertura da Copa do Mundo de 1950, no Brasil, levando aos ouvintes a tristeza da derrota para o Uruguai, na final. O comentarista foi o único brasileiro a transmitir a final da Copa de 1954, na Suíça.

Com estilo simples e envolvente, além de memória privilegiada, Mendes esteve presente nas mais importantes coberturas esportivas de interesse nacional durante sua admirável carreira.

Aos 87 anos, “o comentarista da palavra fácil”, que era torcedor confesso do Botafogo, estava em plena atividade como comentarista da Rádio Globo.

Uol

Morreu nesta quinta-feira, aos 87 anos, o radialista Luiz Mendes, conhecido como o “Comentarista da Palavra Fácil”. O jornalista nasceu em 9 de junho de 1924, em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul. Luiz estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde o dia 17 de outubro. A assessoria do hospital não informou a causa da morte.

O radialista começou sua carreira em sua cidade natal. Mas foi em Porto Alegre, na Rádio Farroupilha, que ele se tornou locutor. Aos 19 anos, se mudou para o Rio de Janeiro, já na área de locução esportiva. E em 1944 entrou para o time da Rádio Globo e, após dois anos, o locutor já ganhava um concurso de melhor locutor esportivo.

Luiz Mendes narrou, pela Rádio Globo, a final da Copa de 1950, no Brasil. A derrota para o Uruguai, segundo ele, foi um dos maiores choques de sua carreira, tanto que ele não perdeu o tom da narração até o apito final da partida. O radialista explicou que, na sua cabeça, era impossível imaginar que o Brasil pudesse perder a decisão.

Luiz Mendes era casado com a atriz Dayse Lúcidi e trabalhava, atualmente, como comentarista da Rádio Globo. Além de lá, ele trabalhou porum curto período na Rádio Tupi, também no Rio de Janeiro. O radialista sofria de diabetes e tinha parte de uma perna amputada por conta do problema.

O Botafogo, clube pelo qual torcia, já divulgou uma nota oficial lamentando a morte do comentarista e decretou três dias de luto por conta do falecimento de Luiz Mendes. Por meio de seu blog, o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, também expos seus sentimentos.

“Meus sentimentos a toda família do radialista e jornalista Luiz Mendes. Desde que comecei no futebol aprendi a respeitá-lo e reverenciá-lo pelo seu conhecimento no futebol e pelo equilíbrio em suas análises ao longo de sua carreira. Estou triste porque ele marcou uma fase importante da minha vida no futebol. É sem dúvida uma grande perda no meio de comunicação, principalmente no rádio. Descanse em paz, comentarista da palavra fácil”, disse Luxemburgo.

Nota do Vasco pela morte de Luis Mendes

Em nome de toda a imensa familia vascaína, quero manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento do jornalista, locutor e comentarista esportivo Luiz Mendes, que nos deixou na manhã desta quinta-feira (27/10). Sua partida nos privará dos comentários inteligentes que só ele (o comentarista da palavra fácil) era capaz de fazer e que alegravam a todos os torcedores nas tardes de domingo.

Que a talentosa atriz Daisy Lúcidi, viúva de Luiz Mendes, assim como o filho e os netos recebam de todos nós, do Club de Regatas Vasco da Gama, o nosso mais sincero pesar. 

ROBERTO DINAMITE

Presidente

Comente

Veja também
Vasco não vence há 6 jogos e vive maior jejum de vitórias em 2024

Com empate diante do Juventude, o Vasco da Gama chegou há 6 jogos sem vitórias e vive sua maior sequência nesta temporada.

Ausência de vitórias reacende alerta contra o rebaixamento no Vasco

O Vasco da Gama não vence no Brasileiro há 4 jogos e faz com que o alerta contra o rebaixamento seja reacendidos no Clube.

Vasco perde chance de encerrar jejum negativo contra o Juventude e é vaiado

O Vasco da Gama já enfrentou o Juventude 24 vezes, sendo 5 vitórias do Gigante da Colina, 8 derrotas e 11 empates.

Jair Ventura reclama de arbitragem após empate contra o Vasco

Jair Ventura afirmou que Hugo Mura deveria ter recebido o 2º cartão amarelo e reclamou de pênalti não marcado para o Juventude.

Vasco vacila em retorno a São Januário e fica no lucro com o empate

Rafael Paiva fez modificações que não funcionaram e Vasco da Gama fez um resultado negativo diante do Juventude, em São Januário.

Sair da versão mobile