Morato fala de racismo e como sua trajetória no futebol tem ligação com o Vasco

Autor do terceiro gol do Vasco da Gama na vitória contra o Flamengo, o atacante Morato concedeu entrevista onde falou de racismo no Brasil.

Morato durante jogo contra o Tombense
Morato durante jogo contra o Tombense (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Destaque na vitória do Vasco da Gama por 3×1 diante do Flamengo, que encerrou um jejum de 17 anos contra o rival, o atacante Morato teve aquele famoso dia pós clássico cheio de entrevistas para comentar sua atuação de gala no Maracanã.

O jogador falou do seu primeiro gol com a camisa Cruzmaltina, da comemoração a lá Edmundo e da emoção de jogar um o Clássico dos Milhões, que reúne uma das maiores rivalidades do mundo.

Mas nem só de alegria pelo resultado foi feita a sexta-feira de Morato, em entrevista podcast GE Vasco, o jogador falou da sua trajetória no futebol e tocou em temas sensíveis. Citando o grupo Racionais Mc’s e a história do Cruzmaltino na luta contra a discriminação racial, o atleta falou do preconceito que sofreu ao longo de sua carreira.

– Há uma frase que carrego comigo de um rapper brasileiro que fala que você, por ser preto, tem que ser duas vezes melhor. E por ser pobre também. Assim que eu me sentia quando era bolsista na escolinha de futebol. Eu tinha que provar duas vezes que era bom. Pego a história do Vasco em relação à minha família, que é de negros. Minha esposa e meus filhos são negros.

Na mesma entrevista, Morato comentou a constante injustiça racial do Brasil, que até os dias de hoje causa traumas nos menos favorecidos.

– A gente ainda passa por questões de constrangimento racial. Sem querer querendo, as pessoas ainda não conseguem se afastar dessa questão racial, que ainda fere muita gente nesse país. Partilho disso porque ainda nos dias de hoje a gente vê muita coisa acontecendo com os pobres favelados, que precisam mostrar muito mais. Seja na faculdade, no emprego ou onde for. É a minha história.

Contratado no fim de março, Morato estava no Red Bull Bragantino e acertou com o Time de São Januário por empréstimo até o fim da temporada.

Mais sobre:Morato
1 comentário
  • Responder

    Conheço o Moratinho desde de criança ,estou com ele,em todos os aspectos!!

Comente

Veja também
Torcida do Vasco defende Coutinho após derrota em São Januário

Após terceira derrota consecutiva do Vasco da Gama, torcida não culpa Philippe Coutinho e defende meia nas redes sociais.

Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile