Miranda relembra quando foi chamado de macaco e enaltece luta contra o racismo

Em 2019, em jogo do Sub-20 do Vasco da Gama, Miranda foi chamado de macaco por jogador adversário e reagiu perante às câmeras.

Miranda em ação pelo Sub-20 do Vasco
Miranda em ação pelo Sub-20 do Vasco

Em 2019, quando ainda era da base do Vasco, o zagueiro Miranda já teve que lidar com um triste episódio na sua carreira. Em uma partida válida pela Copa RS Sub-20, o garoto foi ofendido por um jogador do Independiente, da Argentina. Mas ele não baixou a cabeça. No lance decisivo da partida, Miranda converteu o pênalti que deu a vitória ao Gigante da Colina e desabafou na frente das câmeras:

– Macaco não, eu tenho orgulho da minha pele.

Um ano se passou e as discussões em torno do racismo e como combate-lo estão cada vez mais em alta, principalmente no mundo do esporte. Em 2020, após o assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, uma onda de protestos se espalhou pelo país norte-americano e pelo mundo. E muitos esportistas se engajaram ainda mais na causa. Partidas da NBA chegaram a ser adiadas devido à boicote dos jogadores.

O Esporte News Mundo conversou com Miranda, que disse ter Lebron James, do Los Angeles Lakers, e Lewis Hamilton, da Mercedes, dois dos principais esportistas do mundo e dos mais ativos na luta contra o racismo, como referência.

– A NBA e na F1 são dois dos principais esportes do mundo e todos os protestos são válidos. Hamilton e Lebron são ídolos e grandes referências. Fico muito feliz deles serem um dos líderes contra o racismo. No futebol também tem suas manifestações de grandes jogadores, não acho que tenha medo (dos jogadores se posicionarem), temos sim que manifestar mais. Não queremos benefícios, queremos igualdade – afirmou Miranda ao ENM.

CASO DE 2019

O zagueiro de 20 anos relembrou o episódio da partida contra o Independiente, no último ano. Na ocasião, Miranda chegou a fazer um boletim de ocorrência para registrar o crime, mas com o time argentino foi eliminado, voltaram Buenos Aires logo após a partida.

– Eu senti como se eu tivesse levado um golpe, sentir muita dor. Mas em nenhum momento chegou a me desestabilizar no jogo, consegui converter o pênalti – disse Miranda, antes de completar sobre o apoio que recebeu após o episódio:

– Logo depois do jogo eu eu fui à delegacia e me explicaram como funcionaria tudo. Eu entendi e resolvi prestar queixa. Todos me deram total apoio, o Vasco, os árbitros e os delegados.

Este, infelizmente, não foi o primeiro episódio do tipo que Miranda passou na sua vida. Ele lembrou de outros casos e mandou um recado.

– Já fui seguido no shopping, tratado mal em estabelecimento, Acho que as pessoas tem que entender que cor não é diferença para termos um tratamento inferior.

ENSINAMENTO DOS PAIS E HISTÓRIA DO VASCO

Miranda nunca deixou de se manisfestar pelas causas em que acredita. Nesta sexta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, não foi diferente. O jogador comentou, no Twitter, sobre o assassinato de João Alberto, homem negro covardemente espancado por seguranças do Carrefour, na última quinta-feira, em Porto Alegre.

– Isso é inadmissível e ainda jogaram uma nota de esclarecimento como se fosse justificar tal ato. ABSURDO – publicou Miranda.

Segundo o zagueiro, essa luta por justiça começou desde cedo e teve influência dos seus pais.

– Desde pequeno (se posiciona sobre questões sociais) quando meus pais me ensinavam a me posicionar sobre tudo, sobre o que é certo e o que é errado – disse Miranda.

No time profissional do Vasco desde o começo de 2020, Miranda já tem 22 jogos com a camisa vascaína. E ele falou sobre a emoção de poder jogar por um clube que tem a luta contra o racismo como um dos símbolos da sua história.

– É uma honra ser jogador do Vasco e participar dessa história. Eu sou muito grato ao Vasco. Um clube que me acolheu quando eu tinha 6 anos e estou até hoje, agradeço muito a todos que me apoiaram para estar aqui hoje. O Vasco me tornou homem e atleta e serei eternamente grato por isso – finalizou Miranda.

Fonte: Esporte News Mundo

Mais sobre:Miranda
Comente

Veja também
Vasco terá maratona de jogos em abril pelo Brasileiro e Sul-Americana

Logo após a pausa da Data Fifa, o Vasco da Gama disputará cinco partidas em um espaço de apenas 13 dias, em abril.

Barracas Central define local do jogo contra o Vasco na Sul-Americana

A estreia do Vasco na Copa Sul-Americana, diante do Barracas Central, da Argentina, será no Estádio Florencio Sola, em Buenos Aires.

Gramado de São Januário passará por melhorias durante a Data Fifa

O gramado de São Januário passará por melhorias, visando melhorar as condições para a sequência da temporada.

Vasco tem alta utilização de jogadores com Renato Gaúcho

O técnico Renato Gaúcho já utilizou 20 dos 23 jogadores de linha disponíveis no elenco do Vasco em quatro jogos disputados.

SAF: Marcos Lamacchia busca agência para ajustar negócio com o Vasco

Marcos Lamacchia faz contato com agência de fair play para ajustar estrutura em negociação com o Vasco por compra da SAF.

Veja quais jogadores do Vasco podem se recuperar na Data Fifa

Jogadores do Vasco da Gama vão aproveitar o período sem jogos para se recuperar visando a sequência da temporada.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na temporada 2026.

Ascensão de Cuiabano no Vasco tem influência direta de Renato Gaúcho; entenda

Cuiabano é um dos destaques do Vasco da Gama sob o comando de Renato Gaúcho e ascensão tem influência do técnico desde o Grêmio.

Vasco aproveita Data FIFA para acelerar adaptação de Marino

Um dos reforços do Vasco da Gama para a temporada, Marino Hinestroza terá cuidado especial da comissão técnica na Data Fifa.

Vasco estaria interessado em atacante do Racing para próxima janela

Vasco da Gama monitora o mercado em busca de opções para a janela do meio de ano e um dos alvos é Santiago Solari, do Racing.