Miranda presta boletim de ocorrência sobre caso de racismo

O zagueiro do Vasco da Gama, Miranda, prestou boletim de ocorrência contra as injurias raciais que sofreu de argentinos.

O jogador Matheus Miranda, do time sub-20 do Vasco, registrou na manhã desta quinta-feira um boletim de ocorrência na polícia por injúria racial contra dois jogadores do Independiente, da Argentina.

O caso ocorreu na noite de quarta-feira, na vitória dos vascaínos por 2 a 1, em jogo pelas quartas de final da Copa RS Sub-20, disputada no Rio Grande do Sul.

A ocorrência foi registrada nesta manhã em uma delegacia de Flores da Cunha. No documento, Miranda identifica os jogadores do Independiente Ayrton Henrique (camisa 6) e Tomas Augustin (camisa 10) como os responsáveis pelas ofensas de cunho racial durante a partida.

O árbitro Roger Goulart também relatou a denúncia na súmula da partida, mas disse que nenhum membro da equipe de arbitragem testemunhou as ofensas.

A direção do clube carioca, no entanto, não acredita em punições aos responsáveis. Isso porque a delegação do Independiente, eliminada da competição, já iniciou a viagem de retorno para a Argentina, o que dificulta qualquer ação posterior da polícia.

O Vasco tentou registrar a queixa ainda na noite de ontem, porém não havia nenhuma delegacia de plantão aberta na cidade. O clube afirma que fará uma reclamação na Federação Gaúcha de Futebol (FGF) contra o Independiente e seus atletas.

O GloboEsporte.com procurou um diretor do Independiente que acompanha a delegação no Rio Grande do Sul, mas ele não retornou os contatos até a publicação desta reportagem.

O jogo, disputado no estádio Homero Soldatelli, estava empatado em 1 a 1 até os acréscimos do segundo tempo, quando o árbitro marcou pênalti para o Vasco. Antes da cobrança, o zagueiro Miranda denunciou ofensas de um adversário do clube argentino. Logo depois de marcar o gol, ele decidiu não comemorar e fez um desabafo em frente às câmeras.

– Macaco não, eu tenho orgulho da minha pele – afirmou.

Na manhã desta quinta, Miranda se pronunciou em redes sociais:

– Ontem aconteceu um fato que eu jamais esperava dentro de campo, me pego emocionado sempre quando lembro. Quando pequeno minha mãe sempre dizia que haveria atos de racismo contra mim, me ensinou a lidar com isso desde cedo, com sabedoria e inteligência. Ontem não foi diferente, naquele momento só estava concentrado em fazer o pênalti e nada mais. Triste demais, ainda em dias como hoje, infelizmente tem pessoas muito ruins nesse mundo e precisamos lidar com elas sempre com sabedoria, não se resolve nada com violência. RESILIÊNCIA – escreveu o jogador.


Globo Esporte

Comente

Veja também
Outro patamar? Bruno Henrique é visto cantando hit do Vasco com Coutinho em festa

Craque do Flamengo, Bruno Henrique foi flagrado ao lado de Coutinho em uma festa entoando a música “A Barreira vai virar baile”.

Vegetti entra em rota de colisão com Pedrinho e pode deixar o Vasco

Artilheiro do Vasco da Gama nas duas últimas temporadas, Vegetti anda insatisfeito com promessas não cumpridas pela diretoria Cruzmaltina.

Mateus Famer deixa o Vasco e acerta com o Grêmio

Ex-treinador de goleiros do Vasco da Gama, Mateus Famer fechou com a equipe do Grêmio para a próxima temporada.

Torcedor fica sem dente ao comemorar gol do Vasco na Copinha

Vasco da Gama estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior com um empate diante da equipe do XV de Piracicaba.

Titular absoluto! Léo Jardim acumula recordes e terá nova sombra no Vasco

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim não tem dado chance aos arqueiros reservas desde que chegou ao Cruzmaltino.

Sair da versão mobile