Jornalista valoriza ‘Dinizismo’ e destaca arrancada do Vasco no Brasileiro

A jornalista Milly Lacombe rasgou elogios ao trabalho de recuperação promovido por Fernando Diniz à frente do Vasco da Gama.

Diniz comemora vitória contra o Fluminense
Diniz comemora vitória contra o Fluminense (Foto: André Durão)

O dinizismo é um modelo de jogo em construção. Vítima de muita incompreensão, o estilo criado por Fernando Diniz é constantemente simplificado por quem prefere ridicularizá-lo do que entendê-lo. “É proibido chutão”, “toda saída de bola é uma temeridade”, “só vale sair tocando”, “não é capaz de se defender, só de atacar”.

O dinizismo nunca foi isso e nem mesmo a conquista da América foi suficiente para que outro tipo de análise nascesse. Assim como qualquer sistema de jogo, o dinizismo tem pontos fracos e pontos fortes. Como é um modelo contra-hegemônico, ele precisa se provar constantemente, ao contrário dos sistemas posicionais, amplamente aceitos na vitória ou na derrota.

O dinizismo começa com a valorização da criatividade de cada um. Confere ao atleta confiança e auto-estima. Diniz, ingovernável à beira do campo, às vezes erra por cobrar demais e de modo agressivo. Parece estar aprendendo a se dosar, o que é bom.

Seu Vasco sabe se defender. Contra o Bragantino fez isso e buscou o contra-ataque. Diniz adaptou o modelo de jogo ao contexto vascaíno. E ao elenco. Com ele, PH chegou à seleção e Rayan virou peça fundamental. Coutinho se tornou um meia como poucos no futebol brasileiro e Leo Jardim passou a jogar com os pés como nunca antes. Arrisquem, ousem e sejam solidários, diz Diniz. O terceiro gol do Vasco é uma aula de auto-estima dos atletas envolvidos no contra-araque.

O Vasco joga alegremente, sabe ser ofensivo, sabe marcar alto, sabe sair tocando, sabe sair com lançamentos, sabe ficar atrás e transicionar, como fez nesse domingo contra o Bragantino. A vitória por três a zero foi justa e bem construída.

Seus times valorizam o jeito brasileiro de existir em campo. O futebol de rua é celebrado. O time joga junto. Ataca e defende em bloco. A vulnerabilidade é parte integrante e não é qualidade demonizada. Para começar a funcionar Diniz precisa de tempo. No Vasco, ele conseguiu esse tempo e a história tem sido espetacular.

O Vasco foi a Bragança e conquistou três pontos. Era candidato ao rebaixamento e hoje é o 8º colocado. Mas, mais do que isso, devolveu à sua imensa torcida a capacidade de sonhar. Basta. É coisa demais.

Fonte: Uol

Comente

Veja também
Vegetti revela profecia de funcionário do Vasco

Vegetti cita profecia de Biro e se declara para o funcionário do Vasco da Gama após se destacar contra o Bragantino.

Vegetti volta a marcar e fala sobre momento no Vasco

Destaque do Vasco da Gama contra o Bragantino, Vegetti marca duas vezes e fala sobre seu atual momento no Clube.

Auxiliar do Vasco analisa vitória contra o Bragantino

O auxiliar Evandro Fornari elogiou a entrega dos jogadores e destacou o fato de o Vasco ter mais um jogo sem sofrer gols.

Reforço fora de campo muda cara do Vasco com contratações certeiras

O português, Admar López chegou ao Vasco da Gama no meio do ano e foi responsável pela chegada de jogadores como Cuesta e Robert Renan.

Vegetti brilha em retorno e torcida do Vasco reage na web

Vegetti é titular contra o Bragantino, encerra jejum após marcar dois gols e torcida do Vasco da Gama reage nas redes sociais; veja.

Xô, zica! Vegetti marca 2 vezes e encerra jejum pelo Vasco

Atacante argentino do Vasco da Gama, Vegetti voltou a balançar as redes na vitória Cruzmaltina diante do Bragantino, pelo Brasileiro.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Bragantino

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama contra o Bragantino na partida deste domingo, pelo Brasileiro.

Veja os números incríveis do Vasco, que vive melhor fase desde 2012

O Vasco da Gama vive excelente momento no Campeonato Brasileiro e entra de vez na briga por uma vaga na Libertadores.

Cuesta e Robert Renan completam mais um jogo sem sofrer gol

Destaques do Vasco da Gama neste returno do Campeonato Brasileiro, Robert Renan e Carlos Cuesta passam em branco pela 3ª vez consecutiva.

Melhores momentos de Bragantino 0 x 3 Vasco pelo Brasileiro 2025

Assista aos principais lances da vitória do Vasco da Gama sobre o Bragantino, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.