Times com a mesma pontuação do Vasco após 10ª rodada foram rebaixados; veja

De 8 equipes nesse contexto, 4 conseguiram escapar e 4 não; Vasco da Gama só venceu 1 jogo em 10 disputados.

Barbieri durante Vasco x Flamengo no Maracanã
Barbieri durante Vasco x Flamengo no Maracanã (Foto: Peter Leone/Ofotografico)

São apenas dez rodadas, mas a campanha do Vasco no Campeonato Brasileiro ligou o sinal de alerta. Após dois anos na Série B, brigar para não cair era algo que o torcedor vascaíno sequer cogitava com a chegada da 777 Partners. Mas há motivos para alarde ou ainda é muito cedo? O histórico mostra que há, sim, razões para se preocupar.

Na história dos pontos corridos, 50% dos clubes que terminaram a décima rodada com apenas seis pontos caíram. E quase todos passaram sufoco até o fim. O único que conseguiu escapar com tranquilidade foi o Fortaleza, de Vojvoda, que fechou o Brasileirão do ano passado na oitava colocação, classificado para Libertadores, após largar muito mal.

América-MG (2011), Atlético-GO (2017), CSA (2019) e Grêmio (2021) tinham os mesmos 6 pontos do Vasco após dez rodadas e foram rebaixados para a Série B.

Por outro lado, além do Fortaleza, outros times conseguiram reverter a situação e escapar da degola. Casos de Náutico (2007), Fluminense (2008) e Flamengo (2013). Os três, no entanto, terminaram o Campeonato Brasileiro próximos à zona de rebaixamento.

Apesar do início desastroso no Campeonato Brasileiro, com apenas uma vitória em dez jogos, o Vasco entende que há margem para evolução e aposta na janela de transferências, que ficará aberta entre 3 de julho e 2 de agosto, para reforçar e qualificar seu elenco.

O departamento de futebol já identificou as carências do elenco e acredita que vai conseguir contratar jogadores que cheguem para resolver os problemas do time.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco se prepara para sequência decisiva após a Data Fifa

Vasco da Gama terá dois desafios que podem definir a temporada da equipe logo após a pausa para a Data Fifa.

Jair deve voltar a ser relacionado contra o São Paulo

Volante do Vasco da Gama, Jair retorna ao time após oito meses parado por conta de uma lesão no joelho direito.

Reeleito no Rio, Eduardo Paes promete ajuda ao Vasco e demais clubes da cidade

Prefeito do Rio de Janeiro pelos próximos quatro anos, Eduardo Paes estreitou relações com os times da capital fluminense.

Vasco terá 5 confrontos diretos por Libertadores até o fim do Brasileiro; veja tabela

Praticamente livre do rebaixamento, Vasco da Gama ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem via Brasileiro.

Sair da versão mobile