Mestre Sapão, da União Cruzmaltina, explica relação entre futebol e Carnaval

O Vasco da Gama estrará representado no carnaval pela escola de samba União Cruzmaltina, que tem desfile marcado para a noite desta sexta-feira.

Mestre Sapão ao lado da rainha de bateria Mylla Ribeiro
Mestre Sapão ao lado da rainha de bateria Mylla Ribeiro

Futebol e carnaval sempre deu em samba e a paixão pelo clube do coração está cada vez mais sendo mostrada na avenida. No caso do Vasco, é a União Cruzmaltina, que desfila nesta sexta-feira, na Intendente Magalhães, Zona Norte do Rio. Fundada em 2019, a agremiação está na Série Bronze e sonha conquistar o acesso e ficar mais próximo da Marquês de Sapucaí.

O responsável por ditar o ritmo do desfile é o mestre Sapão, que está à frente da bateria desde o primeiro desfile, em 2020, quando a União Cruzmaltina obteve o acesso no Grupo de Avaliação em sua estreia na passarela. O músico destacou o amor pelo Vasco e a diferença entre a arquibancada e a passarela.

“O coração tem paixão pelo Vasco. Fui muito influenciado pelo meu tio, que me deu muita força e me mostrou o que é o Vasco. Ainda tem a proximidade de São Januário, por eu ser de São Cristóvão. Apesar de se tratar de bateria, são vertentes diferentes. Na arquibancada não tem uma padronização, o objetivo é impulsionar a torcida para apoiar o time. No carnaval, nos desfiles, é mais profissional, pelo fato de cada instrumento ter uma padronização, os ritmistas tocam do mesmo jeito, porque estamos sendo julgados e o julgamento é severo”.

Cria do samba desde pequeno, mestre Sapão tem bastante experiência no carnaval, inclusive em escolas de samba do Grupo Especial, como Mangueira e Paraíso do Tuiuti. A influência veio do pai, mas o amor pela bateria surgiu dele mesmo.

“Meu pai, desde que eu me entendo por gente, ele fez parte da Mangueira. Ele nunca foi ligado a bateria, mas sempre foi sambista e desfilava em alas técnicas da Mangueira. Eu já fui mais para o lado da bateria. Com 15 anos eu já me tornei diretor de bateria na Acadêmicos do Engenho da Rainha, passei pela Alegria da Zona Sul, fui do Acadêmicos do Cubango e hoje em dia faço parte da direção de bateria do Paraíso do Tuiuti e sigo em processo de aprendizado no carnaval e levando a experiência que adquiri no passado para frente da bateria da União Cruzmaltina”.

O movimento de escolas de samba que fazem alusão aos clubes de futebol tem crescido no Rio de Janeiro. Além da União Cruzmaltina, Flamengo, Fluminense e Botafogo também são representados no carnaval. Por ser um fator novo, o mestre Sapão avaliou que as agremiações podem sofrer com o preconceito dos julgadores.

“Muita gente tem esse preconceito com a escola por ter ligação com os clubes de futebol do Rio de Janeiro e eu acho que a gente possa sofrer esse preconceito nos julgamentos. No entanto, o julgador não pode pensar com o coração, ele tem que julgar o que está sendo apresentado, caso contrário, não tem fundamento ele ser um profissional do carnaval, em uma posição tão importante”, afirmou Sapão, que destacou a amizade entre as escolas de samba.

“As escolas de times de futebol estão ganhando visibilidade, tem crescido. Eu tenho amigos nas outras escolas de clubes, na Botafogo Samba Clube, na Fla-Manguaça, na Guerreiros Tricolores, na Raça Rubro-Negra. Todas fazem um trabalho muito sério e profissional que deve ser julgado pelo que está apresentado e não pela bandeira que carrega. É um pelo outro. Os presidentes possuem um bom convívio. Não há qualquer clima de guerra, como tem entre as torcidas. É uma convivência amigável e a disputa é apenas na avenida. Fora da avenida é um respeitando o outro, nada muda”.

A União Cruzmaltina está prevista para começar a desfilar entre 21h e 21h30 de hoje, mesmo horário em que o Vasco joga contra a Chapecoense, pela terceira rodada da Série B. Sapão fez um apelo e lembrou que terão outros jogos esse ano, enquanto desfile será apenas um.

“Primeiramente todo mundo precisa estar na Intendente Magalhães para dar força para a nossa escola, para fazer um desfile perfeito e mostrar que veio para ficar. Quanto ao jogo, vamos deixar um pouquinho de lado, vamos dar força para a nossa escola porque jogos têm vários no decorrer do ano, desfile é uma vez só. Podem esperar uma escola aguerrida, uma escola com muito chão e que vai surpreender muita gente que estará assistindo ao desfile”.

Cerca de 605 componentes estão no desfile, que também vai contar com 13 alas, um carro alegórico e um tripé.

O samba-enredo da União Cruzmaltina

Enredo: “Meu coração é a tua morada”
Presidente: Rodrigo Brandão.
Vice-Presidente: Flavio Vaz.
Direção de Carnaval: Júlio César (Caju), Halisson Ricardo e Luiz Cláudio (Claudinho).
Carnavalesco: Rodrigo Almeida.
Compositores: Bebeto Maneiro , Raphael Richaid, Renan Gêmeo, Rodrigo Gêmeo e Didi Pinheiro.
Intérprete Oficial: Juan Briggs.
Bateria e Percussão: Mestre Sapão e Bateria Tropa Cruzmaltina.

“Hoje eu vou cantar de coração
Em versos toda minha gratidão
Aonde for carrego comigo
No peito sempre o meu primeiro amigo
Nasceu num sonho de criança
Eternizou… Uma colina de esperança
Clareia o amor que fez erguer um santuário
A minha devoção, São Januário
Escolhi te amar sem perguntar porque
Pra sempre irei te apoiar
De Norte a Sul desse país
Sou Cruzmaltino, torcida de raiz

Incendeia o caldeirão, a minha essência
Meu canto é : Força, luta e resistência
Na arquibancada conquistei o meu lugar
Pelo Brasil sou referência popular

Eu vi a aliança em verde e branco florescer
Amor, que mancha essa gente tão guerreira
Eu sou a União do “asfalto” e do “morrão”
Meu samba é a voz da igualdade

A cruz de malta é minha vida
E hoje virou carnaval
O sentimento por ti será sempre imortal

Do alto da colina ecoou:
Vasco!
Do alto da colina ecoou:
Vai meu Vasco!”

Fonte: Jogada 10

Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Pedro Caixinha, técnico do Red Bull Bragantino
Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Coutinho em jogo contra o São Paulo
Coutinho participou de 14 jogos pelo Vasco desde reestreia e tem uma vitória

Philippe Coutinho tem apenas um vitória em 14 jogos disputados pelo Vasco da Gama desde a sua reestreia no Clube.

Hugo Moura em jogo contra o Cuiabá
Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.