Médicos comentam as avaliações dos times Sub-15 e Sub-17 do Vasco

As equipes Sub-15 e Sub-17 do Vasco da Gama encerraram a 1ª semana de avaliações com o Departamento de Saúde e Performance.

Sub-15 e Sub-17 do Vasco durante avaliações
Sub-15 e Sub-17 do Vasco durante avaliações (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

As categorias Sub-15 e 17 dos Meninos da Colina se reapresentaram na última segunda-feira (31/1) e encerraram nesta sexta (4/2) a primeira semana de avaliações com o Departamento de Saúde e Performance (DESP). Os jogadores passaram por avaliações e testes com os setores de Fisiologia, Fisioterapia, Médico (exames laboratoriais e cardiológicos) e Preparação Física.

As avaliações com a Fisiologia foram as mais longas. Os atletas das duas categorias fizeram diversos testes de composição corporal, da potência dos membros inferiores, capacidade de aceleração, velocidade, agilidade e cardiorrespiratória. Alinhada com os setores de nutrição, fisioterapia e medicina, a Fisiologia avaliou o perfil de cada jogador para prescrever ações da forma mais personalizada possível.

– Foram realizadas as avaliações da composição corporal, da potência dos membros inferiores, capacidade de aceleração, velocidade, agilidade e cardiorrespiratória dos atletas, com o Sub-15 e o Sub-17 realizando os mesmos testes. A partir desses dados coletados, os atletas são classificados de acordo com seu estado maturacional e posição de jogo. Posteriormente, realizamos reuniões com a comissão técnica expondo quais são os pontos fortes e os pontos a melhorar ao longo da temporada, tanto de forma individual como coletiva. Essas informações também são passadas para os atletas para que eles consigam acompanhar seu processo de evolução – explica a fisiologista Sarah Ramos, antes de ser complementada por Diêgo Augusto, também do departamento:

– Além de realizar esse perfil do estado atual de cada atletas, as avaliações de início de temporada ajudam na integração de informações com outros departamentos. Em conjunto com o coordenador científico, Fabrício Vasconcellos, e com membros da nutrição, fisioterapia e medicina, podemos discutir possíveis intervenções. Por exemplo, a avaliação da composição corporal que foi realizada irá ser utilizada também pelo departamento de nutrição do clube para poder analisar as necessidades de cada atleta e prescrever da forma mais individual que for possível. Esse trabalho transdisciplinar favorece o desenvolvimento dos atletas de forma holística.

Mauro Brasil, Coordenador de Fisioterapia da base, falou sobre a importância das avaliações nesta primeira semana de trabalho e como elas facilitam o processo da setor neste início de temporada e no decorrer do ano.

– Estamos realizando avaliações nos atletas para entendermos como eles voltaram das férias e assim avaliarmos possíveis desordens musculares, mobilidade e execução de movimentos específicos para o futebol. Com essas avaliações, podemos ter dados quantitativos sobre o progresso e eficácia nos programas de prevenção ou reabilitação. É importante ressaltar que as avaliações das categorias Sub-20 e Sub-17 seguem os mesmos protocolos de avaliação do futebol profissional, as demais categorias sofreram pequenas mudanças – explicou Mauro Brasil, Coordenador de Fisioterapia.

O Coordenador Médico das categorias de base, Claudio Henrique Ribeiro, explicou sobre a APP (avaliação pré-participação), que nada mais é que um trabalho preventivo para evitar problemas maiores ao longo da temporada. Este tipo de avaliação é específica para cada categoria, de acordo com a idade do atleta:

– A avaliação pré-participação ou APP tem como objetivo principal a prevenção de morte súbita relacionada ao esporte. Estima-se que em até 75% dos casos de morte súbita, nem o atleta e nem seus familiares tinham conhecimento de doença prévia. Essa avaliação passa pela realização de exames laboratoriais (exames de sangue), raio-x de tórax, eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico. Cada categoria com seus exames específicos. E todos passam pela avaliação médica clínico/cardiológica e odontológica. Também fazem os testes de aptidão física, testes de mobilidade/flexibilidade e composição corporal com a fisiologia e fisioterapia (de acordo com cada categoria).

Nesta sexta-feira, antes das atividades e avaliações com o DESP, as categorias Sub-17 e Sub-15 passaram por um Media Training com a Assessoria de Imprensa do Clube. Os jogadores foram orientados sobre a utilização das redes sociais, atendimento a imprensa e sobre a utilização de imagens.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Mais sobre:Sub-15Sub-17
Comente

Veja também
Payet foi destaque do Vasco contra o Internacional; veja números

Recuperado de um problema físico, Payet foi titular no confronto diante do Internacional e se destacou; confira os números.

Jogadores do Vasco estariam insatisfeitos com trabalho de Rafael Paiva

Contestado por parte da torcida do Vasco da Gama, Rafael Paiva segue no comando da equipe, mas conta com insatisfação do elenco.

Torcida do Vasco defende Coutinho após derrota em São Januário

Após terceira derrota consecutiva do Vasco da Gama, torcida não culpa Philippe Coutinho e defende meia nas redes sociais.

Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Sair da versão mobile