Médico do Vasco explica trabalho realizado na reapresentação do elenco
O diretor Médico do Vasco da Gama, Gustavo Caldeira, explicou detalhes do trabalho realizado na reapresentação do elenco.
O elenco vascaíno se reapresentou nesta segunda-feira (13) no CT Moacyr Barbosa para testes e avaliações físicas junto aos profissionais do DESP (Departamento de Saúde e Performance). Os jogadores foram divididos em grupos e passaram por um circuito de avaliações junto da equipe médica, de fisiologia e fisioterapia. O Diretor Médico do Vasco, Gustavo Caldeira, explicou como foi esse primeiro dia de trabalho.
– A gente tem um elenco que vai se reapresentar em duas etapas. Primeiro os atletas que já são da casa e depois os atletas que vão chegando ao longo da temporada. Então dividimos essas avaliações em atletas da casa e atletas contratados. Os atletas da casa chegam, fazem anamnese, fazem o exame médico, depois entram para a sala de fisiologia e fazem as avaliações bioquímica e termográfica. Posteriormente, eles vem ao salão para as avaliações em estações. São divididos em grupos e passam por quatro estações: força específica para posterior de coxa; teste de adutor de coxa; salto e mobilidade de quadril – explicou Caldeira.
Mudanças nos testes
Esse ano mudamos um pouco em relação aos testes de pré-temporada. Ao invés de fazermos a ergometria que fizemos ano passado, esse ano vamos fazer o teste ergoespirométrico. No teste ergoespirométrico usamos os analisadores de gases e conseguimos determinar os lineares dos atletas, então já temos uma avaliação basal bastante rica para o decorrer da temporada.
Recomendações
A gente até passa algumas recomendações para aqueles atletas que querem se manter ativos durante as férias. A maioria deles faz, até porque está no intrínseco do atleta. Mas essas avaliações de pré-temporada são principalmente para identificarmos um ponto de falha e colocarmos um padrão basal de identificação do atleta. Daí temos um comparativo durante a temporada.
Confira o vídeo
Fonte: Site Oficial do Vasco