Médico do Vasco explica lesão e detalha recuperação de Jair

Gustavo Caldeira, chefe DESP do Vasco, afirmou que Jair já apresenta evolução significativa no processo de reabilitação.

Jair passa bem após cirurgia no joelho
Jair passa bem após cirurgia no joelho (Foto: Redes Sociais)

O chefe do Departamento de Saúde e Performance (DESP) do Vasco, Gustavo Caldeira, atualizou o quadro clínico do volante Jair e detalhou o estágio da recuperação do jogador, que sofreu uma grave lesão durante a partida contra o Sport, pelo Campeonato Brasileiro de 2025.

Em publicação nas suas redes sociais, o médico explicou que o atleta teve uma lesão considerada complexa no joelho.

— No atual caso do Jair, a lesão foi uma tríade infeliz, com ruptura do ligamento cruzado anterior, lesão do ligamento colateral e do menisco. Um cenário que exige precisão técnica e estratégia bem definida. Reconstruímos o ligamento cruzado em posição anatômica, associamos reforço extra-articular para aumentar a estabilidade e proteger o enxerto, e realizamos a sutura do menisco, priorizando o tratamento mais fisiológico possível — afirmou.

Segundo Caldeira, cerca de cinco meses após a cirurgia, Jair já apresenta evolução significativa no processo de reabilitação.

— Hoje, com cerca de cinco meses de pós-operatório, ele já realiza atividades de campo, com joelho estável, sem inchaço e evolução consistente. O trabalho é sempre conjunto: cirurgiões, fisioterapia, preparação física e todo o departamento de saúde. Seguimos focados para que o retorno aconteça no mais alto nível — completou.

Renovação até 2026

Em meio ao processo de recuperação, o Vasco também assegurou a permanência do volante. Em dezembro do ano passado, o clube acertou a renovação contratual de Jair até dezembro de 2026. O novo vínculo, já assinado, prevê ainda a possibilidade de extensão automática por mais um ano.

A renovação foi conduzida com base na Lei Pelé (Lei nº 9.615/98) e no entendimento consolidado da Justiça do Trabalho, que orientam os clubes a manterem o contrato de atletas que estejam em recuperação de lesões graves quando o tratamento ultrapassa o prazo do vínculo original.

Jair tinha contrato até dezembro de 2025 e, diante do tempo estimado de recuperação, não estaria apto a retornar antes do fim do acordo anterior — fator que motivou a extensão contratual.

A expectativa interna é de que o volante retorne aos gramados ainda em 2026, plenamente recuperado e com condições de reassumir papel importante no meio-campo cruz-maltino.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Jair
Comente

Veja também
Vasco não terá Cuiabano contra o Volta Redonda

O lateral-esquerdo Cuiabano segue em processo de aprimoramento físico ara fazer sua estreia com a camisa do Vasco.

Relacionados do Vasco contra o Volta Redonda

Confira os jogadores relacionados por Fernando Diniz para o jogo do Vasco da Gama contra o Volta Redonda, pelo Carioca.

Veja como Diniz pode escalar o Vasco para enfrentar o Volta Redonda

Pressionado, o técnico Fernando Diniz deve apostar em força máxima para buscar a classificação diante do Volta Redonda.

Vasco rescinde contrato com Victor Luís

O Vasco e o lateral Victor Luís chegaram a um acordo amigável para o fim do vínculo, que se estenderia até o fim de 2027.

Vasco anuncia saída de GB para o Fortaleza

O Vasco da Gama oficializou a saída do centroavante GB por empréstimo ao Fortaleza, até o fim da temporada.

Vasco tem orçamento curto, mas ainda busca por volante no mercado

O Vasco da Gama segue atento ao mercado a bola e deve contratar um volante nesta janela de transferências, apesar do orçamento limitado.

Casimiro analisa trabalho de Diniz e critica desempenho do Vasco

Casimiro faz avaliação sobre o trabalho de Fernando Diniz neste início de temporada e critica desempenho do Vasco da Gama.

Euriquinho detona Souza após ex-meia sugerir ‘limpeza espiritual’ no Vasco

Filho de Eurico Miranda, Euriquinho não poupou críticas após fala polêmica de Souza, ex-volante do Vasco da Gama.

Veja a audiência da TV Globo em Vasco 0 x 1 Bahia

Partida entre Vasco da Gama e Bahia aconteceu em São Januário e foi válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Vasco se reapresenta de olho na partida decisiva contra o Volta Redonda

Vasco da Gama recebe o Volta Redonda, neste sábado (13), em São Januário, às 21h30, pelas quartas de final do Campeonato Carioca.