Medel surpreende no Vasco com versatilidade
Se houve dúvidas na torcida quanto à qualidade do jogador nas primeiras partidas pelo Vasco da Gama, agora há muita confiança.
Gary Medel chegou ao Vasco com o trunfo de ser versátil e poder ajudar o clube em mais de uma posição. A princípio, ele foi contratado para assumir uma função no meio-campo, mas a carência do elenco na zaga fez a comissão técnica puxar o chileno para formar dupla com Léo. Desde a mudança, o time não perdeu mais, e o jogador, de 36 anos, tem sido fundamental para solidez defensiva.
Os dois primeiros jogos de Medel pelo Vasco, contra Athletico-PR e Corinthians, foram como volante. O atleta não se encaixou bem e fez a torcida duvidar da contratação. Contra Grêmio, Bragantino e Atlético-MG, já como zagueiro, o prestígio do chileno com os vascaínos mudou.
– Se puder agarrar (no gol), vai agarrar. Tem personalidade e coração… Me surpreende desde o início e pode jogar em qualquer posição. O conhecia pelo nome, mas nunca tive a possibilidade de trabalhar com ele antes – disse o auxiliar técnico Emiliano Díaz, após o jogo contra o Galo.
– Essa parte do campo está sendo o motor e a força do nosso plantel. Muito feliz por Gary ser nosso capitão, é orgulho poder trabalhar com ele. Temos muito a aprender com ele, que é uma lenda do futebol sul-americano – completou o filho de Ramón.
Desde a estreia, Medel ganhou a faixa de capitão e tem sido voz importante dentro e fora de campo. Fala com os colegas no dia a dia e leva experiência ao grupo. Durante os jogos, também se comunica bastante. Pede vibração aos jogadores e, quando necessário, desacelera. No domingo, por exemplo, quando Gabriel Dias sente a contusão muscular, o chileno aparece pedindo para o colega cair e ganhar tempo até ser retirado do gramado.
– Um jogador que agrega muito, tem muita bagagem, experiência, nos ajuda muito a organizar o sistema defensivo – resumiu o goleiro Léo Jardim.
Apesar de ter chegado para o meio-campo, Medel já sabia da possibilidade de jogar na zaga. Inclusive, é sua posição preferida. A cada treino e jogo, mesmo aos 36 anos, mostra disposição.
– Eu prefiro jogar como zagueiro central. Mas já joguei como volante e zagueiro. Isso não é problema. Me defino como um jogador aguerrido, que entrega 200% por todos os clubes, por meus companheiros. Quero entregar meu melhor, sou um jogador experiente. Me sinto bem fisicamente e mentalmente. Sou um jogador tranquilo, que leio muito bem o jogo – disse ele na coletiva de apresentação.
A versatilidade de seu capitão fez o Vasco dar um passo atrás no mercado. O clube chegou a acertar a contratação do zagueiro Robert Rojas, mas um empecilho entre o jogador e o River Plate impediu a contratação no último momento. Sem Rojas, a comissão técnica viu em Medel a possibilidade de suprir a carência naquele setor, e a SAF não pretende contratar mais um defensor.
Com Medel em campo, o Vasco volta a jogar no próximo domingo, às 18h30, contra o Palmeiras, no Allianz Parque.
Fonte: Globo Esporte