Mauro Galvão revela bastidores da conquista da Libertadores 1998

Capitão do Vasco da Gama há 27 anos, o ídolo Mauro Galvão revela os bastidores da conquista da Libertadores 1998.

Mauro Galvão, ídolo do Vasco
Mauro Galvão, ídolo do Vasco (Foto: Julio Costa/ge)

Nesta terça-feira (26), a maior conquista internacional da história do Vasco da Gama completa 27 anos. Em 1998, o clube ergueu pela primeira e única vez a taça da Libertadores ao vencer o Barcelona de Guayaquil por 2 a 1, no Equador, após já ter construído vantagem com um 2 a 0 em São Januário. O título, conquistado justamente no ano do centenário, se consolidou como um dos feitos mais marcantes da trajetória vascaína.

Em entrevista exclusiva ao Lance!, o capitão e zagueiro da equipe, Mauro Galvão, relembrou os bastidores da decisão no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo. O ex-jogador destacou as dificuldades enfrentadas fora de campo e a postura do elenco para não perder o foco.

– A gente queria o título, não ia adiantar nada ganhar de todos aqueles times e chegar na final para entregar. O Barcelona tinha um time chato, muito forte fisicamente, e ainda criaram uma atmosfera de país inteiro torcendo com o slogan “sí se puede” (“Sim, podemos” em português). Mas sabíamos que não podíamos cair em provocação. O jogo era dentro de campo – afirmou.

Galvão revelou ainda episódios de bastidores que marcaram a finalíssima.

– A torcida jogava coisas no campo, e no vestiário não conseguimos ficar porque tinha um cheiro insuportável de tinta. Tivemos que nos trocar fora. Aquilo só nos deu mais vontade. A gente já tinha vantagem e o nosso objetivo era o título. Para mim, era talvez a última chance de ganhar uma Libertadores – disse o capitão, que levantou a taça em Guayaquil.

Campanha do Vasco na Libertadores de 1998

O Vasco conquistou a Copa Libertadores de 1998 em uma campanha marcada por superação e força coletiva. O time cruz-maltino iniciou o torneio no Grupo 2, ao lado de Grêmio, América-MEX e Chivas Guadalajara-MEX, e sofreu com a instabilidade na primeira fase, avançando como segundo colocado, com três vitórias e três derrotas. Nas oitavas, o time de Antônio Lopes cresceu, eliminando o Cruzeiro com uma vitória em casa e um empate por 0 a 0 em Minas Gerais.

A caminhada seguiu com grandes desafios. Nas quartas de final, o Vasco eliminou o Grêmio, rival que já havia enfrentado na fase de grupos, e na semifinal viveu um dos capítulos mais marcantes da sua história. Após vencer o River Plate em São Januário com gol de Donizete Pantera, o time foi até o Monumental de Núñez e garantiu a vaga na decisão com um golaço de falta de Juninho Pernambucano, que selou o empate e calou a torcida argentina. Na final, diante do Barcelona de Guayaquil, o Gigante da Colina construiu a vantagem com um 2 a 0 em casa e confirmou a conquista inédita ao vencer por 2 a 1 no Equador. A Libertadores de 1998, no ano do centenário, consolidou-se como um dos maiores feitos da história vascaína.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Casagrande cita falta de controle emocional de Diniz em Vasco x Corinthians

Casagrande volta em tema sobre Fernando Diniz e Rayan em Vasco da Gama x Corinthians e detona atitude do técnico.

Torcida do Vasco se revolta com possível venda de Rayan; veja reações

Após notícia da imprensa portuguesa sobre possível transferência de Rayan ao Porto, torcida do Vasco da Gama se manifesta.

Andrés Gómez e Robert Renan destacam Diniz em acerto com o Vasco

Andrés Gómez e Robert Renan destacaram Fernando Diniz como peça fundamental no acerto de ambos com o Vasco da Gama.

Robert Renan é apresentado pelo Vasco e fala em sonho realizado

Pedido especial de Fernando Diniz, Robert Renan é apresentado de forma oficial pelo Vasco da Gama; veja as declarações do zagueiro.

Matheus França é regularizado e está liberado para estrear pelo Vasco

O novo reforço do Vasco, Matheus França estará à disposição de Fernando Diniz para enfrentar o Botafogo, nesta quarta-feira.

Andrés Gómez é apresentado oficialmente e revela motivo de acerto com o Vasco

Novo reforço do Vasco da Gama, Andrés Gómez é apresentado de forma oficial e fala sobre principal motivo do seu acerto.

Admar Lopes garante que não existe negociação para vender Rayan

O executivo de futebol do Vasco, Admar Lopes afirmou que não existe negociação em andamento para vender Rayan.

Robert Renan é registrado BID e já pode estrear pelo Vasco

O zagueiro Robert Renan já pode ficar à disposição do Vasco e pode ser relacionado para o jogo contra o Botafogo.

Sport pode ter até 4 desfalques para enfrentar o Vasco

Adversário do Vasco da Gama na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, Sport deve até quatro desfalques na Ilha do Retiro.

Vasco celebra 27 anos da conquista da Libertadores de 1998

Há 27 anos, o Vasco da Gama conquistava o título da Libertadores contra o Barcelona de Guayaquil; relembre a conquista.