Maurício Barbieri indica como será o time do Vasco para 2023 e pede paciência

O técnico Maurício Barbieri deu indícios de como quer fazer o time do Vasco da Gama para a temporada de 2023.

Maurício Barbieri é apresentado pelo Vasco
Maurício Barbieri é apresentado pelo Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Maurício Barbieri foi apresentado, na tarde de hoje (12), como novo técnico do Vasco, no CT Moacyr Barbosa. O novo treinador cruz-maltino também teve o primeiro contato com o elenco e deu os passos iniciais no trabalho para a temporada.

Barbieri chega a São Januário juntamente com o chileno Cláudio Maldonado, que será auxiliar, e com o preparador físico Gustavo Araújo. O vínculo é de dois anos.

Na primeira entrevista como comandante do Vasco, ele falou sobre como pensa a forma de jogo, salientou que os resultados podem não surgir de forma imediata e pediu que o torcedor entenda “o momento de reconstrução”.

“Eu gosto de ter uma equipe agressiva, que não espera o adversário, que busca o protagonismo. E isso se pode fazer de diferentes formas. A ideia é que consiga, na maior parte do tempo, pressionar o adversário, ou não deixar que fique cômodo. Por isso a ênfase de ser uma equipe vertical, que cria o maior número de chances possível. Mas isso é um plano geral, só vou poder demonstrar a partir do momento que concluir o processo de formação de elenco, conseguir ter tempo e ver como encaixar essas coisas”, disse.

“O futebol é democrático no sentido de ter resultado de forma rápida, mas não quer dizer que vai ser duradouro. Pode demorar um pouco mais, e vamos tentar ter consistência. A ideia é que a gente construa as bases para ter consistência de resultado e sair dessa gangorra. Para isso, precisamos do apoio do torcedor, que entenda esse momento de reconstrução. Não posso oferecer um tempo específico, isso vai depender do processo, da dinâmica do dia a dia”, completou.

Sobre a desconfiança inicial por parte da torcida, Barbieri afirmou ter recebido mais mensagens positivas.

“Eu recebi muitas mensagens de carinho e apoio. Entendo que ninguém é unanimidade em lugar algum. Meu desejo é reverter as críticas que surgirem e fazer esses torcedores mudarem de opinião”.

Veja outros pontos da coletiva

Convite do Vasco

“É um privilégio estar aqui. Satisfação enorme participar e contribuir para a história de um clube enorme. Uma das mais bonitas do futebol brasileiro. Um dos fatores que pesou para eu estar aqui hoje é que a torcida do Vasco, mesmo em momentos difíceis, se fez presente e tornou difícil a vida dos adversários, principalmente nos jogos em São Januário. Poder representar esses torcedores também é motivo de satisfação. Gosto de ter uma equipe agressiva, que busca o protagonismo. Isso pode ser feito de diferentes formas”.

Jogadores jovens e transição da base

“Acho que temos, não só esses jogadores jovens, mas outros de potencial. Esses [que atuaram em 2022] estão em mais evidência porque terem dado resposta positiva em ano complicado, e souberam suportar a pressão. Estou muito feliz de ter oportunidade de trabalhar com eles. Temos outros meninos vindo de baixo também pedindo passagem. O Vasco tem uma ótima base e a ideia é que consigamos fazer a transição de forma saudável e correta”.

Reforços

“Estamos discutindo. A torcida está ansiosa e eu também estou. A ideia é que a gente seja o mais assertivo, mesmo que isso leve um pouco de tempo. Temos discutido muitos nomes. A ideia é ter convicção de que possam ser jogadores que chegam para ajudar o Vasco”.

Pré-temporada

“A pré-temporada, de fato, começa em janeiro. Nesse primeiro momento, vou conversar com os jogadores, mostrar a forma como eu gosto de jogar. Na verdade, estamos saindo atrás dos nossos rivais do Rio de Janeiro, pois todos eles têm elencos formados e estilo de jogo definido. Nesse momento ainda não temos isso. Ainda estamos buscando as peças para montar um elenco. Estamos largando atrás, mas vamos fazer de tudo para alcançá-los e passá-los. O Vasco é o time da virada. Mas temos que correr atrás disso.

Nesse primeiro momento a ideia é construir com eles uma ideia de como jogador, passar os meus conceitos do que entendemos que a gente tem que fazer. Estamos destacando muito janeiro porque a ideia é que, até lá, o elenco já esteja mais pronto, com mais nomes. Mas desde hoje começa o trabalho, já vamos a campo. Vou ver como eles respondem. Vamos começar a construir uma forma de jogar, e isso facilita até os que vão chegar depois”.

Fonte: Uol

1 comentário
  • Responder

    É isso aí,estamos torcendo tbm pra dá certo

Comente

Veja também
Galdames perde espaço no Vasco e joga apenas 58 minutos no 2º semestre

Volante chileno do Vasco da Gama, Galdames não tem recebido muitas oportunidades com o técnico Rafael Paiva.

Vasco chega a 50 partidas em 2024; veja números

Atualmente, além de disputar o Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama briga por uma vaga na final da Copa do Brasil.

São Paulo pode ter desfalques de convocados na Data Fifa contra o Vasco

Vasco da Gama encara o São Paulo na próxima quarta-feira (16), no Morumbis, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Paulinho volta aos treinos no Vasco e fica perto de ser relacionado

Meia do Vasco da Gama, Paulinho finalizou o trabalho de fisioterapia para retornar os trabalhos com bola junto com o elenco.

Sair da versão mobile