Matheus França decepciona como titular e perde prestígio com Diniz

Titular na vaga de Philippe Coutinho contra o Bahia, Matheus França não aproveita a chance e perde prestígio no Vasco da Gama.

Matheus França, novo reforço do Vasco
Matheus França, novo reforço do Vasco (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Matheus França não abraçou sua primeira chance como titular no Vasco. Com Coutinho suspenso, o meia teve oportunidade entre os onze iniciais no duelo contra o Bahia, mas apresentou rendimento bem abaixo e foi substituído ainda no intervalo.

Durante o primeiro tempo na Arena Fonte Nova, o jogador foi constantemente cobrado por Fernando Diniz por mais intensidade e era o principal alvo das falas do treinador. A paciência com o rendimento do meia terminou, e David entrou no lugar de Matheus França no retorno dos times para a etapa final. No fim, o Vasco terminaria com a derrota por 1 a 0 – o quinto revés consecutivo no Campeonato Brasileiro.

Em enquete realizada no ge, o jogador levou a pior nota das atuações entre os jogadores do Vasco. Após 13 jogos saindo do banco de reservas, havia a expectativa para que o França pudesse performar como titular, atuando em sua posição de origem e em um contexto sem a pressão da torcida em São Januário.

Nas derrotas para São Paulo e Botafogo, o meia-atacante entrou no segundo tempo, atuou improvisado como volante e teve atuações apagadas. Depois, no revés para o Juventude, em São Januário, substituiu Nuno Moreira no decorrer do segundo tempo e jogou ao lado de Coutinho como meia, mas terminou o jogo muito vaiado pela arquibancada vascaína.

Apesar da desconfiança recente da torcida, Matheus França foi o escolhido por Fernando Diniz para a substituir Coutinho, suspenso, contra o Bahia. Bem avaliado pela versatilidade, o jogador foi contratado na última janela de transferências justamente para ser uma opção a mais na rotação do meio-campo e do ataque e era visto como um substituto natural para o camisa 10 em eventuais ausências.

O ge apurou que não há nenhuma cláusula no contrato para obrigação de compra atrelada a uma minutagem mínimo ou número de jogos estipulado.

Matheus França foi um dos reforços da última janela de transferências que mais despertaram expectativa, principalmente pelo que o meia havia apresentado no Flamengo e nas categorias de base no Brasil, onde era tratado como uma das principais promessas de sua geração. Até o jogo contra o Bahia, porém, o atleta era o único reforço que não havia tido uma oportunidade entre os titulares.

No Crystal Palace, França acabou tendo poucas oportunidades principalmente por conta do histórico de lesões. O jogador chegou ao Vasco fora de ritmo e passou por um trabalho progressivo para evitar sobrecargas. Na Data Fifa, houve um processo intenso para aprimorar a parte física, buscando condições de brigar por uma vaga no time titular nesta reta final de temporada.

O rendimento nos três primeiros meses não agrada, e Matheus França perdeu prestígio após o duelo contra o Bahia. A pressão com os maus resultados do time e o desempenho do atleta tornam improvável uma nova chance para França no time titular nesta reta final, em que o Vasco precisou ligar novamente o alerta para a briga contra o rebaixamento.

Com o retorno natural de Coutinho após cumprir a suspensão, o camisa 9 deve voltar ao banco de reservas na partida contra o Internacional. A partida acontece na próxima sexta-feira, às 19h30, em São Januário. O Vasco caiu para a 13ª posição e está estacionado nos 42 pontos.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Muito lento. Não joga com vontade. O Paulinho deveria ter jogado porém foi sacaneado e deve estar totalmente sem ritmo de jogo.

Comente

Veja também
Internacional x Vasco no 1º turno foi marcado por polêmica de arbitragem

Vasco da Gama e Internacional voltam a se enfrentar nesta sexta-feira (28), em São Januário, pela 36ª rodada do Brasileiro.

Vasco reencontra Ramón Díaz em duelo que vale a sobrevivência na Série A

Vasco da Gama terá novamente pela frente o técnico argentino Ramón Díaz, que dirigiu o Cruzmaltino em 2023.

Diniz está a uma derrota de bater recorde negativo na carreira

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz não atravessa grande fase no comando técnico do Gigante da Colina.

Quanto custaria ao Vasco demitir Diniz? Multa chama a atenção

Caso seja demitido, o Vasco da Gama terá de pagar a Fernando Diniz e sua comissão técnica um valor considerado alto.

Maicon revela seu sentimento pela torcida do Vasco após título da Série B

Campeão da Série B pelo Coritiba, Maicon se declarou para o Vasco da Gama e rasgou elogios à torcida cruzmaltina.

Conselho debate chance de extensão linha do VLT até São Januário

Membros do Conselho da reforma acreditam que seja possível esticar a linha do VLT até o Estádio de São Januário.

Organizada do Vasco manifestam apoio a Diniz e cobra jogadores no CT

Membros de torcida organizada do Vasco foram ao CT Moacyr Barbosa fazer cobranças aos jogadores, após a 5ª derrota.

Conheça o grupo do Vasco e o formato do Carioca 2026

Com início previsto para 14 de janeiro, Campeonato Carioca de 2026 terá novo formato; veja as mudanças na competição.

Reconexão entre jogadores vira chave para o Vasco escapar da crise

Com cinco derrotas consecutivas, Vasco da Gama precisa de reconexão entre jogadores para reagir no Campeonato Brasileiro.

Pressionado, Diniz busca acabar com jejum e evitar crise no Vasco

O técnico Fernando Diniz busca fim de jejum de vitórias diante do Internacional para aliviar pressão no Vasco da Gama.