Matemáticos apontam Ituano com mais chances de acesso que o Vasco; entenda

Apesar do Vasco da Gama ter 59 pontos e o Ituano 57, especialistas consideram que Gigante tem 49% de chances de subir e o time paulista 58%.

Nenê durante o jogo contra o Ituano
Nenê durante jogo contra o Ituano pela Série B 2022 (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

A 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro não definiu as últimas duas vagas na primeira divisão, tampouco o último rebaixado para a terceira. Tudo será resolvido na última rodada, no próximo domingo.

Jogando em casa, Vasco e Bahia confirmariam seus lugares na elite com vitórias sobre Sampaio Corrêa e Guarani, respectivamente. No entanto, o Cruzmaltino foi derrotado por 3 a 2 agora vê o acesso ameaçado. Já o Tricolor de Aço ficou no empate com o Guarani, mas só uma tragédia tira sua vaga na Série A.

Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Vasco tem agora 49% de chances de subir, contra 58% do Ituano, que venceu o Londrina fora de casa na rodada. Na última partida, o time paulista recebe o rival carioca e garante o acesso com qualquer vitória. O Cruzmaltino joga pelo empate.

O Bahia, por sua vez, tem 93%. A equipe não sobe em apenas dois cenários. Caso perca para o CRB por três ou mais gols e o Ituano vença o Vasco por diferença de um gol – nesse caso, o time carioca ficaria com a quarta vaga pelo número de gols marcados.

O Sport também passar o Bahia, mas tem que vencer o Vila Nova tirando a diferença de sete gols de saldo (13 a 6) – ambos jogam fora de casa. O Infobola sequer credita alguma porcentagem de chance para o time pernambucano.

Chances de acesso:

  • 1º) Cruzeiro: 100% – 75 pontos
  • 2º) Grêmio: 100% – 62 pontos
  • 3º) Bahia: 93% – 59 pontos
  • 4º) Vasco: 49% – 59 pontos
  • 5º) Ituano: 58% – 57 pontos

Dois times para um rebaixado

Na parte de baixo da tabela, duas equipes ainda brigam para permanecer a Série B e evitar a queda para a terceira divisão. O CSA venceu o Vila Nova em casa e respirou na disputa. As chances de rebaixamento dos alagoanos são de 34%. Na rodada final, a equipe encara o já campeão Cruzeiro no Mineirão.

Já o Novorizontino foi goleado em seus domínios pelo Cruzeiro e entrou no Z-4. Com probabilidade de 66% de queda, o time paulista joga na última rodada diante do Operário, já rebaixado à Série C.

Em contrapartida, Tombense e Chapecoense eliminaram qualquer chance de cair. Os mineiros precisavam de um ponto e conseguiram ao empatar com o Grêmio em Muriaé. Já os catarinenses conseguiram a vitória necessária ao bateram o Náutico por 1 a 0 em Chapecó.

Risco de queda à Série C:

  • 20º) Náutico: 100% – 30 pontos
  • 19º) Operário: 100% – 34 pontos
  • 18º) Brusque: 100% – 34 pontos
  • 17º) Novorizontino: 66% – 41 pontos
  • 16º) CSA: 34% – 42 pontos

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Ituano
Comente

Veja também
GB e Lyncon, jogadores do Vasco
Lyncon e GB são convocados para a Seleção Brasileira Sub-20

Lyncon e GB foram convocados por Ramon Menezes para um período de treinamentos com a Seleção Brasileira Sub-20.

Rafael Paiva comanda treino do Vasco
Vasco pode ter mudanças para enfrentar o Palmeiras

O técnico Rafael Paiva testou mudanças ao longo da semana e pode escalar o Vasco com novidades para enfrentar o Palmeiras.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Vasco prepara plano de recuperação judicial

O Vasco da Gama pode seguir o caminho de outras SAFs e prepara plano de recuperação judicial para pagamento de dívidas.

Marcelo Sant’Ana confirma jogo da semifinal da Copa do Brasil em São Januário

Após uma indecisão sobre qual estádio o Vasco da Gama mandará o duelo da Copa do Brasil, Marcelo Sant’Ana confirma São Januário como palco.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco decide semifinal da Copa do Brasil em casa

Após sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Vasco da Gama decide a semifinal da Copa do Brasil em casa, contra o Atlético-MG.