Matemáticos apontam 95% de chances de acesso se Vasco vencer todas em casa

O Vasco da Gama tem ainda 5 jogos como mandante na Série B e, vencendo todos, chegará a no mínimo 60 pontos, o que pode garantir o acesso.

Jogadores do Vasco comemorando vitória sobre o Tombense pela Série B 2022
Jogadores do Vasco comemorando vitória sobre o Tombense pela Série B 2022 (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

Com uma sequência de sete derrotas seguidas jogando como visitante, o Vasco viu os adversários se aproximarem na Série B. Agora, o Cruz-Maltino aposta no ”fator São Januário” para voltar a vencer e buscar o acesso para a Série A. Mas conquistar as vitórias em casa pode ser suficiente para conseguir a vaga, em caso de novos tropeços fora? O LANCE! mostra os cenários.

Até o final da Série B, o Vasco tem mais nove jogos. Serão cinco em casa e quatro fora. Atualmente, o Cruz-Maltino é o quarto colocado, com 45 pontos. Se vencer todos em casa e perder como visitante, como tem acontecido, o Gigante da Colina chega a 60 pontos.

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, esta pontuação ainda não garante o acesso, mas deixa o time muito próximo. Segundo os matemáticos, com 60 pontos, a equipe tem 95,9% de chances de conseguir a vaga entre os quatro primeiros colocados da competição.

Na história da Série B neste formato, apenas três vezes um time subiu com 60 pontos ou menos. Aconteceu com o Vitória, que fez 59 em 2007, e com Figueirense e Goiás, que subiram com 60, respectivamente em 2013 e 2018. Em 2021, por exemplo, o Avaí, quarto colocado, fez 64 pontos.

Em outros anos, o quarto colocado fez mais de 60, mas poderiam ter subido com menos devido a baixa pontuação do quinto colocado. Em 2020, por exemplo, o Cuiabá subiu com 61 pontos, mas teria conseguido o acesso até com 59, já que o CSA, quinto colocado, fez 58. Isso aconteceu duas vezes no total.

De acordo com a UFMG, a pontuação que garante o acesso sem riscos é 66 pontos. No entanto, com 63 o time já tem 99,9% de possibilidades de subir. Assim, para chegar nesta pontuação, além de vencer todas em casa, o Vasco precisaria de uma vitória fora ou três empates.

Ainda assim, para vencer as cinco em São Januário, o Vasco precisa melhorar o seu aproveitamento em casa. Atualmente, o Cruz-Maltino tem 76% de aproveitamento como mandante. Isto daria mais 11 pontos nos 15 em disputa até o fim da Série B.

Ou seja, fazendo contas e apostando na força de São Januário, o Vasco vai para as últimas nove finais da Série B, começando na próxima sexta-feira, às 19h, contra o Náutico, na Colina, pela 30ª rodada da competição.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Pedro Caixinha sinaliza positivamente e Vasco prepara proposta

Vasco da Gama fez consulta inicial pelo técnico Pedro Caixinha e deve formalizar interesse nos próximos dias.

Inteligência Artificial aponta técnico ideal para o Vasco em 2025

Sem um nome definido para comandar o time no ano que vem, Vasco da Gama mapeia o mercado em busca de um novo treinador.

Da expectativa à frustração: relembre a trajetória de Rafael Paiva no Vasco

Rafael Paiva foi demitido do Vasco da Gama após derrota para o Corinthians, a quarta seguida do Cruzmaltino no Brasileiro.

De volta ao Vasco, Cauan Barros se despede do Amazonas

Volante revelado na base do Vasco da Gama, Cauan Barros foi emprestado ao Amazonas, onde disputou a Série B deste ano.

Vasco consolida péssimo momento e vê sonho da Libertadores cada vez mais distante

Vasco da Gama chegou a quarta derrota seguida no Campeonato Brasileiro e estacionou no meio da tabela, com 43 pontos.

Sair da versão mobile