Matemático prevê título do Brasileiro com time carioca

De acordo ao matemático Tristão Garcia, as torcidas dos times do Rio de Janeiro podem se animar.

No que depender dos cálculos do matemático Tristão Garcia, as torcidas dos times do Rio de Janeiro podem se animar. Hoje, Vasco (39%), Botafogo (20%), Fluminense (2%) e Flamengo (1%) somam 62% das chances de um carioca ser o campeão brasileiro de 2011.

Os paulistas têm 37% no total, com Corinthians (21%), São Paulo (15%) e Palmeiras (1%) na corrida pelo campeonato, enquanto o Internacional, com 1%, é o único time fora do eixo Rio-São Paulo a figurar entre os postulantes.

“É um momento único para os times do Rio no Campeonato Brasileiro, principalmente se você considerar que os times vizinhos (fora do eixo Rio-São Paulo) também estão na disputa. Isso nunca aconteceu”, constata Tristão.

Para ele, este cenário ocorre hoje devido a dois aspectos. “Os paulistas ficaram numa soberba tão grande que um passou a sacanear o outro. Em 2009, o Corinthians entregou para o Flamengo para prejudicar o São Paulo, e, em 2010, eles deram o troco e entregaram para o Fluminense”, aponta Tristão.

O outro fator seria a injeção financeira, com a conquista do Rio como sede da Olimpíada de 2016 e da Copa do Mundo de 2014. “Entrou dinheiro para o Rio, que vive o seu melhor momento. A ironia disso tudo é que, quando os cariocas estão tão bem, não têm o seu maior estádio”, constata Tristão, referindo-se às obras do Maracanã.

Outro número positivo para o futebol do Rio é que existem 91% de chance de pelo menos dois cariocas estarem na Libertadores. Um deles é o Vasco, que assegurou a vaga ao conquistar a Copa do Brasil, e o outro time ainda está na disputa.

“Esse número (91%) são só das três vagas abertas no Brasileiro, sem considerar a vaga que ainda está em disputa na Copa Sul-Americana”, diz Tristão, que acredita que o campeão sul-americano será um brasileiro, o que diminui o número de vagas para três.

“Acredito que Flamengo e Botafogo vão apostar suas fichas na Sul-Americana porque é muito mais fácil do que competir com Corinthians, São Paulo, Fluminense e Internacional no Brasileiro”.

Fonte: terra

Comente

Veja também
Paiva analisa estreia de Dominguez no time titular do Vasco e sai em defesa de Maicon

Treinador do Vasco da Gama analisou as atuações de Maxime Dominguez e de Maicon, no empate entre o Cruzmaltino e o Juventude.

Confira as chances do Vasco de Libertadores e permanência na Série A

Praticamente garantido na primeira divisão, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Rafael Paiva lamenta empate do Vasco contra o Juventude: ‘Tinha que ganhar’

O treinador Rafael Paiva lamentou o resultado e afirmou que gol sofrido muito cedo, desestabilizou a equipe vascaína.

Coutinho e Payet juntos? Paiva espera cenário tranquilo para escalar dupla

Em entrevista coletiva, Rafael Paiva revela que espera cenário tranquilo para escalar Coutinho e Payet juntos no Vasco da Gama.

Rafael Paiva analisa empate do Vasco contra o Juventude; veja a entrevista coletiva

O técnico Rafael Paiva afirmou que o jogo do Vasco da Gama não encaixou e lamentou o resultado contra o Juventude.

Sair da versão mobile