Matemático prevê título do Brasileiro com time carioca

De acordo ao matemático Tristão Garcia, as torcidas dos times do Rio de Janeiro podem se animar.

No que depender dos cálculos do matemático Tristão Garcia, as torcidas dos times do Rio de Janeiro podem se animar. Hoje, Vasco (39%), Botafogo (20%), Fluminense (2%) e Flamengo (1%) somam 62% das chances de um carioca ser o campeão brasileiro de 2011.

Os paulistas têm 37% no total, com Corinthians (21%), São Paulo (15%) e Palmeiras (1%) na corrida pelo campeonato, enquanto o Internacional, com 1%, é o único time fora do eixo Rio-São Paulo a figurar entre os postulantes.

“É um momento único para os times do Rio no Campeonato Brasileiro, principalmente se você considerar que os times vizinhos (fora do eixo Rio-São Paulo) também estão na disputa. Isso nunca aconteceu”, constata Tristão.

Para ele, este cenário ocorre hoje devido a dois aspectos. “Os paulistas ficaram numa soberba tão grande que um passou a sacanear o outro. Em 2009, o Corinthians entregou para o Flamengo para prejudicar o São Paulo, e, em 2010, eles deram o troco e entregaram para o Fluminense”, aponta Tristão.

O outro fator seria a injeção financeira, com a conquista do Rio como sede da Olimpíada de 2016 e da Copa do Mundo de 2014. “Entrou dinheiro para o Rio, que vive o seu melhor momento. A ironia disso tudo é que, quando os cariocas estão tão bem, não têm o seu maior estádio”, constata Tristão, referindo-se às obras do Maracanã.

Outro número positivo para o futebol do Rio é que existem 91% de chance de pelo menos dois cariocas estarem na Libertadores. Um deles é o Vasco, que assegurou a vaga ao conquistar a Copa do Brasil, e o outro time ainda está na disputa.

“Esse número (91%) são só das três vagas abertas no Brasileiro, sem considerar a vaga que ainda está em disputa na Copa Sul-Americana”, diz Tristão, que acredita que o campeão sul-americano será um brasileiro, o que diminui o número de vagas para três.

“Acredito que Flamengo e Botafogo vão apostar suas fichas na Sul-Americana porque é muito mais fácil do que competir com Corinthians, São Paulo, Fluminense e Internacional no Brasileiro”.

Fonte: terra

Comente

Veja também
Vasco vence o Fortaleza e está no G-8 do Brasileiro Sub-20

Com gols de GB e Léo Jacó, Vasco da Gama vence o Fortaleza e entra no G-8 do Campeonato Brasileiro Sub-20.

Erros individuais, bola aérea e parte física marcam má fase do Vasco

Falhas individuais, gols no segundo tempo e parte física são alguns dos fatores que colaboram com a má fase do Vasco da Gama.

SBT atinge boa audiência com transmissão de Lanús x Vasco

Um dos canais de transmissão do confronto entre Lanús x Vasco da Gama pela Sul-Americana, SBT registra alta audiência.

Nuno tem sua pior atuação desde estreia pelo Vasco

Com desempenho ruim na derrota do Vasco da Gama contra o Lanús, Nuno Moreira tem sua pior atuação pelo Clube.

Fellipe Bastos vê evolução do Vasco com Diniz no comando

Apesar da derrota do Vasco da Gama contra o Lanús, o ex-jogador Fellipe Bastos analisa primeira partida sob o comando de Fenando Diniz.

Ingressos para Vasco x Fortaleza pelo Brasileiro 2025

Confira todos os detalhes da venda de ingressos para o jogo do Vasco da Gama contra o Fortaleza, no sábado, pelo Brasileiro.

Veja as reações de Fernando Diniz em sua reestreia no Vasco

Fernando Diniz reestreia no comando do Vasco da Gama e partida contra o Lanús é marcada por expressões faciais do técnico.

Bruno Mazzeo detona diretoria do Vasco

Após derrota do Vasco da Gama contra o Lanús, Bruno Mazzeo faz duras críticas à diretoria do Clube carioca.

Vasco volta a jogar em São Januário mirando quebrar sequência negativa

Vasco da Gama encara o Fortaleza, no próximo sábado (17), em São Januário, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Diniz terá papel crucial nos reforços e reformulação do elenco do Vasco

De volta ao Vasco da Gama, Fernando Diniz participará das negociações para a contratação de novos jogadores na janela do meio do ano.

Sair da versão mobile