Matemático crava pontuação para Vasco ir à Libertadores

Vasco da Gama soma 43 pontos e ocupa a nona colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

Festa da torcida do Vasco contra o Boavista
Festa da torcida do Vasco contra o Boavista (Foto: Matheus Lima/ Vasco)

Em um acirrado fim de Brasileirão, os torcedores do Vasco passaram a sonhar com uma vaga na próxima Libertadores. Após o término da 31ª rodada, o Cruz-Maltino ocupa a nona colocação, com 43 pontos, oito a menos que o último time no G-6, o São Paulo. Para que as possibilidades sejam postas em dados e números, o Lance! entrevistou o matemático Tristão Garcia para entender o cenário do clube para 2025.

Faltando apenas sete jogos para o Brasileirão de 2024 acabar, o Vasco consegue somar no máximo mais 21 pontos, o que faria o clube terminar com 64 pontos na temporada. O Cruz-Maltino alcançaria essa marca caso vencesse todas as partidas.

A classificação direta para a Libertadores 2025 seria o melhor cenário possível para os vascaínos. No entanto, segundo o matemático, a tendência é de que o “número mágico” para uma vaga direta seja 68 pontos. Com isso, o Vasco já não teria mais chances chegar ao G-4, já que não pode atingir esta pontuação.

– 68 pontos. A média é abaixo do campeão, mas é uma disputa acirrada – afirmou Tristão Garcia.

Por mais que a vaga direta seja improvável, as chances aumentam quando se trata do G-6. Segundo a análise de Tristão Garcia, o número mágico é 62. Se atingir esta pontuação, a possibilidade do Vasco garantir uma vaga na fase preliminar da Libertadores é alta.

Em uma análise para uma vaga do G-6 com os adversários diretos, as probabilidades estão ao lado do Vasco. De acordo com o matemático, o clube carioca é o mais provável de conseguir a vaga para a fase preliminar da Libertadores. No cálculo realizado, Garcia levou em consideração a performance dos últimos jogos do Cruzeiro, Bahia e São Paulo, assim como do Cruz-Maltino, para comparar entender as variações.

– O que são variações? Eu comparo os últimos seis jogos com os últimos seis anteriores. Comparo 12 jogos. Neste sentido, o Vasco caiu 33% em relação a si mesmo. Nos últimos seis jogos, o Vasco está 33% abaixo dos outros seis. O Bahia caiu 13%. O Cruzeiro é o que mais caiu, com 50% – analisou. E completou:

– Agora em valor real, porque às vezes você cai, mas tinha uma “gordura”. O Vasco está com 1.33. Caiu. Mas caiu porque nos outros seis tinha média de campeão. Estava bem. O Bahia estava com 1.33 e caiu para 1.17. Já estava mal. Nos 12 jogos vinham abaixo do Vasco. O Vasco está com melhor campanha recente do que o Bahia. O São Paulo tinha 1.50 de média, menos que o Vasco. Nos últimos seis deu uma melhorada e está com 1.67. O Cruzeiro tinha um ponto por jogo. Agora está fazendo meio ponto por jogo de média.

Cenário pode mudar para o Vasco

Ao ser questionado sobre outros cenários possíveis para Vasco, Tristão Garcia afirma que o Cruz-Maltino tem “boas chances, mas também tem que torcer para os rivais ganharem os campeonatos para poder entrar”. Em caso de títulos na Libertadores e na Copa do Brasil, o panorama no Brasileirão muda. Confira abaixo.

  • Se o Botafogo for campeão da Libertadores: G-6 vira G-7 porque o Alvinegro já está no G-6;
  • Se o Flamengo for campeão da Copa do Brasil: o mesmo cenário acontece pelo mesmo motivo;
  • Se o Atlético-MG vencer a Libertadores e Copa do Brasil: abre uma vaga extra no Brasileirão porque a vaga que seria da Copa do Brasil vai para o Campeonato Brasileiro. O Galo já teria a sua classificação assegurada via Conmebol;
  • Se Botafogo e o Flamengo forem campeões, na Libertadores e Copa do Brasil, respectivamente: G-6 vira G-8. Assim, o Vasco precisaria subir apenas uma posição na tabela.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Libertadores
1 comentário
  • Responder

    Mentira
    Não “cravou” nada.
    E já virou g7 desde ontem, com Bota e Atlético na final.
    Matéria também não falou do cenário com Cruzeiro campeão da sula (está na final), abrindo mais uma vaga.

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Sem acordo, Vasco e A-CAP voltam à disputa em arbitragem na FGV

As partes manifestarem acordo após suspensão, e Vasco e A-CAP voltam à disputa em arbitragem na Fundação Getúlio Vargas.

Raphael Vianna, CFO do Vasco
CFO do Vasco revela que dívida da SAF aumentou e prevê limite em gastos

Em entrevista, o CFO do Vasco da Gama, Raphael Vianna, afirma que dívida da SAF aumentou em R$ 350 milhões; Clube busca redução.

Nova camisa do Vasco
Nova camisa 3 do Vasco é aprovada por jogadores e vira sucesso de vendas

Após meses de planejamento, o Vasco da Gama lançou a camisa 3 em homenagem aos 100 da Resposta Histórica, com aprovação dos atletas.

Mascote do Vasco criado por IA para o Halloween
IA cria mascote do Vasco para o halloween; veja foto

Em comemoração ao dia do halloween, a IA criou um mascote do Vasco da Gama especial para a data; confira a foto.

Payet em São Januário após vitória
Família de Payet vira trunfo do Vasco para manter francês em 2025

Craque do Vasco da Gama, o meia Payet marcou dois gols na vitória Cruzmaltina diante do Bahia, pelo Brasileiro.