‘Maior orgulho que tenho’: disse Dinamite ao ser eleito o maior ídolo do Vasco
Falecido neste domingo (08), Roberto Dinamite foi eleito o maior ídolo da história do Vasco da Gama em enquete realizada em 2020.
Não há dúvida sobre a importância de Roberto Dinamite na história do Vasco, mas em 2020, em enquete, ele foi eleito pelos leitores do ge como o maior ídolo da história do clube. O ex-jogador faleceu neste domingo, aos 68 anos, vítima de câncer no intestino.
Atleta com mais gols (702) e jogos (1110) na história do Vasco, Roberto ficou orgulhoso com o resultado e ressaltou que esse era o seu maior orgulho.
– É o maior orgulho que tenho. É algo para coroar a minha trajetória dentro do Vasco. Cheguei ao clube com 14 anos. Todo mundo tem um pouco de vaidade. Quando eu poderia imaginar que seria o jogador com mais gols e jogos da história do Vasco? Falo isso para o meu filho. Vim de classe média baixa e sempre sonhei e ser um jogador famoso. Ainda mais ter uma história dentro de um clube com a grandeza do Vasco – disse Dinamite, em entrevista ao ge, em maio de 2020.
Para Roberto, vencer a votação teve um significado grande. Aposentando há 30 anos, muitos vascaínos não o viram jogar.
– O tempo não para, e o tempo passa. Há quanto tempo eu parei de jogar? Essa geração de hoje não me viu em campo com a camisa do Vasco. Ser reverenciado e lembrado junto com esses caras é demais. Não é demagogia. Conheci Ademir Menezes e Barbosa quando eu ainda era garoto no Vasco. Eu ficava olhando para os caras. São meus ídolos. Isso é muito legal.
– Faço parte da história ao lado de caras que foram baita jogadores. Cada um tem seu espaço dentro da história do Vasco. Isso que é o legal. Ademir e Barbosa eram meus ídolos. Depois vieram Edmundo, Romário, Bebeto…. A diferença é que joguei muito tempo dentro do Vasco. Vivi tudo, gols, vitórias e derrotas. O Vasco está dentro de mim – disse Roberto, na ocasião.
Ídolos de Roberto, Ademir e Barbosa foram adversários na votação. Mas quem mais se aproximou de superá-lo foi Juninho Pernambucano. O Reizinho chegou a liderar a enquete, mas foi superado no fim por apenas oito votos. Dinamite, que enquanto presidente trabalhou com Juninho, encheu a bola do “adversário”.
– O Juninho é fantástico. Quando eu era presidente, ele voltou para o Vasco, um cara super dedicado. Ele tem uma relação fantástica com o clube. Sempre mostrou boas coisas dentro e fora de campo. Em campo ele foi excepcional. Fora de campo, sempre foi um cara muito íntegro com todos, com torcedor, diretores e companheiros.
– Ele tem um temperamento forte, com posições fortes. Para o Vasco, ele foi mais do que um jogador. E é isso que o torcedor enxerga. E, claro, dentro de campo ele fazia chover. Foi decisivo em jogos importantes, especialmente na Libertadores.
– Sem sombra de dúvida, Juninho foi um profissional completo. Se o resultado da votação fosse invertido, sem demagogia, eu teria o maior respeito. Mas acho que o primeiro lugar ficou em boas mãos (gargalhada).
Roberto venceu a enquete de maior ídolo do Vasco com com 32% dos votos.
Fonte: Globo Esporte