Maicon vira esperança do Vasco após má desempenho da defesa em bolas aéreas

Zagueiro volta à defesa do Vasco da Gama após cumprir suspensão e, ao lado de Léo, tem a missão de anular o ataque gremista.

Maicon em ação pelo Vasco contra o Bahia
Maicon em ação pelo Vasco contra o Bahia (Foto: Leandro Amorim/Vasco da Gama)

Ramón Díaz terá um elenco mais encorpado à disposição contra o Grêmio. Quatro jogadores que estavam suspensos retornam ao Vasco. Entre eles, Maicon. O desfalque do zagueiro na derrota para o Corinthians talvez tenha sido a ausência mais sentida.

A defesa foi o ponto fraco do Vasco na derrota em São Januário, quando o time sofreu quatro gols. Embora o ataque tenha caído muito de produção na parte final do segundo tempo, após as substituições de Ramón Díaz, o setor defensivo foi vulnerável durante 90 minutos. Principalmente na bola aérea.

Quando estava melhor no jogo, o Vasco sofreu dois gols de cabeça de Ángel Romero, atacante paraguaio de 1,75m. Na ausência de Maicon, o baixinho Medel (1,71m) não se entendeu com Capasso, e o time sofreu pelo alto.

Apesar da baixa estatura, Medel é um zagueiro muito sólido e fez ótimas partidas ao lado de Maicon ou Léo. Maicon, de 1,91m, tem como um dos pontos fortes o jogo aéreo e, de certa forma, tem compensado no alto pelo companheiro.

Os números mostram que o Vasco tem tido dificuldade na bola aérea defensiva na ausência de Maicon. Nos últimos sete jogos, o clube sofreu oito gols. Metade deles (4) pelo alto. Em três oportunidades, Maicon não estava em campo.

Além dos dois gols de cabeça do Corinthians, o zagueiro havia sido substituído quando Matheus Babi marcou pelo alto pelo Goiás, no empate por 1 a 1, na Serrinha.

O único gol sofrido em jogada aérea nos 14 jogos em que Maicon esteve em campo pelo Vasco foi na vitória por 2 a 1 contra o América-MG, em São Januário, quando Mastriani marcou nas costas do zagueiro. Nesse dia Maicon teve uma rara atuação ruim com a camisa do Vasco.

Com o zagueiro em campo, o Vasco somou 24 pontos em 15 jogos, um aproveitamento de 53,3%. Foram seis vitórias, seis empates e três derrotas. O time marcou 16 gols e sofreu nove.

Maicon foi titular na maior sequência invicta que o Vasco conseguiu na temporada: seis jogos sem perder antes da derrota para o Corinthians. Nesse período, o time sofreu três gols apenas.

Além de Maicon, outros dois zagueiros ficam à disposição de Ramón no domingo: Léo e Robson Bambu também voltam depois de cumprirem suspensão. O meio-campista Marlon Gomes é outro que reforça o time em Porto Alegre.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Pedrinho e Felipe no Maracanã
Saiba os motivos que fizeram Pedrinho apostar em Felipe para técnico do Vasco

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho demitiu Rafael Paiva e elegeu Felipe como interino para as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Vegetti em jogo contra o Grêmio
Embate entre Vegetti e Paiva teria acelerado ‘fritura’ do treinador no Vasco

Desavença de Rafael Paiva com o atacante Vegetti foi decisiva para a saída do treinador do comando Cruzmaltino.

Felipe é o novo diretor técnico do Vasco
Vasco se reapresenta sob comando de Felipe e novidades na comissão técnica

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe irá assumir a equipe nas últimas três rodadas do Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Vasco deve dar chance a jovens da base na reta final do Brasileiro

Interino do Vasco da Gama, Felipe irá escalar um time mais jovem nas últimas três rodadas do Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva no Nilton Santos
Vasco não termina a temporada com o mesmo técnico desde 2016

Média do Vasco da Gama nos últimos anos é de três treinadores por temporada. Em 2024 foram Ramón Díaz, Álvaro Pacheco, Rafael Paiva e Felipe.