Luxemburgo terá que recuperar a boa fase das promessas do Vasco

O técnico Vanderlei Luxemburgo terá que recuperar a fase das promessas do Vasco da Gama, assim como fez com Marrony, em 2019.

Luxemburgo no comando do Vasco em 2019
Luxemburgo no comando do Vasco em 2019 (Foto: André Durão)

O acerto do Vasco com Vanderlei Luxemburgo, anunciado quinta-feira, traz uma mistura de saudosismo com confiança. Afinal, se o treinador conseguiu livrar a equipe do rebaixamento em 2019, por que não repetir a dose em 2021? A situação na tabela não chega a ser desesperadora, mas os problemas atuais guardam diferenças e semelhanças com os resolvidos por Luxa no ano retrasado.

Em 2019, Luxemburgo assumiu o Vasco sendo lanterna da competição, com apenas um ponto, mas a dois de alcançar o Fortaleza, o primeiro fora do Z4. Neste ano, está na 17ª colocação e igualado em pontos com o Bahia, mas tem um jogo a menos. Ou seja, depende apenas de si para não cair.

O problema é que Luxemburgo não terá tanto tempo à disposição para trabalhar. A estreia em 2019 foi diante do Avaí, no empate em 1 a 1 em São Januário, apenas na 5ª rodada do Brasileiro. Agora, o próximo jogo é válido pela 28ª em um calendário modificado pela pandemia da Covid-19, ainda mais corrido devido a intenção de encerrar a temporada no fim de fevereiro. Ou seja, o Vasco terá 12 jogos para disputar em um espaço de tempo menor que o normal.

Na passagem anterior, Luxemburgo dirigiu a equipe em 37 partidas, com 15 vitórias, 12 empates e dez derrotas e aproveitamento de 51,35%. Caso repita o desempenho em 2021, carrega grandes chances de garantir o Vasco na Série A.

Outro desafio que terá que lidar é o elenco. O Vasco perdeu o meia Benítez, um dos principais destaques da temporada por não ter como comprá-lo do Independiente — situação parecida com a que Luxa teve de encarar no clube. Em 2019, o treinador viu o argentino Maxi López deixar São Januário devido aos atrasos salariais. Mesmo assim, conseguiu remontar o setor.

O técnico também terá que recuperar a boa fase das promessas cruz-maltinas. Conseguiu fazer isso como Marrony, que era criticado em São Januário pela irregularidade, mas repetirá o feito com Talles Magno?

Dirigente anunciado

Já à frente de negociações, Alexandre Pássaro foi anunciado oficialmente como diretor executivo de futebol do Vasco. O profissional de 31 anos mostrou-se otimista com o novo desafio:

— Estou muito feliz por assumir esse desafio. É um sonho para qualquer profissional de futebol trabalhar neste clube, com tanta história e tradição. Minha motivação é enorme e tenho certeza que juntos.

Fonte: Extra Online

Comente

Veja também
Vasco tenta antecipar saída de Galdames

O volante Galdames não deve ser utilizado por Felipe e o Vasco da Gama tenta antecipar a rescisão de contrato do jogador.

Sub-20 do Vasco conquista 4 títulos de forma invicta em 2024

A categoria Sub-20 do Vasco da Gama encerrou a temporada de 2024 com quatro títulos, conquistados de forma invicta.

Alexander retorna ao Vasco e é emprestado ao Bangu

De volta ao Vasco da Gama após ser cedido ao Ypiranga-RS, Alexander é emprestado ao Bangu para a temporada de 2025.

Vasco procura Luís Castro e aguarda resposta do técnico

Além do Vasco da Gama, o treinador Luís Castro, mas só deve tomar uma decisão sobre seu futuro em dezembro.

Vasco quer recuperar o futebol de Sforza, mas não descarta negociá-lo

Felipe pretende testar Sforza em outro setor do meio-campo, mas adiantado, para tentar recuperar seu futebol.

Sair da versão mobile